Buscar

simulado civil 4

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0015_SM_AV1_201608170489 V.1 
	Aluno(a): FELIPE DA SILVA SANTANA
	Matrícula: 201608170489
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Data: 04/09/2018 23:19:51 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201608310760)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade.
	
	O direito à percepção dos frutos requer que estes tenham sido separados e o possuidor faz jus à percepção até que ocorra a cessação da má-fé.
	
	Ao possuidor de boa-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias.
	
	As benfeitorias voluptuárias são agregadas ao valor à coisa, são passíveis de indenização ao possuidor de boa-fé e conferem direito de retenção caso não se as possa levantar sem detrimento da coisa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608946946)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(DPE/AM) A posse
		
	 
	pode ser oposta ao proprietário.
	
	é de má-fé mesmo que o possuidor ignore o vício.
	
	é adquirida quando se detém a coisa a mando de outrem.
	
	não pode ser defendida, em juízo, pelo possuidor indireto.
	
	quando turbada, autoriza o ajuizamento de ação de reintegração.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609034681)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FAURGS - TJ-RS - Juiz de Direito Substituto - 2016) Assinale a alternativa correta a respeito da disciplina da Posse no Código Civil.
		
	
	É justa a posse, se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.
	
	A posse direta anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
	
	Considera-se possuidor todo aquele que tem de direito o exercício, pleno ou não, de algum dos direitos inerentes à propriedade.
	 
	Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, pode cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
	
	Considera-se possuidor indireto aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608933881)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB 2008) A respeito da posse, assinale a opção correta.
		
	
	Sendo possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade, não é possível adquirir posse mediante representação.
	
	O possuidor pode intentar ação de esbulho contra quem tenha praticado tal ato, mas não pode intentá-la contra o terceiro que tenha recebido a coisa esbulhada, ainda sabendo que o era, por não ser o terceiro uma parte legítima para figurar no polo passivo da demanda.
	 
	A posse direta não anula a indireta; portanto, o possuidor direto poderá defender a sua posse, ainda que seja contra o possuidor indireto.
	
	A posse de boa-fé só perde esse caráter quando do trânsito em julgado da sentença proferida em ação possessória.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608937525)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/SP) Em relação à posse, é CORRETO afirmar que
		
	
	o motorista de um caminhão da empresa para a qual trabalha tem a posse ad usucapionem desse bem.
	 
	o possuidor direto tem direito de lançar mão dos interditos contra turbação, esbulho e violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado, inclusive contra o possuidor indireto.
	
	o locatário não tem a posse direta do imóvel que ele aluga, mas sim a indireta.
	
	o possuidor responde pela perda da coisa, ainda que de boa-fé e sem ter dado causa à perda.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608307176)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ministério Público/SP - 83°) De acordo com o que estabelece o art. 1.200 do Código Civil, é justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. E nos termos do art. 1.201 do mesmo diploma, está dito que é de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Diante de tais enunciados:
		
	
	caso venha a ser produzida em juízo prova visando a mudança do caráter primitivo da posse, esta não perderá aquele caráter com que foi adquirida, ainda que alguém que tendo a posse injusta do bem obtido por meio de violência, venha a adquiri-lo posteriormente por meio de escritura de compra e venda.
	
	obtida a posse por meio clandestino, será injusta em relação ao legítimo possuidor e injusta também no que toca a um eventual terceiro que não tenha posse alguma.
	
	a boa-fé mostra-se como sendo circunstância essencial para o uso das ações possessórias, mesmo que a posse seja justa, e o possuidor de má-fé não tem ação para se proteger de eventual ataque à sua posse.
	
	presume-se ser possuidor de boa-fé quem, de forma não violenta, obtiver e apresentar justo título para transferir o domínio ou posse, não se admitindo prova em contrário em nenhuma hipótese.
	 
	quem pacificamente ingressar em terreno de outrem, sem ter a preocupação de ocultar a invasão, estará praticando esbulho, apesar de sua conduta não se identificar com nenhum dos três vícios referidos no art. 1.200 do Código Civil.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608935314)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB/RJ 2007) Em relação aos direitos reais, no direito brasileiro, assinale a opção correta.
		
	
	Têm eficácia idêntica aos direitos de crédito.
	
	Podem ser criados livremente pela vontade das partes.
	
	Sua constituição nunca depende de registro do título.
	 
	Estão previstos na lei em caráter exaustivo.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608446639)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação aos efeitos da posse, analise as afirmativas a seguir: I. O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de má-fé, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo. II. O possuidor de má-fé sempre responde pela perda ou deterioração da coisa. III. O possuidor de má-fé responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por sua culpa deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu a má-fé, mas terá direito às despesas de produção e custeio. Assinale:
		
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	 
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608937527)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/CE) No que se refere à posse, assinale a opção CORRETA.
		
	
	A posse do imóvel não faz presumir a das coisas móveis que nele estiverem.
	 
	Configura-se constituto-possessório quando o proprietário da coisa aliena esse direito e permanece na posse direta da coisa, de modo que aquele que possuía em seu próprio nome, passa a possuir em nome de outrem.
	
	Dada a existência de relação de subordinação, o possuidor direto de um bem não pode defender a sua posse contra o possuidor indireto desse mesmo bem.
	
	A posse violenta ou clandestina é injusta, e a obtida a título precário pode ser considerada justa.
	
	O possuidor indireto é aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou de instruções suas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201608307156)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJSP/Magistratura - 170° adaptada) Diz o art. 1.196 do Código Civil que "considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade". O Código Civil adotou a teoria de quem? Como se define?
		
	
	De Savigny, com sua teoria subjetiva. A posse consiste na intenção de exercer sobre a coisa um poder no interesse próprio.
	
	de Ihering, com sua teoria subjetiva. A posse caracteriza-se pela conjugação dedois elementos: o corpus e o animus.
	
	De Savigny, com sua teoria objetiva. A posse consiste na detenção física da coisa.
	 
	De Ihering, com sua teoria objetiva. A posse é a conduta de dono. É, então, a exteriorização da propriedade, visibilidade do domínio, uso econômico da coisa.

Continue navegando