Buscar

Direito aplicado e politicas publicas 2

Prévia do material em texto

Direito aplicado e politicas publicas 
Questão 1/5 - Políticas Públicas
Leia as asserções a seguir:
I – O terceiro setor possui um importante papel nos processos de descentralização político-administrativa e de desenvolvimento das sociedades atuais.
Pois
II – Esse terceiro setor compreende um espaço de participação e de experimentação de novos modos de pensar e agir sobre a realidade social.
Considerando as asserções acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa que aponta a análise correta:
Nota: 20.0
	A	
as assertivas I e II são proposições excludentes.
	B	
a assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	C	
as duas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva complementa a primeira.
Você acertou!
Comentário: O terceiro setor possui um importante papel nos processos de descentralização político-administrativa e de desenvolvimento das sociedades atuais. Esse setor compreende um espaço de participação e de experimentação de novos modos e pensar e agir sobre a realidade atual. 
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 80)
	D	
as assertivas I e II são falsas.
	E	
a assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Direito Aplicado
As pessoas jurídicas são entes dotados de personalidade jurídica, ou seja, capazes de direitos e obrigações, podendo ser criada e constituída por pessoas naturais e/ou por outras pessoas jurídicas, bem como ter patrimônio próprio. 
Fonte: VENERAL, Débora; ALCÂNTARA, Silvano Alves. Direito Aplicado. Curitiba: InterSaberes, 2017, capítulo IV.
Acerca da classificação das pessoas jurídicas, analise as assertivas a seguir, e assinale a alternativa correta:
I. Pessoas jurídicas de direito público externo – somente países estrangeiros, organismos internacionais, como a ONU-Organização das Nações Unidas e a OEA-Organização dos Estados Americanos.
 
 II. Pessoas jurídicas de direito público interno – somente União e estados, estando descartadas as associações públicas e demais entidades de caráter público criadas por lei.
 
 III. Pessoas jurídicas de direito privado – Sociedades civis ou comerciais (empresariais), associações, fundações privadas, partidos políticos, organizações religiosas e empresas individuais de responsabilidade limitada
Nota: 20.0
	A	Apenas os itens I e II estão corretos.
	B	Apenas os itens I e III estão corretos.
Você acertou!
Pessoas jurídicas de direito público externo – países estrangeiros, organismos internacionais, como a ONU-Organização das Nações Unidas e a OEA-Organização dos Estados Americanos. 
Pessoas jurídicas de direito público interno – União, estados, Distrito Federal, territórios, municípios, autarquias, inclusive associações públicas e demais entidades de caráter público criadas por lei. 
Pessoas jurídicas de direito privado – Sociedades civis ou comerciais (empresariais), associações, fundações privadas, partidos políticos, organizações religiosas e empresas individuais de responsabilidade limitada.
Referência: VENERAL, Débora; ALCÂNTARA, Silvano Alves. Direito Aplicado. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 110.
	C	Apenas os itens II e III estão corretos.
	D	Somente a I está correta.
	E	Os itens I, II e III estão corretos.
Questão 3/5 - Direito Aplicado
Os Princípios da Administração Pública estão descritos na Carta Magna de 1988 e em outros documentos, e implicitamente no diploma constitucional ou mesmo na legislação esparsa e infraconstitucional, todos eles tratados pela doutrina como basilares à inteligência do Direito Administrativo. 
Fonte: VENERAL, Débora; ALCÂNTARA, Silvano Alves. Direito Aplicado. Curitiba: InterSaberes, 2017, capítulo III. 
Considerando os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao Princípio da Publicidade:
Nota: 0.0
	A	Por este princípio, fica clara a posição de superioridade jurídica da Administração Pública, visto que deve existir uma supremacia do interesse particular em relação aos interesses públicos.
	B	Significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.
	C	Significa desempenhar sua função dentro dos padrões de comportamento estabelecidos pela coletividade, a quem deve atender. Por mais que esses padrões sejam, de certa forma, abstratos – compreendidos em função da ética, do decoro e da boa-fé.
	D	Por este princípio, fica clara a posição de superioridade jurídica da Administração Pública, visto que deve existir uma supremacia do interesse público em relação ao interesse dos particulares.
	E	
Todos os atos praticados pela Administração devem, salvo em algumas situações peculiares, ser publicados, pois a coletividade tem o direito de saber o que os agentes públicos estão fazendo, até mesmo para poder contestá-los, se entender que algo não está correto. Resposta certa.
Todos os atos praticados pela Administração devem, salvo em algumas situações peculiares, ser publicados, pois a coletividade tem o direito de saber o que os agentes públicos estão fazendo, até mesmo para poder contestá-los, se entender que algo não está correto.
Referência: VENERAL, Débora; ALCÂNTARA, Silvano Alves. Direito Aplicado. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 71.
Questão 4/5 - Políticas Públicas
Abordou-se na disciplina sobre um conceito que se trata de um processo de desenvolvimento caracterizado por ser endógeno, isto é, as organizações sociais do próprio local assumem a iniciativa e a coordenação do processo. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013)
De acordo com a bibliografia básica e as leituras realizadas, assinale a alternativa que diz respeito corretamente ao conceito acima expressado:
Nota: 20.0
	A	
Desenvolvimento local.
Você acertou!
Comentário: desenvolvimento local: é o processo de desenvolvimento que se caracteriza por ser endógeno, isto é, as organizações sociais do próprio local assumem a iniciativa e a coordenação do processo.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 72.
	B	
Sub desenvolvimento regional
	C	
Políticas adversas
	D	
Ordenamento local
	E	
Desenvolvimento concreto
Questão 5/5 - Políticas Públicas
Capital social é conceituado por Puntnam (1996, p. 177) como a constituição do conjunto de características da organização social, como confiança, normas e sistemas, que contribuem para aumentar a eficiência da sociedade, facilitando as ações coordenadas. O conceito de capital social trata da importância dos fatores de natureza cultural para o processo de desenvolvimento das comunidades. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 85).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, a conceituação de capital social é diferente da de capital humano.
No que concerne ao conceito de capital humano, analise as proposições abaixo assinalando-as com V para Verdadeiro ou F para Falso.
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 ( ) se refere ao grau de escolaridade e saúde da população.
( ) se refere ao nível de preparo da população para o trabalho e para a produção.
( ) se refere ao grau de potencial econômico da população para aquisição de bens.
( ) se refere ao grau de obediência do cidadão em relação às normas.
Nota: 20.0
	A	
V, F, V, V
	B	
F, F, V, V
	C	
V, V, F, V
	D	
V, V, F, F
Você acertou!
Comentário: A conceituação de capital social édiferente de capital humano se refere ao grau de escolaridade, saúde e preparo da população para o trabalho e para a produção.
Referência: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 85.
	E	
V, V, V, V

Continue navegando