Buscar

PROJETO GINCANA ESPETACULAR COMPLETO:PROGRAMAÇÃO, MATERIAIS, COMISSÕES, BRINCADEIRAS

Prévia do material em texto

I--INTRODUÇÃO:
Projeto elaborado pelos Estagiários do 8° Período do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira, visando a participação de crianças e adolescentes da Comunidade de Itaboraí, através da Gincana Espetacular, com o intuito de promover a interação, a socialização e momentos de lazer com várias atividades competitivas em forma de Gincana, tendo em vista a importância da Ludicidade como ferramenta na Educação, pois envolvem habilidades e capacidades físicas, noções de valores e respeito, cooperatividade e companheirismo entre os participantes, qualidades imprescindíveis para a formação global do indivíduo, no processo Ensino-aprendizagem.
Esta Gincana envolve a participação e acompanhamento da Professora Orientadora da Disciplina Estágio Supervisionado II, Alice Vieira, da Universo, Niterói.
II- PÚBLICO-ALVO
Crianças e adolescentes da Comunidade de Itaboraí.
III- OBJETIVO GERAL:
Proporcionar ao Público-Alvo um dia de muita descontração e diversão, com esportes, brincadeiras e jogos educativos, despertando o entusiasmo e a importância do trabalho em equipe de forma lúdica e prazerosa, através da Gincana Espetacular, como uma forma de estímulo ao desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo- social.
IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
- Desenvolver a socialização e a importância do trabalho em equipe;
-Estimular o espírito competitivo, respeitando as limitações individuais;
-Aprimorar o relacionamento inter-pessoal
V- JUSTIFICATIVA:
A Educação Física Percebe os jogos e brincadeiras como conteúdo importantíssimo no Processo Ensino-Aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento da criatividade do aluno, pois o lúdico favorece a construção do pensamento, da concentração, do desenvolvimento social e cultural.
Brincar é uma atividade que facilita o desenvolvimewnto físico, conitivo, psicológico, estimula o desenvolvimento intelectual, possibilita as aprendizagens.(Kishimoto, 2003, p.15).
Sendo assim, o Projeto Gincana Espetacular visa propiciar momentos de lazer às crianças e adolescentes da Comunidade de Itaboraí, enfatizando o lúdico como instrumento de mediação no Processo Ensino-Aprendizagem.
VI- METODOLOGIA:
O Projeto Gincana Espetacular será realizado na Comunidade local de Itaboraí, no Bairro……, Rua……….., numa quadra de esportes não coberta, medindo …., onde será 1(um) dia de Gincana, e terá como público participante alunos da comunidade, sendo ministrada pelos Estagiários do Curso Bacharel em Educação Física da Universo Niterói, 8° Período, sob a orientação da Professora Alice Vieira, onde formarão equipes de ambos os sexos que irão participar e executar diversas provas de variados tipos de jogos e brincadeiras.
No final da Gincana, os participantes receberão um Kit Lanche.
1-BRINCADEIRAS E JOGOS A SEREM DESENVOLVIDOS NA GINCANA ESPETACULAR:
1.1– CORRIDA DE SACO – Divida os participantes em duas equipes, ou mais, dependendo do número de participantes. As crianças devem vestir os sacos e esperar o apito numa linha.Pra começar a corrida , as crianças deverão segurar o saco com uma mão para evitar que o saco caia.Durante todo o percurso, as crianças deverão manter ambas as pernas no saco até alcançar a linha de chegada.Perde que se caia no caminho. Ganha quem chega primeiro à linha de meta.
1.2- CORRIDA DE OVO NA COLHER – Cada participante deverá correr até a linha de chegada equilibrando, na boca, uma colher com um ovo cozido. O participante que derrubar o ovo será desclassificado.
1.3- ESTOURA BALÃO COM A BOCA – Os participantes devem encher balões com a boca até estourar, quem estourar primeiro ganha.
1.4- ESTOURA BALÕES COM OS PÉS – Amarra-se os balões com um barbante nos pés dos participantes, uma equipe tenta estourar os balões das outras equipes, pisando em cima, vence a equipe que ficar com os balões sem estourar
1.5- PEGA-RABO – Divida os participantes em duas equipes ou mais, dependendo do número dos participantes. Distribua para cada uma folha de jornal, ou fita de cores diferentes, para diferenciar as equipes. Os jogadoes deverão amassar o jornal em forma de rabo(caso use o jornal), e prender no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo..Nesse jogo de Pega-Pega, os participantes correm atrás uma das outras e tentam pegar o maior número de rabos da Equipe Adversária. Ganha a brincadeira a Equipe que tiver conseguido o maior número de rabos.
