Buscar

Uso de Poços para Captação de Água

Prévia do material em texto

*
Distribuição de água doce na Terra
*
O Brasil dispõe da maior reserva de água doce do planeta. Mas, infelizmente, ela e a população não se encontram uniformemente distribuídas. Em vários centros urbanos, principalmente em capitais, a escassez do fornecimento normal provocou o uso intensivo da captação por meio de poços e, com isso, também os problemas decorrentes. Mesmo em cidades onde o abastecimento convencional é satisfatório, ocorre a utilização disseminada de poços. Muitos condomínios, hotéis e outros estabelecimentos comerciais investem na perfuração e manutenção deles devido ao menor custo, se comparado com o fornecimento das concessionárias. 
*
Retirar água doce do subsolo por meio de poços foi sempre uma alternativa usada pelo homem quando as fontes superficiais são inexistentes ou insuficientes.
Poço jorrante no estado do Piauí (Fonte: ANA)
*
*
A forma de ocorrência extensiva possibilita sua captação nos locais onde são geradas as demandas. 
Os prazos de execução das obras de captação são relativamente curtos, da ordem de dias até alguns meses. 
Os investimentos em geral são relativamente pequenos, variando entre dezenas a centenas de milhares de reais. 
Os aqüíferos não sofrem processos de assoreamento, nem perdem grandes volumes de água por evaporação. 
Motivação para o uso da água subterrânea
*
Quando captadas de forma adequada, na sua utilização, geralmente, não se tem custos de clarificação, tratamento ou purificação, os processos de filtração e biogeoquímicos de depuração do subsolo proporcionam um alto nível de purificação e potabilidade das águas subterrâneas. 
“O poço bombeia água para uma cisterna, e a água é potável, sendo usada para consumo humano inclusive.”
*
De início, os poços eram simples escavações manuais de onde a água era retirada por meio de baldes ou similares (provavelmente, ainda existentes em muitos locais). 
Poço mais antigo e principal do cemitério São José. 
Estrutura interna do poço principal
*
Na era da modernidade, as técnicas e recursos da Engenharia evoluíram. É possível perfurar grandes profundidades e sistemas de bombeamento permitem a plena utilização da capacidade do poço. 
Poço abandonado e tamponado 
Poço em funcionamento 
*
Captação para o abastecimento de carros pipa
*
Fatores de competitividade das Águas Subterrâneas 
       
Volumes estocados muito grandes (192.000 km no Brasil) e suas velocidades de fluxo muito baixas (cm/dia) resultam em que o manancial é pouco afetado pelas variações sazonais de pluviometria, podendo propiciar um abastecimento regular durante os períodos de seca ou estiagem prolongadas.
Fatores que interferem:
 cobertura vegetal
 altitude
 topografia
 temperatura
 tipo de solo
 geologia
*
*
Outros usos
*
Esquema de um Rebaixamento de Lençol Freático 
*
Subsidência.
Em geologia, engenharia e topografia subsidência refere-se ao movimento de uma superfície (geralmente a superfície da Terra) à medida que ela se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar. 
Possíveis consequências
Subsidência causada pela extracção de fluidos ou gases
Este tipo de subsidência pode também ocorrer por extração de outros recursos como o petróleo e água subterrânea. Exemplos de subsidência por diminuição da quantidade de água no solo são a subsidência de grande parte da Cidade do México e de zonas situadas à superfíce sobre o Aquífero de Ogallala, nos Estados Unidos.
*
*
Entre as questões mais preocupantes do uso de poços em grandes cidades, pode-se citar: a) Poluição: contaminações de origens diversas podem ocorrer nos lençóis subterrâneos. Esgotos domésticos não tratados, por exemplo. Depósitos de lixo e de sucatas e empresas que não consideram o ambiente são fontes potenciais de poluentes perigosos como metais pesados e produtos químicos diversos. b) Construções e pavimentações nas cidades reduzem a renovação da água no subsolo. Em geral, a água da chuva é captada e dirigida, por meio de redes pluviais, a rios ou mares e, portanto, a infiltração no solo é reduzida. Notar que a água captada por poços, em sua maior parte, também não retorna para o subsolo. Depois de usada, é conduzida por redes de esgotos ou pluviais para destino semelhante. c) Em cidades situadas à beira-mar, a redução do nível do lençol subterrâneo provocado pela captação excessiva provoca um fenômeno indesejável: a água do mar tende a avançar mais, provocando a salinização e, assim, fazendo a água imprópria para o consumo. 
