Buscar

Fichamento Fontes do Direito

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE DIREITO
	
LAÍSA CAROLINE BISPO SANTOS
FICHAMENTO INFORMATIVO
Itabaiana – SE
2018
LAÍSA CAROLINE BISPO SANTOS
FICHAMENTO INFORMATIVO
FONTES DO DIREITO
Fichamento apresentado à disciplina Introdução do Estudo ao Direito, sob orientação da profª. Adriana Maria Andrade do curso de Direito da Universidade Tiradentes como requisito parcial para a nota de avaliação da I Unidade.
Itabaiana – SE
2018
FONTES DE DIREITO
	Busca o surgimento de uma norma jurídica e princípios gerais da Ciência do Direito. São três espécies de fontes do Direito: históricas, materiais e formais.
Fontes Históricas: Pode limitar-se aos antecedentes históricos mais recentes para se manter em sincronia com as transformações sociais ou se aprofundar no passado na busca de concepções originais, pois assim é possível compreender a época, local e razões que determinam a sua formação.
Fontes Materiais: São constituídas pelos fatos sociais, pelos problemas que emergem na sociedade e que são condicionados pelos fatores do Direito como a Moral, a Economia, a Geografia, entre outros. As fontes indiretas são identificadas como os fatores jurídicos e as diretas são representadas pelos órgãos elaboradores do Direito Positivo.
Fontes Formais: São meio de expressão do Direito, as formas pelas quais as normas jurídicas se exteriorizam, tornam-se conhecidas. São utilizadas pelo poder judiciário na aplicação da justiça para solucionar conflitos de interesses existentes em sociedade. A fonte direta é tratada por fonte formal, enquanto a indireta não cria a norma, mas fornece aos juristas subsídios para o encontro desta.
	Para um processo jurídico constituir uma fonte formal, ele necessita de um poder para criar regras de conduta social, como o nosso ordenamento é regido pelo Civil Law, a lei é a principal forma de direito no país, o que significa que as principais fontes do Direito adotadas são as leis de texto, as quais são criadas através do poder Legislativo órgão competente para elaborá-las.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:	
NADER, Paulo. Introdução Ao Estudo Do Direito: Fontes Do Direito. 36ª Ed. Rio de Janeiro – 2014.

Continue navegando