Buscar

Av2 de fundamentos socioantropológicos da saúde


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

AV2
	1a Questão (Ref.: 201303166010)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em História das Índias, escreve Oviedo (apud LAPLANTINE, 1988, p. 41-42):
"É a grande glória e a honra de nossos reis e dos espanhóis (...) ter feito aceitar aos índios um único Deus, uma única fé e um único batismo e ter tirado deles a idolatria, os sacrifícios humanos, o canibalismo, a sodomia e ainda outras grandes e maus pecados, que nosso bom Deus detesta e que pune. (...) Também lhes mostramos vários bons hábitos, artes, costumes polilciados para poder viver melhor. (...)"
O fragmento de texto acima pode ser explicado pelo conceito antropológico conhecido por:
		
	
	cultura primitiva
	
	relativismo cultural
	 
	evolucionismo cultural
	
	endoculturação
	
	papel social
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303192849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada com a finalidade de desenvolver o nível de saúde da população mundial, através do planejamento e patrocínio de programas e ações em saúde. Quando a OMS foi fundada?
		
	
	Em abril de 1908.
	
	Em abril de 1988.
	 
	Em abril de 1948.
	
	Em abril de 1968.
	
	Em abril de 1928.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303165985)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A charge abaixo pode ser compreendida como uma crítica às políticas de saúde no Brasil. Assinale a opção que melhor representa essa crítica.
 
		
	 
	O modelo de assistência à saúde no Brasil ainda está apoiado em uma perspectiva curativa.
	
	Os hospitais brasileiros estão superlotados, daí a necessidade de ampliar a jornada de trabalho dos profissionais de saúde.
	
	A maioria dos profissionais de saúde trabalha pouco, por isso, a necessidade de ampliar a jornada de trabalho também para o domingo.
	
	É impossível estabelecer programas de saúde que consigam dar conta da epidemia de dengue no Brasil.
	
	Com a abertura, aos domingos, de hospitais e postos de saúde, poderão ser implementadas campanhas de prevenção a epidemias como a dengue.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303192706)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Originado na Europa, o Estado de Bem-Estar Social (Welfare State) foi adotado por diversos países durante décadas. Indique a opção que expressa o princípio fundamental desse modelo assistencial.
		
	 
	Independentemente de sua renda, todos teriam direito de ser protegidos.
	
	Apenas os cidadãos pertencentes às classes menos favorecidas teriam o direito de ser protegidos.
	
	Somente os desempregados teriam direito de ser protegidos.
	
	Dependo de sua renda, alguns cidadãos teriam direito de ser protegidos.
	
	Teriam direito a ser protegidos, por um sistema de cotas, os afrodescendentes e ao índios.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303192728)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cultura é, em antropologia social e sociologia, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas. É justamente porque compartilham de parcelas importantes deste código (a cultura) que um conjunto de indivíduos com interesses e capacidades distintas e até mesmo opostas transformam-se num grupo e podem viver juntos sentindo-se parte de uma mesma totalidade. (DaMatta, Roberto. Você tem cultura?)
Considerando o que diz o texto acima, assinale a alternativa correta e justifique.
		
	 
	Cultura é um conjunto de regras que nos diz como o mundo deve ser classificado.
	
	Cultura é uma forma de sofisticação, de sabedoria e de refinamento intelectual.
	
	Cultura é um certo estado educacional que as pessoas podem alcançar.
	
	Cultura é a habilidade para realizar certas operações mentais e lógicas.
	
	Cultura é erudição adquirida pela leitura de muitos livros.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303192848)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904 contra a imposição da vacinação obrigatória, cujo objetivo era erradicar doenças tropicais como febre amarela, varíola, malária e peste, além de melhorar as condições de higiene da então capital da República. O plano de saneamento, organizado por Oswaldo Cruz, foi elaborado em sintonia com a política de modernização do espaço urbano do prefeito Pereira Passos. Entre os problemas enfrentados pelo Rio de Janeiro, então capital federal, na virada do século XIX para o XX, se destacavam a falta de saneamento básico e de higiene, fatores que facilitavam a propagação de doenças graves e por consequência provocavam uma imagem negativa da cidade no exterior. (BATISTA, 2010) O plano de saneamento organizado por Oswaldo Cruz, correspende a qual dos quatro períodos da evolução dos conceitos de saúde e doença?
		
