Buscar

Simulado Direito Processual Penal I AV1

Prévia do material em texto

Simulado Direito Processual Penal I - AV1
	
	
	1a Questão 
	
	A Polícia Federal do Amapá, em ação desenvolvida com a Marinha do Brasil e com a Marinha da França, apreendeu, em águas internacionais, uma embarcação pesqueira com 800 quilos de cocaína. Os tripulantes, todos brasileiros, foram presos. Considerando apenas os dados enunciados, é aplicável a lei brasileira porque:
		
	 
	O crime de tráfico internacional de drogas foi praticado por brasileiro;
	
	A embarcação se encontrava em alto-mar;
	
	A embarcação é brasileira.
	
	A lei francesa não é aplicável;
	
	
	
	2a Questão 
	
	(35º Exame da OAB/RJ) Acerca dos sujeitos processuais, assinale a opção correta.
		
	
	O juiz deve declarar-se suspeito caso seja amigo ou inimigo das partes, esteja interessado no feito ou quando a parte o injuriar de propósito.
	
	O assistente da acusação pode arrolar testemunhas e recorrer da decisão que rejeita a denúncia, pronuncia ou absolve sumariamente o réu, tendo o recurso efeito suspensivo.
	 
	A vítima pode intervir no processo penal por intermédio de advogado, como assistente da acusação, depois de iniciada a ação penal e enquanto não transitada em julgado a decisão final.
	
	A participação de membro do Ministério Público no inquérito policial acarreta o seu impedimento para o oferecimento da denúncia.
	
	
	3a Questão 
	
	Em relação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5o , inciso LV, da Constituição da República, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	foram inovações trazidas pelo texto constitucional de 1988.
	
	a defesa técnica é irrenunciável, por se tratar de garantia da própria jurisdição.
	
	estão intimamente relacionados, uma vez que a ampla defesa garante o contraditório e por ele se manifesta e é garantida.
	
	o contraditório é a ciência bilateral dos atos e termos processuais e a possibilidade de contrariá-los.
	
	a ampla defesa desdobra-se em autodefesa e defesa técnica, sendo a primeira exercida pessoalmente pelo acusado e a segunda por profissional habilitado, com capacidade postulatória e conhecimentos técnicos.
	
	
	4a Questão 
	
	(VUNESP - 2015 - Analista de promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo) De acordo com o princípio da presunção de inocência, previsto no artigo 5° , inciso LVII, da Constituição Federal, explícito no processo penal,
		
	
	surge como sua decorrência lógica, a indispensabilidade da medida cautelar extrema, de prisão, ainda que desnecessária à instrução e à ordem pública.
	
	em caso de dúvida, por aplicação do princípio da prevalência do interesse da sociedade (in dubio pro societate), condena-se o acusado.
	 
	presume-se inocente o acusado até pronunciamento de culpa, por sentença condenatória, transitada em julgado.
	
	iniciada a ação penal e feita a citação, o réu não é obrigado a comparecer em Juízo e se autoacusar, mas, comparecendo, não tem direito ao silêncio.
	
	o ônus da prova de inocência cabe à defesa, após recebimento da denúncia ou queixa-crime e consequente início da ação penal.
	
	
	
	5a Questão 
	
	Assinale a alternativa que corresponde a um dos traços característicos do sistema acusatório formal:
		
	 
	O juiz atua presidindo a apuração de elementos de informação necessários à propositura da ação
	
	Rígida separação entre as funções dos sujeitos processuais
	
	Concentração de funções processuais na pessoa do julgador
	
	Embora exista separação entre as funções de acusar e julgar, há resquícios de gestão de prova em poder do juiz
	
	Atuação do juiz pautada na busca da verdade real
	
	
	6a Questão 
	
	Assinale a alternativa correta: I. A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior, vigendo em regra o princípio da atividade. II. A lei processual penal não admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, tendo em vista a natureza e consequências da aplicação do direito penal na prática. III. O princípio do devido processo legal consiste no direito de não ser privado da liberdade e de seus bens, sem a garantia que supõe a tramitação de um processo desenvolvido na forma que estabelece a lei. IV. O princípio do juiz natural pressupõe a existência de um órgão julgador técnico e isento, com competência pré-estabelecida, de modo a impedir que ocorra julgamento arbitrário ou de exceção.
		
	
	Todas as proposições estão corretas.
	 
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
	
	Somente as proposições I, III estão corretas.
	
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
	
	
	7a Questão 
	
	(Advogado do Senado/2008) Relativamente ao princípio da presunção de inocência: (0,5 ponto) I. O indiciado em IP ou acusado em processo criminal deve ser tratado como inocente, salvo quando preso em flagrante por crime hediondo, caso em que será vedada a concessão da liberdade provisória. II Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e a nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado. III Milita em favor do indivíduo o benefício da dúvida no momento da prolação da sentença criminal: in dúbio pro reo. IV A presunção de inocência é incompatível com as prisões cautelares antes de transitada em julgado a sentença penal condenatória.
		
	
	Se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas
	 
	Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	Se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas
	
	Se todas as afirmativas estiverem corretas
	
	
	8a Questão 
	
	(MPU/MPDFT/Prom. Just. Adjunto/2002) O art. 5º, inciso LV, da Constituição da República assegura aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Com apoio nesse dispositivo, o acusado
		
	
	d.Poderá, se o requerer, usar a palavra pelo dobro do tempo destinado aos debates, no julgamento pelo tribunal do júri.
	
	b.Poderá dispensar a presença de advogado na audiência de inquirição das testemunhas arroladas na denúncia, por ser a defesa técnica um direito disponível nos atos de instrução
	
	a.Tem direito a ser previamente informado, durante o inquérito policial, da decretação de medidas cautelares, entre as quais a busca e apreensão domiciliar.
	 
	c.Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais, além do interrogatório, como exercício da sua autodefesa.
	
	
	
	9a Questão 
	
	ENADE 2006
Alguém publica em uma página pessoal na rede mundial de computadores, fotos de crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) nuas ou em situações que denotam atividade sexual. O Ministério Público não conseguiu, ainda, desvendar a identidade do autor, mas tem provas de que as fotos estão disponíveis em um site controlado por uma empresa
estrangeira. Conseguiu provar, também, que foram disponibilizadas na rede mundial de computadores por meio de um computador situado no Brasil e que todos os acessos a tais fotos ocorreram por meio de computadores também situados no Brasil.
Com base nos dados acima, é possível afirmar que o crime
		
	 
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no Brasil, independentemente da nacionalidade do agente.
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que o Brasil se obrigou a reprimi-lo por meio de um Tratado Internacional.não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no país da sede da empresa estrangeira.
	
	não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por estrangeiro no Brasil.
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por brasileiro no exterior.
	
	
	
	10a Questão 
	
	Analise as seguintes afirmações: I. Entre os diversos meios constitucionalmente admitidos para a imposição da pena (jus puniendi), o processo penal é um dos mais democráticos instrumentos de aplicação do direito penal material, pois impõe o necessário respeito aos direitos fundamentais do acusado; II. A observância da instrumentalidade garantista do processo penal é obrigatória, de forma que não há que se falar em condenação legítima sem que tenha existido o inquérito policial e, após este, o processo penal; III. Com a noção de instrumentalidade garantista, o processo se torna verdadeira condição ao exercício legítimo do poder de punir. Pode-se dizer que:
		
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira
	 
	São verdadeiras as afirmações I e III
	
	Apenas a afirmação III é verdadeira

Continue navegando