Buscar

cualhada(8,9)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Preparo de uma solução de NaOH 0,1 mol/L 
Primeiramente foi necessário calcular quantas gramas de NaOH para se preparar 100 ml de solução . Sabe-se que :
n= quantidade de matéria
m= massa
v= volume
c= concentração em quantidade de matéria 
MM= massa molecular
Para isso utilizamos a fórmula de concentração . A massa é o que queremos saber , o volume é 100 ml e quantidade de matéria do soluto , sendo este último a relação entre a massa e a massa molecular . Substituindo a quantidade de matéria na fórmula de concentração , teremos : a massa é a concentração da solução vezes a massa molecular vezes o volume. 
m= MM . c . v ( m= 40 .0,1 . 0,1 = 0,4 g de NaOH .
Obtido o valor de NaOH , pegou-se um becker vazio e em seguida colocou sobre a balança eletrônica . Nele foi colocado o NaOH aos poucos até completar 0,4 g . Logo após adiciono-se cerca de 20 ml de água destilada para dissolver completamente o NaOH . 
	A solução que estava no becker foi transferida para um balão volumétrico deixando esfriar . 
	Lavou-se o becker com água destilada para não ficar nenhum resíduo de NaOH no becker . A água para lavar , tirando o NaOH , era jogada no balão volumétrico . Completou-se o volume do balão com água destilada . Logo em seguida rotulamos o balão volumétrico .
Padronização de uma solução de NaOH 0,1 mol/L
	Em um becker havia aftaláto de potássio 0,1 mol/L .Foram pipetados 20 ml dessa solução , a qual foi transportada para um erlenmeyer de 250 ml . Logo após , foi acrescentado algumas gotas de fenolftaleína . Para melhor observação dessa padronização e para aumentar o volume dessa solução , foi adicionada mais água destilada . 
	De acordo com os processos do experimento devíamos colocar a solução de NaOH em uma bureta . Só que primeiramente foi preciso fazer ambiente ( foi pego a solução de NaOH e pusemos uma pequena quantidade na bureta . Giramos a bureta e abrimos a torneira da bureta para que a solução passasse no restante do instrumento para retirar todas as impurezas contidas naquela bureta) . Assim feito , pusemos a bureta no suporte de madeira e foi colocada a solução de NaOH na mesma .Finalmente zeramos a bureta .
	Colocamos o erlenmeyer com solução de ftalato de potássio debaixo da bureta . Logo após começamos a titulação . Com a mão esquerda era controlada a saída da solução de NaOH e com a mão direita agitava-se o erlenmeyer . Foi deixado cair gotas de solução de NaOH no erlenmeyer , contendo solução de ftaláto . Assim que notamos que a solução de ftalato mudou de cor , a torneira foi logo fechada . A cor passou de incolor para vermelho violáceo , em quanto que na bureta um volume de solução era gasto. O volume de NaOH foi 20,5 ml .
Obtido este dado, os dados anteriores e a fórmula química da reação podemos calcular a concentração da solução de NaOH .
				C8 H5O4K( aq) + NaOH ( aq) ( C8H4O4KNa(aq) + H2O 
Pela fórmula química da reação acima , podemos observar que a quantidade de matéria de NaOH é igual a quantidade de matéria de ftalato.
3. Conclusão e Resultados
	Neste experimento pode -se concluir que a padronização da solução deu certo . A pequena diferença entre o valor da concentração teórica e o valor da concentração experimental é devido : 
Soluto pode conter impurezas ;
Soluto absorve água ;
Erros de pesagem ;
Erros humanos .
	No entanto , podemos considerar o experimento como um sucesso, pois nunca conseguiremos na prática um rendimento de 100% .
	O importante mesmo desta prática foi ampliar nossos conhecimentos em química , inclusive experimentalmente .
4 - Procedimento Experimental: 
 para determinar a acidez do vinagre
Pegamos uma bureta de 25 ml, fizemos ambiente na mesma, e a zeramos com uma solução de NaOH 0,1 mol-1 / l, colocando-a no seu devido suporte.
Transferimos de 10 ml da amostra de vinagre para um balão volumétrico de 100 ml e diluímos até a marca de aferição desse balão volumétrico com água destilada. Com o auxílio de uma pipeta, retiramos três alíquotas de 25 ml, cada, e transferimos para os respectivos erlemeiyers de 250 ml. Em seguida adicionamos cerca de três gotas de indicador fenolftaína para cada frasco.
Titulamos essas soluções com NaOH 0,1 mol-1 / l, previamente colocado na bureta até que surgisse uma coloração rosa bem claro, em cada um. Anotamos os volumes de NaOH para cada titulação e fizemos a média dos volumes para que pudéssemos calcular o teor ácido acético de acordo com a seguinte reação:
CH3COOH + NaOH ( CH3COONa + H2O
5 - Apresentação e Análise dos Resultados:
 
De acordo com a prática descrita anteriormente, usamos os seguintes dados para fazer os cálculos e determinar a acidez do vinagre:
Os dados de nossa prática após a titulação são:
V1 = 17,1 ml
V2 = 17,0 ml
V3 = 17,1 ml 
Fazendo a média dos volumes, obtemos: 
Vm = 17,0667 ( 17,1 ml
0,0017 mol - 25 ml n2 = 0,0068 mol
 n2 - 100 ml
0,0068 mol - 10 ml n3 = 0,068 mol
 n3 - 100 ml
A massa molecular (MM) de ácido acético ( CH3OOH): HA = 12+3+12+32+1 = 60
Logo: mHA = n3 *- MMHA = 0,068 * 60 = 4,08 ( 4,1 %

Continue navegando