Buscar

av1 saude da mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504811908)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Gestante no 20ª semana, submete-se a exames pré-natais constata tratar-se de feto com Sindrome de Down. A mulher pede ao seu médico que interrompa a gravidez, sem consentimento do marido, no que é atendida; trata-se de:
		
	
	abortamento legal, pois o abortamento eugênico é permitido por lei.
	 
	abortamento criminoso.
	
	abortamento legal por ter sido praticado por médico.
	
	Não é abortamento devido a idade gestacional
	
	abortamento ilegal pela falta de consentimento expresso do marido.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504811935)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São métodos contraceptivos comportamentais:
		
	
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, relação sexual sem penetração vaginal e diafragma.
	
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, sintotérmico, coito interrompido, relação sexual sem penetração vaginal e diafragma
	 
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido e a relação sexual sem penetração vaginal.
	
	Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido e diafragma.
	
	Ogyno-Knauss, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido, relação sexual sem penetração vaginal e diafragma.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504811940)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A capacidade de um indivíduo levar uma vida repleta de realizações e de participar plenamente da sociedade depende muito da sua condição de saúde. Isso é essencial para a mulher, que frequentemente acumula tarefas como educar os filhos, cuidar da saúde da família e também constituir uma carreira profissional. Com base nas tendências futuras e frente as necessidades para a saúde da mulher, pode-se afirmar que: I ¿ A ampliação do enfoque sobre a saúde da mulher, não deve ser apenas durante a gestação, mas por todo seu ciclo de vida. II ¿ Os programas integrados e abrangentes são necessários, assim como serviços direcionados parta as necessidades especiais da mulher. III ¿ o profissional de saúde não necessita promover orientações da área de saúde, assim como do estilo de vida, pois as doenças crônicas femininas são somente de caráter hereditário.
		
	 
	Apenas a assertiva III está incorreta
	
	I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	I, II e III estão incorretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504812372)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Qual item não está relacionado à violência intra-familiar?
		
	
	É toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar.
	
	Pode ser acometido dentro ou fora da casa por um membro da família.
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	Toques e carícias não permitidas.
	
	Interfere na liberdade e no direito ao pleno desenvolvimento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504811938)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os indicadores de saúde são usados para medir a saúde de uma nação e fornecem para cada país as diretrizes para instituir medidas de prevenção das morbimortalidades. Durante as últimas décadas, as taxas de mortalidade e morbidade diminuíram em decorrência da ênfase em medidas de higiene, boa nutrição, exercícios físicos e cuidados pré-natais para todas as mulheres. Diante das medidas que diminuem o risco de morbimortalidade, pode-se afirmar frente as questões sociais que:
		
	
	O câncer de mama é a primeira causa de morte em mulheres.
	
	Mesmo com os maus hábitos de saúde que afetam diretamente todas as mulheres, o câncer de mamam ainda mata mais mulheres do que as doenças cardiovasculares.
	
	As taxas de morbimortalidade materna para afro-descendentes são menos elevadas que as da raça branca.
	
	As consultas pré-natais não estão relacionadas como indicadores para redução da mortalidade infantil.
	 
	A anemia ferropriva, que é resultado direto de baixa condição socioeconômica, acomete duas vezes mais mulheres do que homens em virtude das relações de gênero, que ainda beneficiam o masculino.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201504812103)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque um X na alternativa correta. I -   O PAISM é um programa de saúde interal a mulher e recém nascido. II -  O PAISM na sua implantação tinha o objetivo de reduzir a morbimortalidade materno infantil. III -  O PAISM inclui ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em planejamento familiar, pré-natal de baixo risco, prevenção do câncer de colo de útero e de mama, DST, parto e puerpério, não incluindo ações voltadas para adolescência e terceira idade. IV - O PAISM incorporou como princípios e diretrizes as propostas de descentralização, hierarquização, regionalização dos serviços, integralidade e a eqüidade da atenção.
		
	 
	Apenas II e IV estão corretas.
	
	I, II e III estão erradas.
	
	I, II, III e IV estão corretas.
	
	Todas estão erradas.
	
