Buscar

ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO E A RECEITA TRIBUTÁRIA FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LOGISTICA

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Assinale a opção correta.
		
	
	Os rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, a pessoa física que preste serviços à empresa não podem ser objeto da contribuição para a seguridade social por constituírem base de cálculo de outra exação, o imposto de renda.
	
	Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão reter a contribuição federal, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício desses, de sistemas de previdência e assistência social.
	 
	A instituição das contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas depende de lei complementar de caráter geral que defina o fato gerador e a base de cálculo.
	
	Compete supletivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas.
	
	As contribuições para a seguridade podem ser exigidas imediatamente, por não se lhe aplicar a anterioridade da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado em relação ao exercício financeiro da cobrança.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Acerca da espécie tributária CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS OU ESPECIAIS, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	A Constituição Federal de 1988 assegura que a competência para a instituição das CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS OU ESPECIAIS é exclusiva dos Estados.
	
	Os estados, o DF e os Municípios, que possuam regimes próprios de previdência social para seus servidores (CF, art.40), devem (é obrigatório) instituir contribuição cobrada dos servidores, para o custeio do regime previdenciário.
	
	As contribuições estão sujeitas à lei complementar de normas gerais em matéria tributária, papel atualmente desempenhado pelo CTN.
	
	Embora, literalmente, o texto constitucional utilize a expressão ¿compete exclusivamente a União¿ ( art.149, caput), é relevante registrar que no caso das contribuições sociais, especificamente em relação ás contribuições previdenciárias, existe uma exceção.
	
	A Constituição Federal de 1988 assegura que a competência para a instituição das CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS OU ESPECIAIS é exclusiva da União.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Determinado Estado da Federação exige taxa de um partido político, em virtude de um serviço público específico e divisível a este prestado. Tal exigência:
		
	
	é inconstitucional, pois os partidos políticos são entidades de utilidade pública.
	
	é inconstitucional, pois os partidos políticos são equiparados ao Estado.
	
	é perfeitamente legal e legítima, ainda que não tenha sido formalmente instituída por lei, considerando que foi expressamente prevista pelo Código Tributário Nacional - CTN.
	 
	é perfeitamente legal e legítima, desde que a taxa tenha sido anteriormente instituída por lei.
	
	é inconstitucional, pois os partidos políticos são imunes à tributação.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Acerca da espécie tributária TAXA, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	As taxas são tributos não vinculados.
	
	As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
	
	A taxa é um tributo que é vinculado a prestação de um serviço público, ou ao exercício do poder de polícia.
	
	Taxas são tributos em razão do exercício do poder de policia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
	
	A primeira característica da taxa é ser tributo cujo fato gerador é vinculado a uma atividade estatal específica relativa ao contribuinte.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	João, morador do Rio de Janeiro, acaba de comprar um veículo automotor, como existe uma lei ordinária do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo que esta situação é um fato gerador para o pagamento do tributo devido, deverá João pagar o:
		
	 
	IPVA
	
	ITR
	
	IPTU
	
	Contribuição de Melhoria
	
	Taxa de Serviço
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O artigo 79 do CTN trata dos serviços públicos mencionados no Artigo 77 e preconiza que o fato de o serviço estar à mera disposição do contribuinte, mesmo que não tenha sido utilizado pelo mesmo, já enseja cobrança da taxa. Estamos nos referindo aos:
		
	
	Serviços divisíveis;
	
	Serviços específicos;
	
	Serviços efetivamente;
	 
	Serviços potencialmente;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um tributo considerado não vinculado pelo fato de sua cobrança ser feita independente de uma contraprestação específica do Estado, podendo ser apenas cobrado por gerar riqueza:
		
	
	Empréstimo Compulsório.
	
	Contribuição de Melhoria.
	 
	Imposto.
	
	Prestação de Serviço.
	
	Taxa.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A natureza jurídica específica do Tributo é determinado pelo (a):
		
	
	Lei.
	
	Base de Cálculos.
	 
	Fato Gerador.
	
	Decreto.
	
	Portaria.
	
Explicação:
O fato gerador é uma expressão jurídico-contábil, que representa um fato ou conjunto de fatos a que o legislador vincula o nascimento da obrigação jurídica de pagar um tributo determinado. Em obediência aos princípios contábeis da oportunidade e da competência, as despesas e receitas devem ser reconhecidas no momento da ocorrência do fato gerador, independentemente de seu pagamento.

Continue navegando

Outros materiais