*
How intensive ground-water pumping can cause salt-water intrusion in coastal aquifers. 
Intrusão Salina
*
Pelo fato de ocorrerem no subsolo sob uma zona de material rochoso não-saturado ou camadas rochosas pouco permeáveis, as águas subterrâneas encontram-se relativamente melhor protegidas contra agentes potenciais ou efetivos de poluição. 
*
VISÃO GERAL:
PRINCIPAIS FORMAS DE CONTAMINAÇÃO DOS AQUÍFEROS
*
Fontes pontuais de poluição:
São as que atingem o aqüífero através de um ponto. Exemplos: sumidouros de esgotos domésticos, comuns em comunidades rurais, aterros sanitários, vazamentos de depósitos de produtos químicos, vazamentos de dutos transportadores de esgotos domésticos ou produtos químicos. Estas fontes são responsáveis por poluições altamente concentradas na forma de plumas.
.
*
Fontes lineares de poluição
São as provocadas pela infiltração de águas superficiais de rios e canais contaminados. A possibilidade desta poluição ocorrer dependerá do sentido de fluxo hidráulico existente entre o curso d’água e o aqüífero subjacente. É necessário enfatizar que, ao longo de um mesmo curso, há lugares onde o fluxo se dá do aqüífero para o talvegue e outros onde se passa o inverso, isto é, as águas do rio se infiltram em direção ao aqüífero. A existência de poços profundos em funcionamento nas proximidades do curso d’água poderá forçar a infiltração de água contaminada no aqüífero invertendo o seu fluxo ou aumentando sua velocidade.
*
Fontes difusas de poluição
São as que contaminam áreas extensas. Normalmente são devidas a poluentes transportados por correntes aéreas, chuva e pela atividade agrícola. Em aglomerados urbanos, onde não haja rede de esgotamento sanitário, as fossas sépticas e sumidouros estão de tal forma regularmente espaçadas que o conjunto acaba por ser uma fonte difusa de poluição. A poluição proveniente das fontes difusas se caracterizam por ser de baixa concentração e atingir grande áreas
*
PRINCIPAIS FOCOS DE CONTAMINAÇÃO DOS AQUÍFEROS DE MACEIÓ
SANEAMENTO
MACEIÓ
LIXO
POSTOS DE
 COMBUSTÍVEIS
CEMITÉRIOS
SALINIZAÇÃO
ÁGUAS
 SUPERFICIAIS
ATIVIDADES 
AGRÍCOLAS
 E INDUSTRIAIS
*
Lixão de Maceió
*
“O sistema coletor de esgotos sanitários na cidade de Maceió atinge cerca de 170.000 habitantes, ou seja, em torno de 27% o da população da cidade”. 
“... Esta afirmação pode ser compreendida quando verificamos que toda a área alta de Maceió (Farol / Tabuleiro), que representa parte considerável da zona urbana, tem solo silto-arenoso de boa absorção, com nível freático além de 50 m de profundidade, tornando a solução individual fossa/sumidouro uma opção recomendável para baixos níveis de densidade demográfica.” 
Fonte: http://www.casal.al.gov.br/areas.abastecidas-capital-esgoto
Esgotamento Sanitário
*
Poço no Canaã . Vazamento de fossa a aproximadamente 25 m do poço.
Esgotamento Sanitário
*
A Exploração indiscriminada de poços de águas subterrâneas está elevando o nível da salinidade do lençol freático de Maceió ( O JORNAL, 2004).
Salinização ameaça o abastecimento Exploração indiscriminada de poços de águas subterrâneas eleva nível de salinidade do lençol freático de Maceió 
Wilton Rocha e Abel Tenório alertam para efeitos da exploração e desperdício da água doce em Maceió 
*
Principal contaminante:Necrochorume
Cada pessoa produz cerca de 0,60 L/Kg de necrochorume; e
Cerca de 3% da massa corpórea de cada indivíduo se transforma em contato com o solo, em nitrato. 
