Buscar

EDUCAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS
1.O conhecimento histórico e historiográfico não traz contribuições no campo educacional nem na interpretação dos problemas educativos e no entendimento da organização escolar brasileira. FALSO
2.Podemos afirmar que é através da educação que o homem se humaniza! VERDADEIRO
3.A Educação escolarizada, no Brasil, iniciou em 1549, muito antes dos jesuítas, em uma política do Estado Português. FALSO
4.Os Fundamentos Filosóficos da Educação ajudam a entender e definir a formação dos professores, a gestão das escolas, os regimes de trabalho dos educadores e a organização do trabalho didático. VERDADEIRO
5.Os fundamentos filosóficos nos ajudam a ter clareza dos valores, dos sentidos a serem atingidos, e concorrem para as boas e profícuas práticas educativas. VERDADEIRO
EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
Associe cada afirmação sobre as vertentes educacionais ocorridas no período colonial, digitando na lacuna o seu número correspondente.
1.Educação jesuítica
2.Educação pombalina
3.Educação joanina
Nesse ensino, o mundo físico é considerado o foco predominante da atividade humana, passou a ser construída uma educação ativa. A razão está no centro.
O ensino escolar, a missionação e a catequese eram três características que formavam um conjunto nessa prática.
Nesse período uma das intenções da escolarização era formar o homem para servir o Estado.
BRASIL IMPERIO
1. No método mútuo o professor podia contar com a ajuda de alunos mais avançados para auxiliá-lo na explicação dos conteúdos aos demais colegas de classe.
VERDADEIRO
Muito bem, essa afirmativa é verdadeira! No início do Império o número de professores era escasso em relação à demanda de alunos e o método mútuo era uma forma auxiliar o professor na sala de aula
2.O chamado Ato Adicional à Constituição de 1824 ficou decidido que a educação primária e secundária não seria mais responsabilidade das Províncias.
FALSO 
Muito bem, essa afirmativa é falsa! A partir do Ato Adicional, ficou determinado que a educação primária e secundária passaria de responsabilidade de cada província.
3.No início, só era permitido que mulheres frequentassem as escolas de formação de professoras, chamadas Escolas Normais.
FALSO
Muito bem, essa afirmativa é falsa! No início da implantação das Escolas Normais era comum que só os homens frequentassem, mais tarde é que se ampliou a cultura de formar tanto homens quanto mulheres.
4. No período do império no Brasil, a prioridade para o governo era a educação primária.
FALSO
Muito bem, essa afirmativa é falsa! No período imperial a educação primária passou a ser responsabilidade de cada província e o foco do governo era, principalmente a educação superior.
O PROCESSO DE EDUCAÇÃOESCOLARIZADA NA REPUBLICA VELHA ERA VARGAS
1. Em resumo, o que foi o manifesto dos pioneiros de 1932?
É um documento que foi elaborado por intelectuais, com o objetivo de interferir na educação do Brasil e no qual vislumbravam um sistema mais elaborado e eficaz.
2. Sobre o escolanovismo é possível afirmar que:
Os adeptos do escolanovismo acreditavam que a criança deveria estar no centro da sua educação, ou seja, o educando deveria ser um sujeito ativo no seu aprendizado. O professor deve ser visto como um facilitador do aprendizado.
3. Sobre o objetivo das escolas de aprendizes criadas a partir de 1909 é possível afirmar:
O objetivo principal das escolas de aprendizes era capacitar pessoas para desempenhar as funções no trabalho, já que a economia estava em pleno desenvolvimento.
4. Sobre a reforma Francisco Campos na Era Vargas pode-se afirmar que:
Uma de suas formulações era que o Ensino Superior deveria ser organizado no formato de Universidade.
Período militar e as consequências desse processo hoje
1. A Lei 5.692/1971 foi um dos marcos do período militar por reformar o ensino primário e secundário, transformando-os em 1º e 2º graus, e estabelecendo o ensino profissionalizante no 2º grau. Quais os problemas que foram evidenciados após a implementação dessa Lei?
Não ocorreu a organização do ensino primário e do ginásio; a pedagogia tecnicista, que representava um avanço em comparação com outros países, não foi implementada;
2. A Escola Superior de Guerra (ESG) teve um papel decisivo no período militar. No interesse em orientar o processo de industrialização no País, qual era o objetivo da ESG?
O objetivo era levar a cabo o planejamento – que priorizava a técnica e a eficiência – capaz de promover aceleradamente o desenvolvimento econômico. Trata-se de um programa de reeducação que visa pressionar coercitivamente para promover a aceleração do desenvolvimento econômico.
3. A Ditadura Militar promoveu a supressão de direitos, a repressão e a censura de tudo aquilo que se colocava como alternativo ao governo militar. Diante desse panorama, quais foram as consequências derivadas dos Atos Institucionais?
Se estabeleceu um regime autoritário, repressivo e centralizado. Órgãos de controle e vigilância exerciam forte cerceamento a manifestações, individuais ou coletivas, contrárias aos militares, compreendidas como de oposição e desordem.
A relação da politica com educação
Analise as alternativas a seguir e indique quais delas (3 no total) estão corretas.
Selecionar
1.O programa “Educação para Todos – Caminhos Abertos”, da era Sarney, teve sua aplicação bem sucedida, se tornando uma referência mundial.
Selecionar
2.Minha Gente é um programa da era Collor que visava criar 5 mil Centros Integrados de Atendimentos à Criança (CIACs).
Selecionar
3.O Plano Decenal de Educação é considerado um conjunto de diretrizes políticas voltado para a recuperação da escola fundamental no país, em ressonância com as resoluções da Conferência Mundial da educação.
Selecionar
4.O mandato de Fernando Collor de Melo ficou conhecido por valorizar o micro e o macro empreendedorismo. Foi uma época em que o governo oferecia empréstimos à toda população.
Selecionar
5.A Interdisciplinaridade tem como finalidade produzir a fragmentação do conhecimento, fortalecendo, desse modo, a distância entre o conteúdo aprendido e a vida prática.
Selecionar
6.Os Parâmetros Curriculares Nacionais são definidos como uma referência curricular comum para todo o Brasil. Pretendem orientar as ações educativas no ensino obrigatório e, assim, melhorar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.
Pesquise que políticas públicas existem para minimizar as diferenças de classe ou de segregação espacial, leia ao menos três textos sobre o assunto e depois escreva um texto com cerca de uma lauda sobre como esta política é aplicada e em que ponto ela diminui ou combate a segregação espacial ou as diferenças de classe.

Continue navegando