Buscar

TRABALHO DE METODOLOGIA - Tecnologia em pról da educação

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Autores:
Djalmir de Sousa Pereira
Erilandio Gomes
Wesley de Sá Pereira
IMPERATRIZ-MA
MAIO/2018
1
2
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO....................................................................................................................1
2 – JUSTIFICATIVA..................................................................................................................2
3 – OBJETIVOS........................................................................................................................3
3.1 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................................................4
3.2 – OBJETIVO GERAL..........................................................................................................4
4 – REVISÃO DA LITERATURA...............................................................................................5
5 – METODOLOGIA.................................................................................................................6
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................9
7 – ANEXO..............................................................................................................................10
INTRODUÇÃO
 A sociedade atual convive diariamente com inovações tecnológicas, tais mudanças são constantes e em velocidade considerável. Esses eventos não são só percebidos no Brasil, eles estão presentes no mundo todo e influenciam todas as áreas, como a educação, por exemplo. Com a informática na educação não é diferente, o avanço tecnológico chegou também nas salas de aula. 
Mais do que a evolução da informática na educação, a presente pesquisa pretende demonstrar a importância do uso da informática na educação, ressaltando os principais tipos de software e sua utilização, bem como seu papel como ferramenta na educação especial. Tal tema justifica-se pela importância da informática na sociedade moderna, tanto na vida social, como profissional, e a escola como formadora de indivíduo e do conhecimento não pode ficar excluída dessa realidade. 
A informática deve ser vista como uma ferramenta primordial para a educação. Hoje ela exerce papel de grande importância e merece ser tratada de tal forma. Contudo para que a informática na educação possa alcançar resultados satisfatórios e suprir a necessidade que a sociedade atual exige, o novo professor deve ser um profissional com muitos atributos. Seu papel é fundamental na inclusão da informática na educação.
	Como é o caso da educação especial, que necessita de uma pré-análise da capacidade e dificuldade de cada um, só assim é feita a escolha dos softwares que possibilitem inclusão e maior rendimento escolar. O uso da informática na educação como ferramenta didática exige planejamento, conhecimento técnico, dedicação e constante atualização. Trata-se de uma ação conjunta entre estado, corpo docente, sociedade e os receptores, no caso os alunos. O que pode se afirmar é que quando as etapas são executadas de forma eficaz todos saem ganhando. Mas o maior ganho nisso tudo é o conhecimento que fica cada vez mais acessível a todos, de forma dinâmica e divertida. 
JUSTIFICATIVA
Percebe-se que a realidade atual vem aproximando cada vez mais o uso da informática na educação, e é natural que o tradicionalismo vai ficando um pouco para trás, antigamente uma aula era reduzida ao professor escrevendo em um quadro-negro com um livro didático na mão, hoje em dia a utilização da informática e seus softwares educativos vêm ganhando cada vez mais espaço na educação. Neste sentido pensamos ser dever de nossas instituições de ensino, acompanhado de professores e equipe pedagógica o aprimoramento do uso da informática no processo de aprendizagem.
Sabemos que a informática é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para busca de conhecimento e informação. Através de seus recursos podemos busca um melhor aproveitamento dentro das salas de aula, o computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender.
A informática torna o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, com a interatividade proporcionada pelo computador. Enfatizando a utilização de softwares educacionais que ajudam ao aluno a absorver o conteúdo. Assim estimulando o uso da informática e equipando melhor as salas de aula, faremos com que os alunos, compreendam.
Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina. Considerando ainda a rapidez com que se dá a produção de conhecimento e a circulação de informações no mundo atual, a incorporação das inovações tecnológicas irá contribuir para a melhoria da qualidade na educação. Contudo, a simples presença das tecnologias na escola não é, por si só, garantia dessa maior qualidade. Segundo o PCN, a tecnologia deve ser usada na escola para ampliar as opções didáticas do educador, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e principalmente a autonomia do aluno. O educador continua sendo quem planeja e desenvolve as situações de ensino a partir do conhecimento que possuem e dos processos de aprendizagem, desta vez utilizando a ferramenta tecnológica como mais um recurso para ensinar e aprender. 
Sendo responsável pelos processos que desencadeia para promover a construção de conhecimentos. A tecnologia deve ser utilizada como recurso para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, não somente para ensinar programas de informática, pois o objetivo não é formar técnicos em informática. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham significados e façam do laboratório uma extensão da sala de aula, um verdadeiro ambiente de aprendizagem.
Como a produção científica tem como objetivo apropriar-se da realidade para melhor analisá-la e, posteriormente, produzir transformações, a discussão sobre a informática na educação com seus softwares educativos, além de aspecto prático muito relevante, reveste-se de importância para o meio acadêmico. Nesse contexto, a maior produção de estudos e conteúdos sobre informática na educação pode ser o início de um processo de transformação que começa na academia e estende seus reflexos para a realidade social. Para o curso de Ciência da Computação ea área de conhecimento que envolve a automatização de processos e soluções baseadas no uso digital, pesquisas e trabalhos sobre a informática na educação são cada vez mais necessários e pertinentes.
