Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Sobre a Guarda Nacional assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
I - foi criada em 1831, em substituição as antigas milícias.
II - Era cópia da lei francesa do mesmo ano.
III - A ideia era organizar um corpo armado de cidadãos confiáveis, capaz de manter a ordem.
IV - O alistamento obrigatório na Guarda Nacional desfalcou os quadros do Exército.
	
	
	Somente I e II.
	
	Somente I.
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somente I e III.
	 
	Somente I, III e IV.
	2a Questão
	
	
	
	(UECE/2013) Atente para o que se diz sobre o ato político ocorrido no Brasil em 1840, que ficou conhecido como "O Golpe da Maioridade", e sobre alguns dos seus desdobramentos. I. O Golpe da Maioridade significou a antecipação da maioridade legal do herdeiro do trono, Pedro de Alcântara. II. A criação do Clube da Maioridade foi importante para a articulação entre os partidos Liberal e Conservador. III. Este ato teve como uma de suas consequências o retorno dos liberais ao poder, ainda que por pouco tempo. Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II apenas.
	
	II e III apenas.
	
	I, II e III.
	 
	I e III apenas.
	
	I apenas
	
Explicação:
O Golpe da Maioridade significou a antecipação da maioridade legal do herdeiro do trono, Pedro de Alcântara. Este ato teve como uma de suas consequências o retorno dos liberais ao poder, ainda que por pouco tempo. 
	3a Questão
	
	
	
	Podemos dizer que, dentro do Período Regencial (1831-1840), o ano de 1837 marcou uma importante mudança porque:
	
	
	Marcou a antecipação da maioridade do Príncipe herdeiro e, consequentemente, o início do Segundo Reinado.
	 
	Marcou o começo do governo de Araújo Lima que, ao contrário do que fizera Diogo Feijó, enfraqueceu o governo provincial e fortaleceu o poder central.
	
	Marcou a instalação da República no Brasil.
	
	Marcou o final das regências e o retorno de D. Pedro I ao trono brasileiro.
	
	Marcou o retorno do Brasil à órbita do Império Português.
	4a Questão
	
	
	
	Uma característica do governo de Pedro II foi o permanente rodízio no poder entre liberais e conservadores. A prática se tornaria ainda mais regular a partir de 1847, quando o imperador recriou o cargo de presidente do Conselho de Ministros (extinto pelo Ato Adicional de 1834). Dom Pedro parece ter percebido a verdade contida na frase do senador Holanda Cavalcanti: "Nada se assemelha mais a um saquarema'doqueumluzia' no poder". Em 1853, o marquês do Paraná, líder dos conservadores, formou o Ministério da Conciliação, enfim unindo as duas forças políticas do país. Começaria então um período de paz interna e prosperidade econômica e cultural. In: História do Brasil. São Paulo: Publifolha, 1997, p. 130 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário do Brasil imperial, julgue as alternativas subsequentes:
I - De 1847 ao fim do império, o Brasil conheceu uma espécie de parlamentarismo.
II - Dom Pedro II chegou ao poder tão logo completou os 18 anos de idade, em substituição ao pai, que abdicou do trono.
III - Uma tradução bem popular da frase do senador Holanda Cavalcanti poderia ser: embora em tese fossem adversários inconciliáveis, liberais e conservadores eram farinha do mesmo saco.
Estão corretas:
	
	
	II
	
	III
	
	I e II
	
	I
	 
	I e III
	5a Questão
	
	
	
	Sabe-se que com a "lei de Interpretação" do Ato Adicional, votada em 12 de maio de 1840. tinha início o "regresso", ou seja, um retorno à:
	
	
	regência trina.
	
	tendência descentralizadora.
	
	tendência a dar mais poderes as províncias.
	 
	tendência centralizadora.
	 
	monarquia absolutista.
	
