Buscar

AULA 7 ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO NA EDUC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 7 ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO NA EDUC. INFANTIL
		Uma instituição de Educação Infantil que deseja atender às necessidades das crianças necessita repensar os tempos e espaços para possibilitar:
	
	
	
	 
	a vivência significativa das múltiplas dimensões humanas.
	
	
	o desenvolvimento exclusivo da dimensão cognitiva dos estudantes.
	
	
	a constituição de grupos homogêneos para desenvolver uma aprendizagem significativa.
	
	
	a organização de atividades repetitivas e rotineiras para a fixação de conteúdos.
	
	
	que os conteúdos sejam trabalhados de maneira linear.
	
	
	
		
	
		2.
		Para Maria Montessori o caminho do intelecto passa pelas mãos, em considerar que por meio do movimento e do toque as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Os exercícios desenvolvidos pela educadora são até hoje usado em larga escala na Educação Infantil.
Marque o  item que indica os exercícios desenvolvidos pela educadora citada que objetivam chamar a atenção dos educandos para
	
	
	
	 
	( ) para todas as suas propriedades.
	
	
	( ) apenas para as texturas, formas e barulhos.
	
	 
	( ) apenas para o tamanho, textura formas e barulho.
	
	
	( ) apenas para as suas cores e formas.
	
	
	( ) apenas para as suas formas.
	
	
	
		
	
		3.
		Na Educação infantil o espaço educativo é vital para o desenvolvimento das potencialidades cognitivas, afetivas e capacidades lúdicas das crianças de zero a seis anos. Esse espaço, portanto,
	
	
	
	 
	Deve contar com um mobiliário e com materiais adequados às necessidades pessoais pedagógicas das crianças, tais como, brinquedos, livros, jogos e outros recursos os quais devem estar em local de fácil acesso.
	
	
	Deve contar com materiais pedagógicos apropriados para o ensino e um mobiliário atraente em ambiente fechado, para evitar que a criança saia da sala facilmente.
	
	
	Deve contar com carteiras individualizadas, livros didáticos e materiais pedagógicos adaptados às necessidades das crianças.
	
	
	Deve dispor de equipamentos eletrônicos, jogos que estimulem a competitividade e recursos pedagógicos apropriados as crianças.
	
	
	Deve possuir, sobretudo, material pedagógico para que a criança se alfabetize formalmente desde os primeiros anos de Educação Infantil.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Com essa visão de que as crianças, desde que nascem, são sujeitos de cultura e que, por conseguinte, têm direitos a educar-se, busca-se superar as práticas assistencialistas e práticas de escolarização precoce; neste contexto não há mais lugar para:
	
	
	
	
	avaliação na educação infantil
	
	
	educar e cuidar
	
	
	brincadeiras livres
	
	
	brincadeiras dirigidas
	
	 
	classes de alfabetização
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Em se tratando da organização do espaço-físico do berçário, marque a única alternativa que se mostra incoerente com a proposta de educação, cuidado e maior autonomia nas interações para promover o desenvolvimento.
	
	
	
	
	As crianças podem interagir com brinquedos educativos diversos, brinquedos reciclados, frutas, caixas de papelão, almofadas, garrafas, chocalhos.
	
	 
	Para a total segurança os brinquedos não podem ter pontas agudas, nem ser engolíveis, nem desprender tintas, nem prestarem-se a sufocação.
	
	
	O ambiente pode estimular os sentidos variando as formas, cores, sons, aromas, sabores, sensações e texturas.
	
	
	Um espelho é fundamental para acriança iniciar a percepção e compreensão do seu esquema corporal.
	
