Buscar

RAID Parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RAID - Parte 2
[20-nov-02] 
O espelhamento, também chamado RAID 1, faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro disco rígido, de forma automática. Ou seja, se você montar um sistema desse em seu micro, o segundo disco rígido será cópia fiel do primeiro disco. Se o seu disco rígido principal queimar, o segundo entra em ação automaticamente. 
Veja que maravilha: o espelhamento é um backup automático feito por hardware, aumentando a segurança do seu micro. É claro que esse sistema não dispensa o backup (já que pode acontecer de os dois discos rígidos queimarem ao mesmo tempo, embora essa probabilidade seja muito baixa - mas existe), mas realmente dá uma enorme sensação de segurança para aqueles que não podem perder de maneira alguma os dados presentes no disco rígido. O mais legal do espelhamento é que ele é feito por hardware automaticamente pela placa-mãe ou placa controladora, não sendo necessário nenhum tipo de configuração no sistema operacional para que o backup seja efetuado (o sistema "acha" que só há um disco rígido no micro). 
O mais legal é que o espelhamento não precisa ser feito no momento da formatação do disco rígido e instalação do sistema operacional. Você pode pegar um disco contendo dados de anos e iniciar o espelhamento. No momento da configuração, que é feito através de um setup próprio, o conteúdo do disco rígido principal será copiado para o disco rígido de backup (procedimento que demora um pouco, é claro). 
A divisão de dados e o espelhamento podem ser combinados ao mesmo tempo, em uma configuração normalmente chamada RAID 0+1. Essa configuração necessita de, no mínimo, quatro discos rígidos. A divisão de dados será usada em dois discos para aumentar a velocidade, enquanto que os outros dois discos serão backup dos dois primeiros. 
O RAID antigamente necessitava obrigatoriamente de uma placa controladora SCSI e de discos SCSI, que são caros. Atualmente várias placas-mãe já vêm com chips controladores RAID IDE, permitindo a utilização desse sistema sem a necessidade de nenhum hardware adicional, bastando instalar os discos rígidos e configurar o sistema através de um setup próprio (normalmente pressionando Control H após a contagem da memória; isso varia de acordo com o modelo da placa-mãe, portanto preste atenção no que aparece escrito na tela após a contagem de memória). 
Os dois principais fabricantes dos chips controladores RAID para placas-mãe são a Promise (http://www.promise.com/) e a HighPoint (http://www.highpoint-tech.com/). Em placas-mãe que usam esse tipo de chip, você terá mais portas IDE no micro, como mostramos na tabela abaixo. A maioria dos chips faz com que a placa-mãe tenha duas portas IDE extras, totalizando quatro portas IDE, ou seja, fazendo com que você possa ter um total de oito dispositivos IDE instalados no micro (até dois por porta). Entretando, o sistema RAID só está disponível nas portas controladas pelo chip RAID, ou seja, você poderá ter até quatro discos rígidos operando em RAID (2 por porta). 
	Chip
	Portas
	HighPoint HPT370
	2 portas ATA-100
	HighPoint HPT372
	2 portas ATA-133
	HighPoint HPT374
	4 portas ATA-133
	Promise PDC20275
	2 portas ATA-100
	Promise PDC20276
	2 portas ATA-133

Outros materiais