Buscar

Apol 05 100 % Gestão Orçamentária & Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital


Continue navegando


Prévia do material em texto

Gestão Orçamentária
Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Questão 1/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Um empresário pretende investir em uma máquina nova para produção e tem à sua disposição dois orçamentos mutuamente excludentes. Para atualização desses orçamentos, consideramos uma taxa mínima de atratividade de 10% a.a.
Dado isso, assinale a alternativa correta acerca da escolha do orçamento que define o investimento na máquina mais rentável.
	
	A
	O cálculo da TIR incremental ratifica a decisão de investir no Orçamento A, apesar de apresentar um VPL inferior ao outro orçamento;
	
	B
	Como a TIR calculada para o Orçamento A é superior à TIR do Orçamento B, não será necessário calcular a TIR incremental, visto que o investimento no Orçamento A é preferível;
	
	C
	Os orçamentos não podem ser comparados, visto que o VPL e a TIR apresentam resultados distintos;
	
	D
	O resultado da TIR incremental indica que os R$ 750.000,00 investidos a mais no orçamento B tem um rendimento superior, comparados à TMA;
	
	E
	Quando VPL e TIR apontam para orçamentos diferentes, o correto é escolher aquele que apresenta a maior TIR, deixando o resultado obtido no VPL em segundo plano.
Questão 2/5 - Gestão Orçamentária
Em relação à estrutura organizacional: 
Segundo Moreira (2011), as projeções dos orçamentos primários são consideradas como o “produto final” do processo orçamentário. Com base nos cenários estabelecidos, as projeções são organizadas em instrumentos financeiros padrões. Nesse sentido, a contabilidade é a linguagem dos negócios.
I.          As projeções operacionais detalhadas no orçamento empresarial são projetadas na Demonstração do Resultado e também no Balanço Patrimonial.
II.         O aumento da projeção comercial indicada pela relação de volume e preço de venda, ou seja, faturamento baseado na quantidade a ser vendida, projetada na demonstração do resultado pode indicar também a necessidade de novos investimentos demonstrada no Balanço Patrimonial.
III.        Os instrumentos contábeis tradicionais não são utilizados na elaboração do orçamento porque tem por finalidade apresentar os dados históricos, para fins de apuração fiscal e análise financeira.  
É correto o que se afirma em:
	
	A
	Somente a alternativa I
	
	B
	Somente a alternativa II
	
	C
	Somente as alternativas I e II
	
	D
	Somente as alternativas I e III
	
	E
	Somente as afirmativas II e III
Questão 3/5 - Gestão Orçamentária
A respeito das projeções de resultado, considere o texto a seguir:  
“Ebitda” que é a tradução da língua inglesa para o “Lucro Antes das Amortizações, Depreciações e Despesas Financeiras”, é um indicador muito utilizado para avaliar o desempenho das empresas. Nada mais é do que o resultado da empresa antes de deduções com despesas financeiras, depreciações e amortizações. Ou seja, é o lucro operacional. (ASSAF NETO, 2012). 
No decorrer do ano, o gestor financeiro da empresa ALFA Ltda verificando que o “Ebitda” da empresa, nos dois primeiros trimestres estiveram abaixo do previsto e tendo este a intenção de cumprir as metas anuais estabelecidas no orçamento no seu orçamento, poderá este:
I.          Diminuir as metas de vendas garantindo que a relação “orçado x executado” fique dentro do desvio considerado aceitável pela administração para os trimestres finais.
II.         Adotar instrumentos para elevar as vendas dos últimos dois trimestres do ano suprindo os volumes não alcançados nos primeiros trimestres. 
III.        Aumentar a produção adequando aos novos volumes comercializados.
IV.       Reduzir as despesas fixas da empresa como contratos com prestadores de serviço e consumos da área administrativa.
A partir de sua interpretação, é correto o que se afirma em:
	
	A
	Somente as afirmativas I e II
	
	B
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	C
	Somente as afirmativas II e III
	
	D
	Somente as afirmativas I e IV
	
	E
	As afirmativas II e IV são verdadeiras
Questão 4/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Para calcular o tempo de retorno do capital investido, utilizamos o Payback. Payback simples, payback atualizado (ou descontado) e payback period atualizado (ou descontado).
Dado isso, assinale a alternativa que diferencia corretamente o payback period atualizado e o payback atualizado.
	
	A
	O payback period atualizado tem seus retornos de caixa corrigidos pela TMA, já o payback atualizado não.
	
	B
	O payback period atualizado tem seus retornos de caixa sintetizados em um índice, já o payback atualizado considera apenas os retornos de caixa durante o período de payback.
	
	C
	O payback atualizado tem seus retornos de caixa corrigidos pela TMA, já o payback period atualizado não.
	
	D
	O payback atualizado tem seus retornos de caixa sintetizados em um índice, já o payback period atualizado considera apenas os retornos de caixa durante o período de payback.
	
	E
	Não há diferença entre o payback period atualizado e o payback atualizado, pois ambos são descontados.
Questão 5/5 - Gestão Orçamentária
A partir das projeções de caixa do orçamento empresarial, considere o texto a seguir:
O orçamento de caixa é uma demonstração fundamental no contexto dos planos orçamentários, pois todas as operações que envolvem entradas e saídas de recursos monetários são evidenciadas nesse orçamento (GUINDANI et al 2012). 
Com o orçamento de caixa é possível controlar a intensidade das atividades operacionais e também as oscilações patrimoniais da empresa. 
Sobre o orçamento de caixa é correto o que se afirmar em:
	
	A
	É resultado das atividades de vendas da empresa;
	
	B
	Se o saldo de caixa é negativo, significa que a empresa apresentou prejuízo no período avaliado;
	
	C
	O saldo projetado no orçamento de caixa pode indicar a necessidade de novas fontes de recursos ou até mesmo aplicação do excedente de caixa;
	
	D
	São considerados como fonte de financiamento, pois é através deste orçamento é que são pagos os investimentos;
	
	E
	É independente da atividade operacional da empresa.