OBJETIVOS
3.1 - OBJETIVO GERAL
 Apresentar a importância da Informática na Educação, ressaltando a sua presença nos dias de hoje 
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Analisar os principais softwares educacionais utilizados
 Explicar a necessidade do profissional licenciado em informática
 Relatar motivos para usar tecnologia em benefício da educação
O professor e tecnologia trabalhando em conjunto
4
REVISÃO DA LITERATURA
De acordo com Moraes (1995) para possibilitar que os profissionais do mercado de trabalho futuro apropriem-se destas habilidades e competências, é necessário desde a infância uma educação básica e aplicada de forma multidisciplinar, integrando o saber das novas tecnologias ao fazer, à escola, ao mundo do trabalho e da vida econômica, social e cultural do país, tendo em vista os valores éticos que fundamentam a igualdade e a liberdade humana no seu mais amplo alcance, sob o alicerce da democracia e da escola pública, gratuita e unitária de qualidade.
Destaca-se assim a relevância da introdução da tecnologia da informática nasescolas como uma alternativa para atualizar e qualificar o processo de gestão e ensino/aprendizagem. Através do impacto da utilização dos recursos da tecnologia da informática nas atividades escolares, será possível gerar uma mudança de concepção e modificação nos padrões de comportamento administrativo dos recursos humanos ligados às instituições de ensino, e desta forma tornar a área administrativa mais comprometida, participativa e voltada para as necessidades dos clientes. A utilização dos recursos das tecnologias da informática como ferramentas de auxílio ao processo de ensino aprendizagem, atualizará a prática pedagógica exercida nas escolas da rede de ensino público, possibilitando contribuir para a formação de um egresso apto a interagir com seus pare sem uma sociedade informacional e tecnológica.
Segundo Weert (1992), o conjunto de aplicações da ciência da informática na sociedade constitui uma tecnologia que denomina como tecnologia da informática. A aplicação das tecnologias da informática combinada com outras ciências ou tecnologias afins geram fusões que podem estabelecer o surgimento de novas tecnologias. Este é ocaso da tecnologia da informação, a qual é decorrente da utilização das tecnologias da informática com as tecnologias das telecomunicações, e que ultimamente vem sendo denominada também como telemática (WEISS apud MOREIRA, 1997).
(WEISS apud MOREIRA, 1997) propõe que as tecnologias da informação aplicadas aos processos educacionais sejam divididas em duas categorias: as mídias tradicionais (rádio, televisão e aparelhos de reprodução audiovisual) e as mídias integradas ao uso dos computadores (videodisco, multimídia interativa, sistemas inteligentes e as redes de comunicação), constituindo-se este último objeto de especial interesse neste estudo. 
As mídias integradas ao uso de computadores constituem-se de sistemas computacionais, softwares, aplicações ou ainda, como são mais comumente conhecidos, programas de computadores, que executa e controlam a utilização dos recursos de áudio, vídeo e soma através de computadores. À combinação dos recursos de duas ou mais mídias, denominamos multimídia (GALBREATH, 1994).
De acordo com Buterbaugh (1985), é especialmente indicado para ser utilizado na preparação de materiais didáticos que posteriormente serão aplicados em métodos de ensino individualizado, por permitirem facilidade para: recuperar-se uma informação específica, pois, através de um menu é possível escolher qual o conteúdo que se deseja rever; verificar-se a compreensão do conteúdo abordado, uma vez que vários testes podem ser aplicados e, de acordo coma avaliação obtida, pode-se sugerir retomar um material suplementar existente no conteúdo da aplicação, que trabalhe os tópicos onde a compreensão foi insuficiente; realizar simulações, colocando o aluno diante de diversas alternativas de ação e convidá-lo, depois, a escolher entre uma delas; diagnósticos, onde os usuários são levados a manifestarem seu parecer sobre uma determinada situação apresentada pelo caso em estudo e, ainda, utilização de apresentações guiadas, as quais constituem-se em rotinas que apresentam questionamentos aos alunos e de acordo com as respostas que estes vão retornando, vão-se delineando os rumos dos pontos subsequentes da apresentação.
METODOLOGIA
O projeto terá início por meio de reuniões em sala de aula, nos reuniremos para discutir o tema e planejar a realização do projeto baseando nas leituras feitas do tema proposto nessa pesquisa. Assim, a reunião nos ajudará a ter uma visão mais ampla e crítica para planejar, elaborar e analisar as informações obtidas dos professores e alunos, a fim de dissertar como um todo o processo de ensino-aprendizagem relacionado aos materiais de informática nas escolas.
Essa investigação terá uma importante questão em foco, como que os professores que atuam nas escolas para desenvolver a educação de forma conjunta com a informática e como os alunos desfrutam de tal bem.
