Questão 2
1 pág.

Questão 2


Disciplina<strong>biossegrança</strong>1 materiais
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Biossegurança e Qualidade dos Serviços de Saúde
Os acidentes com perfurocortantes são extremamente perigosos devido a seu alto potencial de transmissão de agentes biológicos.  Considerando as medidas de controle para a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes segundo a NR 32, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para Falso e assinale a alternativa correta.
( ) substituir o uso de agulhas e outros perfurocortantes quando for tecnicamente possível;
( ) dotar controles de engenharia no ambiente (por exemplo, coletores de descarte);
( )  adotar o uso de material perfurocortante com dispositivo de segurança, quando existente, disponível e tecnicamente possível;
( ) mudanças na organização e nas práticas de trabalho.
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-F-V

	
	B
	F-V-V-V

	
	C
	V-V-V-V
Você acertou!
R. C \u2013 NR 32 - Aula 03

	
	D
	V-F-V-F

Questão 2/5 - Biossegurança e Qualidade dos Serviços de Saúde
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são dispositivos ou equipamentos que possuem a função de aumentar a segurança do trabalhador durante a execução de suas funções. Considerando as responsabilidades do empregador na utilização dos EPIs analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
I -  Os EPIs devem estar disponíveis em quantidade suficiente para assegurar a proteção necessária no ambiente de trabalho;
II- Os EPIs devem ser adequados conforme a atividade que o funcionário realiza.
III - Todos os funcionários que tenham contato com agentes biológicos e/ou químicos deverão utilizar uma vestimenta própria;
IV \u2013 Os empregados que tenham contato com agentes biológicos e/ou químicos deverão utilizar uma vestimenta própria, que após a sua utilização deverá ser lavada e higienizada adequadamente, por responsabilidade própria.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas;
Você acertou!
R. A \u2013 Material de Apoio \u2013 Aula 03

	
	B
	Apenas as proposições II, III e IV estão corretas;

	
	C
	Apenas as proposições I, III e IV estão corretas;

	
	D
	Apenas as proposições I e III estão corretas;

Questão 3/5 - Bioética e Formação em Saúde
A bioética principialista se fundamenta em quatro princípios básicos, que tornaram-se fundamentais para as discussões de casos envolvendo especialmente profissionais de saúde e pacientes. Considerando o princípio da justiça, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.

I - O princípio da justiça está associado as relações entre grupos;
II- O princípio da justiça preocupa-se especialmente com a integridade e igualdade nas oportunidades de acesso;
III- O princípio da justiça garante que a pessoa possa definir o que se julga melhor para si;
IV- O princípio da justiça trata da obrigação de igualdade nos tratamentos médicos e de respeito por parte do Estado na distribuição equitativa dos recursos para a prestar os serviços de saúde.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as proposições I, III e IV estão corretas;

	
	B
	Apenas as proposições II, III e IV estão corretas;

	
	C
	Apenas as proposições I, II e IV estão corretas;
R. C \u2013 Aula 03

	
	D
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas;

Questão 4/5 - Bioética e Formação em Saúde
Diante do pluralismo ético existente, com base no principialismo, surgiram os mais variados modelos de bioética, dentre os quais destacamos: personalista, contratualista, sociobiologista, pragmático utilitarista e subjetivista. Considerando esses modelos da bioética, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta.
( ) Os utilitaristas argumentam que os fracos e os incapazes possuem os mesmos direitos das demais pessoas tidas como \u201c normais\u201d, respeitando assim o princípio da igualdade.
( ) Para os personalistas a pessoa humana é constituída pela união entre corpo e espírito, formando uma unitotalidade que deve ser considerada em todas as suas dimensões ( física, psíquica, espiritual, social e moral).
( ) O modelo contratualista prega um acordo ético , no qual médico e paciente, conjuntamente , participam da construção do tratamento.
( ) O modelo subjetivista entende que necessariamente deve haver um progresso dos valores morais, de maneira que eles acompanhem e se ajustem às transformações sociais.
Nota: 20.0
	
	A
	V-F-V-F

	
	B
	F-V-F-V

	
	C
	V-V-F-F

	
	D
	F-V-V-F
Você acertou!
R. D \u2013 Aula 03 \u2013 Cap. 02.

Questão 5/5 - Bioética e Formação em Saúde
Qual o modelo da bioética que se opõe as teorias baseadas nas crenças acerca da lei natural \u2013 que trata dos direitos naturais- a qual supõe deveres e obrigações independentes e anteriores que são incorporados ao direito positivo?
Nota: 20.0
	
	A
	Sociobiologista

	
	B
	Pragmático-utilitarista
Você acertou!
R. B \u2013 Aula 03 \u2013 Livro cap.2

	
	C
	Contratualista

	
	D
	Personalista