Buscar

relatorio fisica 3 superficies equipotenciais

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Campus Sulacap
	
GABRIEL FELIX
GABRIEL NEVES
SERJO GALVÃO
LETÍCIA SANTOS
CAROL
SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS
	
	Relatório apresentado ao professor Walace Pacheco, do curso de Graduação em Engenharia, Turma 3027 B (4° feira, 20:50), da Universidade Estácio de Sá Campus Sulacap como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física Experimental 3. 
.
Rio de Janeiro
Agosto/ 2018
1. INTRODUÇÃO
Em um espaço vazio, livre de qualquer influência elétrica, trazemos uma carga elétrica e logo em seguida toda a área em volta é perturbada pela sua presença. Essa perturbação é chamada de campo elétrico.
Para detectar essa nova propriedade do espaço precisamos de outra carga, então logo se conclui que o campo elétrico se manifesta na região do espaço que envolve uma carga elétrica. Colocando a outra carga, esta sofre a ação de uma força de atração ou de repulsão, representado pelos eletrodos planos, as linhas de campo reta (figura 1) e nos eletrodos cilíndricos um campo elétrico se formando de uma forma cilíndrica (figura 2).
2. OBJETIVOS 
Mapear as linhas equipotenciais e das de força de um campo elétrico, através da simulação do caso eletroestático.
3. MATERIAIS
Ponteira de tomada de dados;
Cuba projetável com escala;
Eletrodos planos;
Eletrodos cilíndricos;
Conexão de fios banana e banana e garra;
Fonte de alimentação; 
Multímetro; 
Chave liga/desliga e Becker com água salgada (2 colheres de sopa por 250ml);
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 
Verificar se a fonte estava regulada em 10v;
Ligar o multímetro na escala de 20v;
Misturara água com o sal;
Colocar em paralelo os eletrodos planos e começar com o mapeamento das linhas equipotenciais e do campo elétrico;
Colocar em paralelo os eletrodos cilíndricos e começar com o mapeamento das linhas equipotenciais e do campo elétrico;
Comparar o resultado do mapeamento com o resultado esperado no material fornecido;
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Podemos definir superfícies equipotenciais como linhas de campo onde a diferença potencial é igual. Com relação aos valores apresentados podemos notar a grande semelhança entre o experimento e o resultado esperado, isso levando em consideração a precisão do multímetro e da escala quadriculada utilizada além da solução que influencia bastante no valor final. Notamos que quanto mais próximo do ponto x=0, mais perpendiculares as linhas ficavam comprovando assim a teoria.
6. CONCLUSÃO
Com a explicação do professor e o experimento feito pudemos observar que a atividade do campo elétrico dentro da solução se manifesta de formas diferentes dependendo dos eletrodos(plano ou cilíndrico), nessa manifestação observamos também que o eletrodo que está conectado na fonte fica repleto de elétrons tendo assim uma carga de repulsão e no outro eletrodo fica repleto de prótons, carga positiva, sendo assim, tendo uma carga de atração podendo ser observado essa transferência de elétrons pela agitação das partículas na água perto do eletrodo positivo.
7. REFERÊNCIAS
Material disponibilizado pelo professor;

Continue navegando