O estudo que será realizado é de cunho qualitativo, sendo assim, utilizamos a abordagem etnográfica, para ter maior aproximação direta da realidade do sujeito pesquisado. As entrevistas foram feitas de forma manual, para obtermos maior proximidade sobre as ideias dos entrevistados a respeito do tema. Vale ressaltar que a pesquisa preocupou com a forma que os professores e alunos estão sendo inseridos no meio desses materiais tecnológicos.
PESQUISA 
Devemos entender primeiramente o que é pesquisa.
Rosa e Arnoldi (2006) e Luna (1988, p.71) referem-se à pesquisa como “uma atividade de investigação capaz de oferecer e, portanto, produzir um conhecimento novo a respeito de uma área ou de um fenômeno, sistematizando-o em relação ao que já se
sabe”.
Gil (1999, p. 45), conceitua pesquisa como:
... procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. (...) A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimento científicos (...) ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados.
Pesquisa é, portanto, o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento. É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa.
Conforme Ribeiro (2008), o instrumento que o pesquisador utilizará para atingir resultados ideais será estipulado por ele mesmo.
O ponto de partida de uma investigação científica deve basear-se em um levantamento de dados. Para esse levantamento é necessário, num primeiro momento, que se faça uma pesquisa bibliográfica.
ENTREVISTA
A entrevista representa uma técnica de coleta de dados na qual o pesquisador tem um contato mais direto com a pessoa, no sentido de se inteirar de suas opiniões acerca de um determinado assunto. Esse método não escapa ao planejamento antes mencionado, uma vez que requer do pesquisador um cuidado especial na sua elaboração, desenvolvimento e aplicação, sem contar que os objetivos propostos devem ser efetivamente delineados, a fim de que se obtenha o resultado pretendido.
Segundo Dencker (2000), as entrevistas podem ser estruturadas, constituídas de perguntas definidas; ou semiestruturadas, permitindo uma maior liberdade ao pesquisador. Dessa forma, optando por uma ou outra, alguns procedimentos se apresentam como indispensáveis.
 QUESTIONÁRIO
Entre as diversas técnicas de coletas de dados, sendo que as mais relevantes foram tratadas no quadro do tópico anterior, será o questionário aqui abordado de forma mais detalhada.
O questionário, segundo Gil (1999, p.128), pode ser definido “como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.”.
Assim, é o questionário uma técnica que servirá para coletar as informações da realidade, tanto do empreendimento quanto do mercado que o cerca, e que servirão de base na construção do projeto de pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, F. J. Educação e Informática: Os Computadores na Escola. São Paulo. Cortez, 1985.
Bottentuit Junior, João Batista. (2003) “A Informática na Educação: Mudando os Paradigmas da Educação. ” Olhares e Trilhas. Uberlândia. http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/3573/2616. Acesso em: 22/04/2018.
Brandão, Edemilson Jorge Ramos. (1994) “Informática e Educação: Uma Difícil Aliança”. Passo Fundo. http://issuu.com/edemilsonbrandao/docs/livro. Acesso em 23/04/2018.
GATTI, B.A. Os agentes escolares e computador no ensino. Revista de Educação e Informática. São Paulo, v. 4, p.23. Edição especial. Dez 1993.
Jucá, Sandro César Silveira (2006). “Avaliação dos Softwares Educativos na Educação Profissional”. Ciências e Cognação, Vol. 08, pag. 22 a 28. Fortaleza. http://www.faacz.com.br/revistaeletronica/links/edicoes/2006_02/edutec_sandro_avaliacaosoftwareeducativo_2006_2.pdf.Acesso em 25/04/2018.
Morais, Rommel Xenofonte Teles. (2003) “Software Educacional: A Importância de sua Avaliação e do Seu Uso nas Salas de Aula”. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação), Faculdade Lourenço Filho. Fortaleza. Acesso em 25/04/2018.Rocha, Sinara Socorro Duarte. (2008) “O Uso do Computador da Educação: A Informática Educativa”. Espaço Acadêmico, numero 85. Fortaleza. Acesso em 25/04/2018.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas para o professor na atualidade. 7ª Ed. São Paulo: Érica,2007.
ANEXO
PARTE 1 - PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Assinale os recursos didáticos que:
1. Estão disponíveis na sua escola:
1. Quadro-Negro
2. Retroprojetor
3. Tv-Vídeo
4. Computador
5. Computador/Internet
6. Projetor de slides
2. Qual dos itens abaixo melhor define seu atual trabalho como professor:
1.Transmissor de conhecimentos
2. Orientador da aprendizagem
3. Ambos
4. Não sabe 
3.Acesso a computador:
1. Em casa 
2. Casa de amigos
3. Ambiente de trabalho fora da escola estadual
4. Na Escola
5. Não tem acesso
4. Acessa internet para:
1. Diversão
2. Buscar conhecimento
3. Trocar e-mail
4. Os três itens anteriores
5. Buscar conhecimento e trocar e-mail
6. Não acessa

Continue navegando