1.6- CABO- DE- GUERRA- Será necessária uma corda. Os participantes deverão ser dividos em duas equipes, ou mais, dependendo do número de participantes.Traçar uma linha no chão para dividir o espaço ao meio. Cada equipe fica com um lado do espaço.Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Ao sinal do apito, devem puxar a corda até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão. Será vencedora a equipe que conseguir puxar toda a equipe adversária para seu espaço.
1.7- ESTAFETAS COM CONE- 
a)Os participantes ficarão dispostos em duas fileiras, ou mais , dependendo do número de participantes, em números iguais.Em frente a cada fileira haverá cones espalhados. Cada fileira tomará posse de uma bola de futsal. : Ao sinal do professor,cada aluno sairá do seu lugar com a bola no pé,ziguezagueando os cones até deixa-la no círculo que estará desenhado no final,voltando para o final da fila.O próximo deverá se deslocar do seu lugar,repetindo o mesmo movimento,deverá pegar a bola voltar ,entregar ao próximo e assim suscessivamente,até acabar.A fileira que acabar primeiro vencerá a partida.
b) Alunos formam três colunas, á frente de cada coluna um cone. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada coluna corre para dar a volta no cone e volta para dar um tapa na mão do segundo aluno, que fará a mesma movimentação, retornando ao final da fila O exercício termina quando o último aluno tenha corrido.
c) Coloca-se um cone à frente de cada fila. Em cima do cone, coloca-se uma bola. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila corre em direção ao cone, pega a bola, retorna e entrega ao colega de seu grupo. Com a posse da bola, o próximo aluno, corre em direção ao cone, coloca a bola sob o cone e retorna ao final da fila.
1.8- FUTEBOL-CEGO - Os participantes deverão ser dispostos em duas equipes, cada equipe formará pares de mãos dadas. : Uma pessoa da dupla terá os olhos vendados,jogarão uma partida de futebol,sem goleiros e o gol só poderá ser marcado pelas pessoas vendadas.A comunicação entre as duplas é muito importante,pois quem está sem venda terá a missão de guiar o outro.
1.9- BOLICHE- Confeccionar o Boliche com 12 garrafas pet.Colocar números nas garrafas, com pontos Dividir as equipes. Ao sinal do apito, as equipes deverão jogar a bola, até derrubar as garrafas. Vencerá a equipe que conseguir derrubar o maior número de pontos.Esse jogo terá um tempo dado pelo professor para ser concluído por cada equipe.
1.10- ENCONTRE O ALVO- Dividir as equipes. Cada equipe deve escolher uma ou duas pessoas para ser vendada os olhos. Quem estiver com os olhos vendados devem encontrar o alvo com o auxílio dos integrantes de sua equipe, dizendo pra ele ir para direita ou esquerda, para frente, para trás. Ganha a equipe em que o participante vendado encontre o alvo primeiro.
1.11- BOLA AO TÚNEL – Os participantes serão divididos em duas colunas, ou mais , dependendo do número de participantes.. Os participantes ficam de pé com as pernas afastadas, um atrás do outro. O professor entrega a bola ao primeiro de cada fila. Ao sinal do apito, o jogador da frente passa a bola, entre as pernas, ao de trás, que fará o mesmo, suscessivamente. O último que pegar a bola sairá correndo para ocupar o primeiro lugar de sua coluna e repetirá a ação. A coluna vencedora será aquela cujo primeiro jogador retornar à posição inicial, depois que todos os participantes ocuparem a frente de sua coluna.
1.12- ESTAFETAS COM ARCO- 
a) Divide a turma em duas filas e coloca dois ou mais arcos a frente de cada grupo. Ao sinal do professor o primeiro de cada fila entra em cada arco e o passa pelo corpo. Aoterminar, retorno e toca na mão do próximo para dar continuidade à brincadeira.
b) Divide a turma em duas equipes. O professor pede as equipes para que todos os membros fiquem de mãos dadas. É entregue a uma das extremidades de cada grupo um arco. Ao sinal do professor, os grupos terão que fazer com que o arco chegue a outra extremidade, sem que os membros soltem as mãos 
c) Divide a turma em duas ou mais equipes. Cada equipe tem a sua frente um cone que deve ser acertado pelo aluno à frente de cada fila. Pode realizar diversas tentativas até acertar, quando atingir o alvo, vai buscar o arco e entrega imediatamente ao seguinte.
d) O dinamizador determina duas extremidades, saída e chegada. A turma é dividida em duas ou mais equipes. É entregue ao primeiro membro de cada fila um arco. Ao sinal do professor, o aluno terá que realizar o percurso com o bambolê em um dos pés, ou seja, terá que ir e voltar bamboleando o arco com um dos pés,sem deixar cair. Ao chegar, entrega ao aluno seguinte. (OBS: podem-se criar variações, como fazer o percurso bamboleando o arco no braço, pescoço, etc.).
e) Alunos de frente para duas colunas de bambolês. Eles deverão correr rapidamente por cima dos bambolês, colocando cada pé em um bambolê. Vence a equipe que conseguir em menor tempo.