	Apenas I está errada.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201504811865)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em uma consulta de enfermagem você como Enfermeiro aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da dupla proteção como método de contracepção e prevenção contra DSTs. Sendo Marcela alérgica ao látex, você incentivou o uso do preservativo feminino pelo fato deste ser confeccionado com o seguinte material:
		
	
	Polietilenoglicol
	
	Silicone
	 
	Polietileno
	
	Borracha
	
	Poliuretano
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201504902214)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para grande contingente de mulheres, o abortamento resulta de necessidades não satisfeitas de planejamento reprodutivo, envolvendo a falta de informação sobre anticoncepção, dificuldades de acesso aos métodos, falhas no seu uso e ausência de acompanhamento pelos serviços de saúde. Para outras mulheres, a gestação que motiva o abortamento resulta de relações impostas pelos seus parceiros ou de situações de estupro.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Atenção humanizada ao abortamento: norma técnica, 2 ed. Brasília, 2011 (adaptado ENADE 2016).
A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. O modelo de Atenção Humanizada ao Abortamento, do Ministério da Saúde, tem como um de seus elementos essenciais, a parceria entre a comunidade e os prestadores de serviço para a prevenção das gestações indesejadas e do abortamento inseguro, para a mobilização de recursos e para a garantia de que os serviços reflitam e satisfaçam as expectativas e necessidades da comunidade.
II. Não é crime e não se pune o abortamento praticado por médico se: a) não há outro meio de salvar a vida da mulher; b) a gravidez é resultante de estupro ou outra forma de violência sexual, desde que haja o consentimento da mulher ou, se incapaz, de seu representante legal.
III. A jurisprudência brasileira tem autorizado a interrupção de gravidez, com o consentimento da mulher, nos casos de malformação fetal com inviabilidade de vida extrauterina
IV. Para a prática legal do abortamento, é necessário apresentar documento de registro policial de que a mulher tenha sido violentada sexualmente. É correto o que se afirma em
		
	
	I, II, III e IV
	
	I, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504812379)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O PAISM incorporou aos seus objetivos as questões de gênero, devendo a equipe de enfermagem estar devidamente preparada para atender as mulheres nas diferentes etapas da vida, sem distinção. Sendo assim, temos as seguintes afirmativas: 1 - Um dos desafios do PAISM é atender de forma humanizada mulheres em situação de risco, tais como as mulheres vítimas de violência. 2 - O estilo de vida de mulheres atendidas nas consultas de enfermagem devem ser respeitados, independente da forma que escolhem viver,se Evas ou Marias. 3 - A gravidez na adolescência não é prioridade do PAISM visto que é um tema abordado há longas datas, onde os índices vem se mantendo constante. 4 - Os casos de câncer de colo do útero que levam a morte poderíam ser reduzidos de forma representativa se houvesse incentivo à coleta do exame de Papanicolau, principalmente no início da vida reprodutiva, tão logo se iniciem as relações sexuais. 5 - Trabalhadoras do campo apresentam fatores de risco à saúde idênticas às mulheres da área urbana, por isso, é desnecessário um atendimento diferenciado. Mas que a alternativa correta que atribui valor falso ou verdadeiro as afirmativas acima.
		
	 
	1-v 2-v 3-f 4-f 5-f
	
	1-v 2-f 3-v 4-f 5-v
	
	1-v 2-v 3-v 4-f 5-f
	
	1-f 2-f 3-v 4-f 5-f
	
	1-f 2-f 3-v 4-v 5-v
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201504811914)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	em 2003, houve a necessidade de articulação política com áreas técnicas diversas e a proposição de novas ações para as mulheres. A partir daí, entre outras questões, a atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004/2009) ampliou seus propósitos e diretrizes abrangendo hoje diversas esferas sociais identificadas naquela época. Em relação aos grupos de mulheres mencionadas por essa política (2004/2009), podemos afirmar que essas mulheres:
		
	
	e) somente presidiárias foram contempladas por essa política.
	
	c) Lésbicas não foram contempladas por essa política.
	 
	d) Presidiárias, indígenas e lésbicas foram contempladas por essa política.
	
	a) Presidiárias não foram contempladas por essa política.
	
	b)Indígenas não foram contempladas por essa política.

Continue navegando