Buscar

Ultrassom relatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Beatriz Rithiely
Curso: Fisioterapia 
Ultra-som
Denomina-se ultra-som as ondas cinéticas ou mecânicas produzidas por um transdutor vibratório que se aplica sobre a pele com fins terapêuticos, atravessando-a e penetrando no organismo em diferentes profundidades. A onda ultra-sônica é de natureza longitudinal, ou seja, a direção de propagação é a mesma que a direção de vibração e causam compressão e expansão do meio à metade da distância de um comprimento e onda, conduzindo a variações de pressão no meio. Os transdutores são constituídos de certos tipos de cristais, estes emitem a onda ultra-sônica. 
Modo de aplicação
Sub-Aquática: É usado quando o contato direto não é possível devido a forma irregular da parte a ser tratada. Geralmente utilizado nas extremidades. O cabeçote é colocado na água e movido paralelo à superfície da parte que está sendo tratada e o mais próximo possível da pele. Se possível a água deverá ser fervida e aquecida, a mão do terapeuta não deverá estar em contato com a água e Caso a água não seja desgaseificada o terapeuta deverá constantemente limpar o cabeçote devido a formação de bolhas.
Aplicação com gel sólido: O mais utilizado. É importante que a distância entre o cabeçote e o tecido seja preenchida por gel numa distância aproximada de 0,5 cm. Evitar durante a aplicação mudanças no ângulo do cabeçote. Após a aplicação retirar todo o gel do cabeçote e da pele do paciente.
Aplicação com bolsa de água: Utilizado também em superfícies irregulares. Geralmente utiliza-se uma bolsa de plástico ou borracha, preenchida com água desgaseificada. Entre a bolsa, o cabeçote e a pele do ultra-som deverá existir uma fina camada de gel. O cabeçote deverá ser firmemente pressionado sobre a bolsa.
Utilização em feridas abertas: Como não se deve aplicar diretamente sobre a ferida, o terapeuta deverá ter alguns cuidados para evitar riscos de infecção. Nunca em cima das feridas, 3cm acima da ferida.
Efeitos fisiológicos
Vasodilatação da área com hiperemia, aumenta o fluxo sanguíneo, aumenta a permeabilidade celular, flexibilidade dos tecidos ricos em colágeno, analgésico e espasmolítico. 
Indicações
Condições agudas e pós-agudas, contratura articular, inflamação crônica, redução do espasmo muscular e modulação da dor.
Contraindicações
Condições agudas, áreas de sensação de temperatura diminuída, insuficiência vascular, tromboflebite, órgãos reprodutores traumatismos recentes.
Aplicação na aula prática
É necessário preparar o teste do equipamento, colocar o cabeçote com alguns pingos de água e esperar que ela evapore.
Selecionar o modo continuo ou pulsado, a intensidade, o tempo e a frequência – 1MHz ou 3MHz.

Outros materiais