Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 1 2

Prévia do material em texto

Exercício: GST1712_EX_A1_201808255496_V2 
	27/08/2018 16:16:22 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.3 EAD 
	Disciplina: GST1712 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO  
	201808255496
	 1a Questão 
	
	
	
	
	O Ambiente Externo é constituído de inúmeros fatores de ordem complexa para serem avaliadas pelo Gestor as possíveis influências. Quais são as variáveis que podem influenciar a empresa?
		
	
	Futebolistas 
	
	Desportistas 
	
	Microambientes
	
	Político/Legal e Ambiental
	
	Expedicionárias
	
Explicação: 
O ambiente externo é composto por variáveis incontroláveis, fora do ambiente interno das empresas, que podem afetá-las de forma positiva, com oportunidades, ou negativa, com ameaças. Como exemplos de fatores externos (variáveis incontroláveis) têm: Queda ou aumento na taxa de juros e surgimento de uma nova tecnologia. O ambiente externo divide-se em dois. O primeiro, denominado macroambiente, ambiente geral, indireto, ou maior, atua de forma indireta na organização. Como exemplo pode citar o aumento da taxa de juros, variações na economia como o aumento da inflação, mudanças na política de exportação ou importação, o surgimento de nova tecnologia, ou um novo incentivo fiscal.
	
 2a Questão 
	
	
	
	
	Aprendemos que as empresas precisam contar com elementos que promovam o alinhamento organizacional. 
Dentre as afirmações abaixo, sobre alinhamento organizacional, assinale as que são falsas e as que são verdadeiras. A seguir, encontre nas opções de resposta a sequência correta marcada por você.
(   )        Além dos níveis organizacionais, toda empresa deve ter sua missão, sua visão e seus valores, que norteiam os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados.
(   )        Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso.
(   )        A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos. 
(   )        Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual, variam entre pessoas e empresas e deverão servir de guia para os funcionários.
(   )        Os códigos de ética não são mais elaborados pelas empresas por não serem confiáveis e apresentarem padrões impossíveis de serem cumpridos.
		
	
	V, F, V, V, V
	
	V, V, F, V, V
	
	V, V, V, V, F
	
	V, V, F, F, V
	
	V, V, F, V, F
	
Explicação: 
A sequência correta é V-V-V-V-F.  As quatro primeiras afirmações são verdadeiras e a quinta afirmação é falsa de acordo com as aulas online.
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível. Para isso, o administrador utiliza as atividades fins e atividades meios.
Conforme as aulas estudadas, assinale a única alternativa correta:
		
	
	Em uma loja de eletrodomésticos as atividades do departamento comercial podem ser classificadas como atividade meio.
	
	As atividades contábeis que servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais de uma loja de eletrodomésticos podem ser classificadas como atividades meio.
	
	As atividades dos vendedores em uma loja de eletrodomésticos podem ser consideradas como atividades meio, pois são os vendedores a razão de ser do negócio.
	
	Atividades meio são aquelas vinculadas diretamente à missão da empresa.
	
	Atividades fins são aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades meio.
	
Explicação: 
As atividades podem ser classificadas quanto a proximidade em relação aos fins a que se destina a empresa em atividades fins, também conhecidas como produtivas ou substantivas e atividades meios, chamadas também de adjetivas ou de apoio.
Atividades fins são as atividades que constituem o conjunto de esforços visando realizar os fins a que se destina a organização. São aquelas diretamente vinculadas a missão da empresa, como as relacionadas com a área comercial ou a de fabricação. Por exemplo, em uma empresa industrial, a operação dos equipamentos e ferramentas de fabricação, em uma loja de varejo a venda de produtos e na Petrobrás as atividades diretamente ligadas à exportação, produção, refino, transporte e distribuição dos produtos de petróleo.
Atividades meios são as que constituem o conjunto de esforços visando apoiar ou facilitar a realização dos fins da organização. São aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins, como a atividade contábil, de segurança, telefonia, manutenção, recrutamento e seleção. Por exemplo, em uma empresa de energia elétrica as atividades de serviço de pessoal, serviços jurídicos, patrimônio, finanças, contabilidade
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Um sistema pode ser definido com um todo organizado; uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário; um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades. Deste modo, assinale a alternativa CORRETA referente à consideração sobre sistema. 
		
	
	Constituem todas as variáveis que estão ao lado ¿de fora¿ do sistema; 
	
	Incluem duas funções básicas, o planejamento e o controle do sistema;
	
	São metas ou fins em direção a qual o sistema tende; 
	
	São fatores que envolvem a análise do processo de monitoramento dos sistemas.
	
	Os seres vivos são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente;
	
Explicação: 
Sistema é um conjunto de recursos que interagem para formar um todo organizado e produzir algum tipo de resultado. Um sistema pode ser definido então como um todo organizado, uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário ou como um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades.
Assim, uma empresa pode ser definida como um sistema organizacional, porque é constituída por um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos, etc. dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos. Como os seres vivos são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente, as empresas também são, pois interagem com o ambiente organizacional, espaço onde as organizações operam para alcançar seus objetivos. Seja no ambiente interno, onde estão as variáveis controláveis pela empresa, seus recursos internos, seus equipamentos, sua tecnologia, seus profissionais, seu capital, etc., seja no ambiente externo, aonde estão as variáveis incontroláveis pela empresa, como a legislação, a política governamental, a economia, a demografia, os fornecedores, os clientes, os concorrentes, etc.
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Na estrutura formal de uma empresa podemos encontrar as atividades fim e as atividades meio. É importante que esses dois grupos de atividades sejam identificados pelos gestores a fim de melhor distribuir os recursos organizacionais. Considerando a Pinguins Ind. e Com. de Roupas Ltda, aponte a opção que representa uma atividade fim nesta empresa.
		