Explicação:
A lei retirou poderes das províncias, fortalecendo o poder do imperador.
	6a Questão
	
	
	
	Fui liberal. Hoje, porém, é diverso o aspecto da sociedade: os princípios democráticos tudo ganharam e muito comprometeram; a sociedade que até então corria risco pelo poder, corre agora risco pela desorganização e pela anarquia. Como então quis, quero hoje servi-la, quero salvá-la e por isso sou regressista. Essas palavras de Bernardo Pereira de Vasconcelos, em 1838, mostram a trajetória de um dos muitos políticos do Império que iniciaram sua carreira como liberais progressistas e, ao final, viraram regressistas ou conservadores. Com relação a esse posicionamento político, podemos entender que: I. Essas palavras mostram as etapas do liberalismo brasileiro: no início, concebido como instrumento contra o despotismo real, mas, ao final, protegendo-se das pretensões democratizantes dos radicais. II. Essas palavras demonstram o senso patriótico de muitos políticos brasileiros, que souberam distinguir os perigos que o Império estava correndo diante da anarquia que poderia surgir dos movimentos libertários em marcha naquele momento pelo país. III. Essas palavras demonstram o conservadorismo dos políticos brasileiros: mesmo aqueles que se diziam liberais, trocavam de posição de acordo com suas conveniências sem levar em conta o conjunto da população brasileira. Escolha, abaixo, as opções corretas:
	
	
	As opções I e II estão corretas;
	
	As opções II e III estão corretas;
	 
	As opções I e III estão corretas;
	
	Apenas a opção I esta correta.
	
	Apenas a opção III esta correta.
	7a Questão
	
	
	
	O Período Regencial, compreendido entre 1831 a 1840, foi marcado por grande instabilidade, causada pela disputa entre os grupos políticos para o controle do Império e também por inúmeras revoltas, que assumiram características bem distintas entre si. Em 1838, eclodiu, no Maranhão, a Balaiada, somente derrotada três anos depois. Pode-se dizer que esse movimento:
	
	
	foi de revolta das classes populares contra os proprietários. Opôs os balaios (sertanejos) aos grandes senhores de terras em aliança com escravos e negociantes;
	
	sofreu a repressão empreendida pelo futuro Duque de Caxias, que não distinguiu os diversos segmentos envolvidos na Balaiada, ampliando a anistia decretada pelo governo imperial, em 1840, aos balaios e aos negros de Cosme, demonstrando a vontade do Império de reintegrar, na vida da província, todos os que haviam participado do movimento.
	
	lutou pela extinção da escravidão no Maranhão, pela instituição da República e pelo controle dos sertanejos sobre o comércio da carne verde e da farinha ¿ então monopólio dos bem-te-vis, sendo o seu caráter multiclassista a razão fundamental de sua fragilidade;
	
	Contou com a participação de segmentos sertanejos ¿ vaqueiros, pequenos proprietários e artesãos ¿ opondo-se aos bem-te-vis, em luta com os negros escravos rebelados, que buscavam nos cabanos apoio aos seus anseios de liberdade;
	 
	foi, inicialmente, o resultado das lutas internas da Província, opondo cabanos (conservadores) a bem-te-vis (liberais), aprofundadas pela luta dos segmentos sertanejos liderados por Manuel Francisco dos Anjos, e pela insurreição de escravos, sob a liderança do Negro Cosme, dando características populares ao movimento;
	8a Questão
	
	
	
	UFS-SE) -Sobre o movimento revolucionário denominado Sabinada, ocorrido durante o período regencial, pode-se dizer que se desenvolveu:
	
	
	no Maranhão, e representou o descontentamento das camadas mais humildes da população.
	
	no Pará, e refletiu o abandono e a miséria dos grupos sociais desfavorecidos da população.
	
	no Rio Grande do Sul, e chegou a proclamar a República do Piratini.
	
	em São Paulo, e provocou violenta luta entre liberais e conservadores, sendo que os primeiros foram derrotados por tropas comandadas por Caxias.
	 
	na Bahia, e pretendeu sustentar a República Bahiense até a maioridade de D.Pedro II.