	
	Período Científico ou Biomédico
	
	Período Segunda revolução da saúde
	 
	Período Primeira revolução da saúde
	
	Período Republicano
	
	Período Pré-cartesiano
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303292507)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Esclareça o sentido do texto a seguir:
"A noção de saúde e doença é também uma construção social, pois o indivíduo é doente segundo a classificação de sua sociedade e de acordo com os critérios e modalidades que ela fixa" (FERREIRA, 1994, p. 103).
		
	
Resposta: A saúde e a doença são relacionadas de formas diferentes, afinal de contas cada povo tem sua maneira de ver algo como saudável e algo como doença. Pode-se analisar que a quetão cultural tem grande influência nestes quesitos. Em uma sociedade por exemplo ter excesso de peso pode ser representação de saúde, e em outras a representação de doença. Estes aspectos irão variar de acordo com a endoculturação de cada grupo e da forma em que cada individuo interage com o seu meio.
	
Gabarito: Cada grupo social ou sociedade classifica os eventos em saúde de acordo com determinados critérios socioculturais. Assim, os eventos são localizados em uma ou outra categoria. O que é considerado doença em uma sociedade, em dado momento, pode não ser em outro. Da mesma forma, o que é considerado sinal de saúde em grupo, pode não ser considerado da mesma maneira em outro.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303167967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré)
Com base no texto acima e nas aulas, assinale a única alternativa que explica o texto acima:
		
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado,gerando a desigualdade social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303169654)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A clitoridectomia (extirpação parcial ou total do clitóris) é prática comum em muitos países da África e do Oriente Médio, e também ocorre em grupos de imigrantes africanos de língua árabe na Europa e na América. Em geral, é um momento ritual de passagem que marca a transformação da menina em mulher. Pode também estar associada ao casamento, ao controle da virgindade, à fidelidade ou à higiene. Motivo de muita discussão e polêmica, a prática da circuncisão feminina é vista de maneira diversa por militantes e cientistas. De um lado, o repúdio expressado nos esforços anticircuncisão; de outro, entendimentos que pretendem localizar, no tempo e no espaço, supostos atos "bizarros". Explique, com base nas discussões e conceitos da antropologia social e cultura, a problemática que envolve a circuncisão feminina.
		
	
Resposta: Na verdade este tema é muito amplo pois a clitoridectomia para estas culturas (alguns países da África e Oriente Médio) é tido como um procedimento normal e algo necessário, pois advém do seu processo de endoculturação,porque para a antropologia cultura á a forma na qual um grupo de pessoas pensam, interagem, modificam o seu derredor e a si mesmas. Porém o olhar dos cientistas é um olhar etnocentrico, pois estão avaliando o "absurdo" que isso parece ser para sua cultura ocidental, que é uma cultura diferente, afinal cada povo apresenta sua cultura, e há as variações culturais. Um olhar relativista cultural, neste caso faria com que ambos entendessem as opiniões e práticas de cada grupo reformulando então este empasse.
	
Gabarito: Resposta O aluno deve trabalhar, em sua resposta, os conceitos de cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, levando em conta o approach antropológico da relativização dos costumes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303209490)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as afirmativas sobre os usos sociais do corpo:
I - Roupas, adoronos e cortes de cabelos, por exemplo, devem ser considerados formas de expressão de valores coletivos ou individuais.
II - As marcas que o corpo suporta "falam" do sujeito e de sua identidade psicossocial.
III - Os usos sociais do corpo permitem que os indivíduos desenvolvam sentidos de pertencimento a grupos e instituições.
IV - Na maioria das vezes as marcas que os indivíduos fazem em seus corpos, como tatuagens, por exemplo, são simples desenhos sem sentido.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.