Em alguns tipos de solos podem este chega a atingir distâncias quilométricas.
*
Postos de Gasolina
*
*
Escoamento Superficial
*
Poço localizado no bairro da Santa Amélia
*
ASUB-AL
Zona 1
Zona 2
Zona 3
Zona 4
*
Enquadramento – GOD e DRASTIC
*
Principais métodos para determinação da vulnerabilidade geral à poluição de aquíferos
Meneses et al., 2009
*
Índice DRASTIC 
D = profundidade da zona não-saturada 
R = recarga do aquífero 
A = material do aquífero
S = tipo de solo
T = topografia
I = material da zona não-saturada
C = condutividade hidráulica
GOD (FOSTER et al. 1998) 
G - groundwater confinement,
O - overlay strata
D - depth to groundwater)
*
Fatores de Risco para Utilização das Águas Subterrâneas:
grande número de poços mal locados, construídos e operados sem manutenção. Nestas condições, o resultado do poço é incerto ou sua vida útil é tão curta que a alternativa do uso da água subterrânea apresenta, com freqüência, um grande risco político, administrativo, financeiro para os tomadores de decisão.
falta de controle governamental. Qualquer indivíduo, condomínio, indústria, agricultor, empresa privada ou estatal pode construir um poço, freqüentemente, pelo menos preço e sem a tecnologia adequada. 
falta de estudos hidrogeológicos básicos, rede de monitoramento e de bancos de dados consistentes e acessíveis ao público. 
*
Quando a extração de água subterrânea ultrapassa a recarga natural, por longos períodos de tempo, os aqüíferos sofrem depleção e o lençol freático começa a baixar. Nessa situação, os seguintes problemas são ocasionados:
poços rasos, usados para abastecimentos locais e irrigações, secam;
poços de produção tem que ser perfurados a profundidades cada vez maiores, despendendo mais energia para bombeamento; 
aqüíferos litorâneos podem sofrer contaminação por intrusão da água do mar; e 
compactação gradual do subsolo, provocando subsidência de terrenos. 
*
Alguns desses problemas podem ser controlados ou revertidos pela redução das extrações, mas, a contaminação pela água do mar persiste por muitos anos, enquanto a subsidência de terrenos costuma ser irreverssível. A solução mais eficaz e menos onerosa é o estabelecimento de um programa de proteção das águas subterrâneas. 
*
*
Pumping can affect the level of the water table
Rebaixamento do nível do lençol freático
*
Situação nas capitais de estados no Brasil (23/02/2003, jornal A Tarde)
  
Informações, segundo a matéria, foram obtidas junto às Secretarias Estaduais e Municipais sobre a situação dos poços em todas as capitais de Estado no Brasil. 
Rio Branco - AC: Legislação específica em elaboração. O uso de poços é comum. Maceió - AL: Apesar da lei, falta fiscalização e estima-se que poços são usados por 80% da população. Há registros de contaminação por poluentes industriais em duas áreas. 
Manaus - AM: O uso de poços está disseminado mas a legislação sobre o assunto ainda está em elaboração. Macapá - AP: Legislação específica em elaboração. O uso de poços é comum. Salvador - BA: Existe lei mas a fiscalização é precária. São estimados mais de 1000 poços clandestinos. 
*
Zona não Saturada e Zona Saturada
*
AQÜÍFERO
Um reservatório de água subterrânea
Toda a formação geológica com capacidade de armazenar e transmitir a água
Para ser um aqüífero uma rocha ou sedimento, tem que ter porosidade suficiente para armazenar água, e que estes poros ou espaços vazios tenham dimensões suficientes para permitir que a  água possa passar de um lugar a outro, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática.
*
Existem essencialmente 2 tipos de aqüíferos: 
Aquífero livre – Formação geológica permeável e saturada de água. É limitado na base por uma camada impermeável. O nível da água no aquífero está à pressão atmosférica. 
Aquífero Confinado - Formação geológica permeável e completamente saturada de água. É limitado no topo e na base por camadas impermeáveis. A pressão da água no aqüífero é superior à pressão atmosférica. 
Se as formações geológicas não são aqüíferas então podem ser definidas como: 
Aquitardo – Formação geológica que pode armazenar água mas que a transmite lentamente não sendo rentável o seu aproveitamento a partir de poços. 
