Buscar

DEFINIÇÃO DE ÉTICA

Prévia do material em texto

DEFINIÇÃO DE ÉTICA
A palavra ética vem do grego “ethos”
Ethos: significa morada, habitat, refúgio. Mas esse é um significado literal. Para os filósofos, ethos significa: hábito, índole, natureza. Mas usualmente na filosofia define-se ethos como caráter. 
Os gregos definiam ethos como caráter, e já os romanos traduziram para sua cultura ethos como hábito ou costume. Então quando relacionamos caráter e costume podemos dizer que estamos falando do comportamento humano, e como o homem se porta em sociedade. 
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, a ética serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valore históricos e culturais.
Exemplo: 
Ética no Serviços Públicos 
O tema da ética no serviço público está diretamente relacionado com a conduta dos funcionários que ocupam cargos públicos. Tais indivíduos devem agir conforme um padrão ético, exibindo valores morais como a boa fé e outros princípios necessários para uma vida saudável no seio da sociedade.
Assim, o mesmo deve exercer as funções seguindo determinados tipos valores, princípios, ideais e regras. De igual forma, o servidor público deve assumir o compromisso de promover a igualdade social, de lutar para a criação de empregos, de desenvolver a cidadania e de robustecer a democracia. Para isso ele deve estar preparado para pôr em prática políticas que beneficiem o país e a comunidade no âmbito social, econômico e político. Infelizmente os casos de corrupção no âmbito do serviço público são comuns, fruto de profissionais que não trabalham de forma ética.
Pessoas que não seguem a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiética, assim como o ato praticado. Geralmente a conduta antiética é ilegal, seja por infringir uma norma, regulamento, estatuto ou diretrizes profissionais.
Podemos nos portar da forma que quisermos em determinados ambientes, mas é a forma que pensamos no nosso comportamento que irá dizer se somos éticos ou não.
Para isso precisa-se entender que ninguém nasce com ética, e sim que é adquirido no decorrer da vida e dos processos que passamos ao longo dela, seja no processo cultural, nas relações de trabalho. 
Então podemos dizer que a ética, se define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relações aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social, ou seja, ética é a forma como o homem deve se comportar no seu meio social.
Relação entre o Filme Erin Brockovith – Uma Mulher de Talento e a Ética
No decorrer do filme mesmo tendo várias situações contra a seu favor, sua determinação e postura profissional adquirido no decorrer das suas investigações da empresa, que ultrapassam o limite da ética com os seus subornos e crimes ambientais, fazem com que seu senso de justiça ético para com as pessoas e a sua postura profissional falem mais alto. 
Podemos dizer que este filme aborda a coragem, a garra e a determinação de uma mulher que desafiou todo um sistema para, simplesmente, fazer o que achava correto.

Continue navegando