	
	Recursos Humanos
	
	Vendas
	
	Informática
	
	Limpeza e conservação
	
	Jurídico
	
Explicação: 
As atividades-fim são aquelas que se confundem com os objetivos da empresa ou muitas vezes são os únicos meios paraque a organização alcance tais objetivos. Em outras palavras, podemos dizer que as atividades-fim são aquilo que a empresa entrega a seus clientes, seja na forma de produtos ou prestação de serviços.
As atividades-meio não são o objeto do negócio, ou seja, não são o objetivo principal da organização. São apenas atividades de apoio, necessárias por contribuir com o satisfatório andamento dos processos e rotinas administrativas do negócio.
As atividades-meio são necessárias, pois contribuem para o bom desempenho das rotinas administrativas da empresa, enquanto as atividades-fim são o próprio negócio, a razão de existir da empresa.
Entre as opções apresentadas todas são atividades-meio para a empresa, com exceção de vendas, que é uma atividade-fim, sem a qual a empresa não tem razão para existir, é o principal objetivo da empresa.
	
	
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Os gestores de uma empresa fornecedora de serviços perceberam, em função da necessidade de se manter no mercado, que precisavam ser mais proativos aos movimentos da concorrência. Fernando, gerente financeiro, discordou dessa necessidade, alegando que a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. No entanto, Jorge, gerente de marketing, explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema que é influenciado por variáveis do meio externo. Sendo assim, marque a alternativa abaixo, que representa o tipo de sistema retratado pelo posicionamento do gerente de marketing. 
		
	
	Centralizado, que necessita ter todas as variáveis internas e externas sob seu domínio.
	
	Fechado, que interage diretamente com os concorrentes e necessita observar seus movimentos.
	
	Aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis presentes no ambiente, como concorrentes, fornecedores e consumidores.
	
	Administrativo, imposto pelo mercado que influencia os objetivos a serem atingidos.
	
	Linear, que cria o ambiente macroeconômico e mantém interações com os concorrentes.
	
Explicação: 
Sistema é um conjunto de recursos que interagem para formar um todo organizado e produzir algum tipo de resultado. Um sistema pode ser definido então como um todo organizado, uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário ou como um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades.
Uma empresa pode ser definida como um sistema organizacional, porque é constituída por um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos, etc. dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos. Como os seres vivos são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente, as empresas também são, pois interagem com o ambiente organizacional, espaço onde as organizações operam para alcançar seus objetivos. Interagem no ambiente interno, onde estão as variáveis controláveis pela empresa, seus recursos internos, seus equipamentos, sua tecnologia, seus profissionais, seu capital, etc., bem como no ambiente externo, aonde estão as variáveis incontroláveis pela empresa, como a legislação, a política governamental, a economia, a demografia, os fornecedores, os clientes, os concorrentes, etc.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Para Robert Katz (1955), existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: técnicas, humanas e conceituais. Com base neste estudo, assinale a opção INCORRETA. 
		
	
	A habilidade técnica é mais importante no nível operacional.
	
	As habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis hierárquicos
	
	A habilidade Humana é mais importante no nível estratégico da organização.
	
	A habilidade conceitual consistem na capacidade do administrador para compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
	
	A habilidade conceitual permite analisar e interpretar situações abstratas e complexas, compreender as relações de causa e efeito e encontrar as melhores soluções para as dificuldades.
	
Explicação: 
Em função do questionamento sobre se existe um administrador ideal para qualquer situação, Robert L. Katz, num artigo na Harvard Business Review, descreveu o seu entendimento das habilidades necessárias ao administrador. Segundo seu trabalho, uma administração bem sucedida parece apoiar-se em três habilidades básicas, a técnica, a humana e a conceitual.
Habilidade Técnica se refere a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso de técnicas e do instrumental da disciplina específica. Ou seja, são relacionadas aos conhecimentos especializados e específicos aprendidos. Quando iniciamos nossa carreira numa organização quase sempre utilizamos em maior proporção essa habilidade, adquirida pela educação, treinamento profissional e experiência adquirida na empresa. 
Habilidade Humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo na direção dos objetivos estabelecidos. Essa habilidade refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Consiste em conseguir esforços cooperativos em equipe, interagir e compreender a necessidade e desejos de outros indivíduos. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre os integrantes da equipe e da organização.
Habilidade Conceitual ou visão sistêmica significa a habilidade para visualizar a organização como um conjunto integrado. Perceber como as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais. O administrador com essa habilidade deve saber conviver, compreender e lidar com situações complexas e ambíguas, requerendo, maturidade, experiência e capacidade para analisar pessoas e situações. Os administradores da alta administração empregam esta habilidade no desenvolvimento do planejamento estratégico da organização.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Das afirmativas que se seguem, apenas uma está INCORRETA. Qual é? A função (fase ou etapa) administrativa:
		
	
	seus executores necessitam deter conhecimentos a respeito de planos e dos projetos.
	
	deve desconsiderar os desvios identificados na comparação de resultados esperados e alcançados.
	
	pode ocorrer em qualquer dos três níveis da empresa/organização.
	
	inicia-se com o estabelecimento de padrões e encerra-se com a elaboração de relatórios.
	
	ocorre tanto no nível intermediário (ou tático), quanto no operacional.
	
Explicação: 
A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

Continue navegando