	 
	Os bebês devem ficar parte do dia em berços individualizados ou ainda nos bebês confortos e nos andadores para terem total segurança e não serem mordidos por outro bebê.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A respeito do planejamento, o RCNEI classifica-o como uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas, no sentido da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, bem como, da sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Assim sendo, em especial, o planejamento da docência na educação infantil, é importante o professor ter uma racional previsão de todos os meios e recursos necessários nas diferentes etapas do planejamento, do seu desenvolvimento e da sua efetiva execução, para que possa alcançar os objetivos desejados (BRASIL, 1998).
 Considerando o estabelecido no RCNEI, analise as afirmações que se seguem.
I- O planejamento implica que o professor tenha clareza sobre quem é o seu aluno, o que pretende com o seu conteúdo, como inicia rotineiramente suas aulas, de que modo as conduz , tendo certeza e garantias de todo o aprendizado de seus alunos;
II- Por meio do planejamento o professor vai aprendendo a caracterizar e localizar as manifestações dos problemas com a capacidade de buscar suas causas. Portanto, o planejamento didático deve ser formal, previamente elaborado, no qual visa, sobretudo, atitudes e técnicas específicas;
III- O planejamento pedagógico é uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente, é um instrumento orientador da prática pedagógica do professor. Marca a intencionalidade do processo educativo, assim, deve retratar, especialmente, a intenção e os objetivos do docente;
IV- A forma de descrever um planejamento, no cotidiano, deve ser muito pessoal e, principalmente, funcional para o educador. Portanto, a elaboração de um planejamento, depende da visão de mundo, de criança, de educação, de processo educativo que o educador tem e, o que quer para com as crianças, interagindo e propondo uma organização de espaço e tempo, considerando as características socioculturais do grupo, as várias linguagens e formas de expressão, os instrumentos e recursos necessários para que as crianças possam ser incluídas socialmente;
V- O planejamento na educação infantil deve ser pautado na clareza dos objetivos referentes ao desenvolvimento das crianças nas diferentes fases, pois, é nesse nível, que a criança começa a trabalhar suas habilidades, hábitos, atitudes e atividades psicomotoras que vão preparando-a física e mentalmente num grau crescente. Assim sendo, o planejamento deve contemplar a construção dos alicerces de sua afetividade, socialização, inteligência e, consequentemente, em seu desenvolvimento integral e harmônico.
Estão de acordo com as reflexões contidas no RCNEI, apenas as afirmações
	
	
	
	
	I, III e V apenas;
	
	
	IV e V apenas;
	
	 
	I, IV e V apenas.
	
	 
	III, IV e V apenas;
	
	
	I, II e V apenas;
	
	
	
		
	
		7.
		"Muitos acreditam que um espaço para crianças pequenas deve ser amplo e vazio para que elas possam se movimentar sem se machucar." O que as pesquisas sobre espaço e ambiente na educação infantil apontaram?
	
	
	
	
	Independentemente da organização do ambiente, a criança pequena prefere estar onde há um adulto para cuidar dela.
	
	
	É preciso muito cuidado a atenção ao organizar os ambientes para que as crianças não se machuquem, mesmo que isso implique em limitar seu movimento e autonomia.
	
	 
	As crianças buscam cantinhos estruturados com apoios para desenvolver suas brincadeiras com outros colegas, por mais tempo e com mais autonomia.
	
	
	A educação infantil deve organizar seu ambiente semelhante às escolas de ensino fundamental a fim de privilegiar a educação e as aprendizagens infantis, para que a criança não se distraia e foque sua atenção no professor.
	
	
	Espaços amplos e vazios são sempre mais importantes nas instituições, pois são mais seguros e permitem os movimentos amplos da criança.
	
	
	
		
	
		8.
		Planejar e compartilhar com as criançasa organização do tempo ao longo de um dia ou da semana é recomendado, pois:
	
	
	
	
	dessa maneira as crianças não podem dizer que não sabem o que acontece e o que é esperado a cada momento.
	
	 
	proporciona segurança às crianças e promove sua autonomia.
	
	
	garante que a rotina será cumprida conforme o planejamento dos professores.
	
	
	garante que o professor planeje o trabalho antecipadamente.
	
	
	assim as famílias acabam sendo informadas indiretamente da programação diária da instituição.

Continue navegando