VII- RECURSOS MATERIAIS:
Sacos de estopa
Bolas de futsal, voleibol
Bexigas
Garrafas pet
Colheres
Ovos cozidos
Cones
Jornais ou fitas coloridas(duas cores diferentes)
Apito
Arcos
Corda
Aparelho de som
Venda para os olhos
VIII- AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua de acordo com os objetivos previstos no Projeto.
IX- BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
José Ricardo da Silva Ramos, DINÂMICAS, BRINCADEIRASBE JOGOS EDUCATIVOS, RJ,2005.
Reinaldo Soler, BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS COOERATIVOS.,RJ, 2005.
Reinaldo Soler, JOGOS COOERATIVOS COM BOLAS, RJ, 2011.
Josep M.,JOGOS PARA TODO O ANO, LIVRO ALLUÉ,Ed. Ciranda Cultural,2002. 
-Educação Física Escolar- Disponível em http:/educaçãofisicadl81.blogspot.com,br/2011/06/dicas-pedagógicas.Acessado em 01 de maio de 2015.
PROGRAMAÇÃO
-8 h: Abertura da quadra
-8:15: Apresentação e abertura do Evento Gincana Espetacular
-8:30: Apresentação de uma atividade extra 1: Dança, ou Capoeira, ou aeroboxe…) exemplos. Nome do Dinamizador dessa atividade.
-8:45: Inicio das brincadeiras : 1,2,3,4- nome dos estagiários que irão ministrar.
-9:30: Apresentação da atividade extra 2: ………Nome do dinamizador.
-9:45: Brincadeiras 5,6,7,8…nome dos estagiarios que irão ministrar
-10:45: Apresentação da atividade extra 3: …………Nome do dinamizador
-11:00: Brincadeiras 9,10,11,12- nomes dos estagiários que irão ministrar.
-12:00: Encerramento-Entrega de um Kit Lanche para os participantes.
AS COMISSÕES
-COMISSÃO GERAL- Edificar o Projeto; criar toda a programação do dia, planejar as atividades e a descrição de todo material necessário. 
.EQUIPE: Cheila Fazano, Ricardo da Rocha, Wellington Freitas, Marlon Xavier, Jonatan Silva.
-COMISSÃO EXECUTIVA- Analisar o material solicitado pela Comissão Geral; Redigir os memorandos e os ofícios relacionados às necessidades do Evento(material, som, etc.); Comunicar à Universidade e o Local do Evento sobre sua realização(data,hora,local).
.EQUIPE: Thiago José, Raimunda Maria, Bernardo Assis, Daniel Jerônymo, Thiago Gomes.
-COMISSÃO DE MARKETING- Camisas do Evento; Arte; Orçamento, Brindes(canetas,bonés,etc.), Banners, Folders, Filipetas, Redes Sociais. Responsável pela divulgação do Evento. 
.EQUIPE: Márcio Livio, Nélio Vitor, Leonan Kasali, Fillipe Rangel, Bruno Teixeira.
-COMISSÃO DE APOIO: Lanche( todo material necessário para o lanche);Água; Gelo; Suco; Montagem da tenda; Som e Microfone; Mesa para ao brindes e lanche.
.EQUIPE: Natasha Borges, Carlos Cardozo, Marcos Antonio, Suely Baronto, José Emidio.
AS BRINCADEIRAS
Corrida do saco; 2- Corrida de ovo na colher; 3- Estoura balão com a boca; 4- Estoura balão com os pés
-EQUIPE:
5- Pega rabo; 6- Cabo de Guerra; 7- Estafetas com cone; 8- Futebol cego.
-EQUIPE: 
9- Boliche; 10- Encontre o alvo; 11- Bola ao túnel; 12- Estafetas com arco.
.EQUIPE:
OS MATERIAIS
10 arcos
10 cones
6 bolas de futsal
6 bolas de volei
6 sacos de estopa
12 ovos cozidos
04 sacos de bexigas
5 vendas(lenços)
Jornais
5 colheres
5 apitos
1 corda resistente
12 garrafas pet
1 aparelho de som
2 microfones
3 metros de fita
Mesas para lanche e som
Cadeiras
ANEXOS
-

Continue navegando