Aquicludo - Formação geológica que pode armazenar água mas não a transmite (a água não circula). 
Aquífugo - Formação geológica impermeável que não armazena nem transmite água. 
*
*
Poroso
rochas sedimentares consolidadas, sedimentos inconsolidados ou solos arenosos, onde a circulação da água se faz nos poros formados entre os grãos de areia, silte e argila de granulação variada 
Fissural
rochas ígneas, metamórficas ou cristalinas, duras e maciças, onde a circulação da água se faz nas fraturas, fendas e falhas, abertas devido ao movimento tectônico. Ex.: basalto, granitos, gabros, filões de quartzo 
Cárstico (Karst) 
rochas calcáreas ou carbonáticas, onde a circulação da água se faz nas fraturas e outras descontinuidades (diáclases) que resultaram da dissolução do carbonato pela água 
Tipos de Aqüíferos
*
*
*
Propriedades Físicas dos Aqüíferos
Porosidade (η) e Permebilidade (k)
*
Propriedades Físicas dos Aqüíferos
Porosidade (η)
Relação entre o volume de vazios e o volume total
Depende do tamanho dos grãos
Onde: 
η=porosidade total
Vv= volume de vazios
V = volume total
*
Retenção específica (Re)
Quantidade de água retida por unidade de volume do material; também conhecida como capacidade de campo;
Porosidade total
A soma da porosidade efetiva e da retenção específica
*
Heterogeneidade e Anisotropia da Condutividade Hidráulica
Homogeneidade e Heterogeneidade
K=10
K=102
K=103
K=1
K=2
K=3
K=4
Homogêneo – K independente da posição
Heterogêneo – K dependente da posição
*
Isotropia e Anisotropia – 
O comprimento do vetor é proporcional aos valores de Kx e Kz em dois pontos (x1, z1) e (x2, z2) 
Kz
Kx
(x1,z1)
(x2,z2)
a) Homogêneo e Isotrópico
Kz
Kx
(x1,z1)
(x2,z2)
Kz
Kx
(x1,z1)
(x2,z2)
Kz
Kx
(x1,z1)
(x2,z2)
b) Homogêneo e Anisotrópico
c) Heterogêneo e Isotrópico
d) Heterogêneo e Anisotrópico
*
Transmissividade
 A transmissividade descreve a capacidade de um aqüífero de transmitir água. 
É calculada pelo produto entre a condutividade hidráulica (permeabilidade) e a espessura de área saturada do aqüífero. 
T = Kb 
Onde: T = transmissividade do aqüífero (m3/dia); K = permeabilidade (m3/ (dia m2); b = espessura do aqüífero (m). 
b
*
Lei de Darcy
h1= carga hidráulica no piezômetro 1 [L]
h2= carga hidráulica no piezômetro 2 [L]
Z1 = carga hidráulica no piezômetro 1 [L]
Z2 = carga hidráulica no piezômetro 2 [L]
Q = vazão constante que passa pelo cilindro [L3T-1]
A = área da seção transversal do cilindro[L2]
Δh = variação de carga hidráulica entre os piezômetros 1 e 2 [L]
L = distância entre os piezômetros 1 e 2 [L]
K = coeficiente de proporcionalidade, chamado de condutividade hidráulica [L/T]
*
Ver se é para tirar os para colocar: Atividades agrícolas e atividades industriais. 
O prolongadA água é um excelente solvente e pode conter inúmeras substâncias dissolvidas. Ao longo do seu percurso a água vai interagindo com o solo e formações geológicas, dissolvendo e incorporando substâncias ,o bombeamento de poços é capaz de deslocar a pluma de poluição para locais do aqüífero que ainda não estavam contaminados (Melo, et al. 1996).
 A contaminação de um só poço, pode trazer conseqüências seríssimas para os demais poços ao seu redor, já que a pluma contaminante, se estende tanto verticalmente, quanto horizontalmente, por um longocaminho, a depender das propriedades do solo e do líquido contaminante, como por exemplo a gasolina em um local de formação geológica em calcário fraturado, chega a atingir 3.200 m, e o mesmo contaminante em areia e cascalho, atinge 701m.

Continue navegando