Buscar

Processo de Destilação Simples

Prévia do material em texto

Descrever o processo e identificar os pontos onde são gerados aspectos de impactos ambientais, quais são eles e solução para o problema: 
	Destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.
	O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
	Esse processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, por exemplo), ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80 ºC.
Processo de Destilação Simples: 
Objetivo: separar os componentes de uma mistura homogênea (H2O e NaCl) formada por um componente sólido dissolvido em um líquido 
Materiais Utilizados: 
Manta Elétrica;
Balão de destilação;
Termômetro;
Rolha;
Condensador;
Mangueira;
Erlenmeyer.
Execução: 
Passo 1: Montagem da estrutura para a destilação;
Passo 2: Adição da mistura homogênea no balão de destilação com pedras de ebulição. 
Passo 3: Ligar a manta elétrica para iniciar o processo de aquecimento da mistura. 
Passo 4: Acionar a mangueira para iniciar o resfriamento do vapor de água enquanto passa pelo condensador e anotar a temperatura que começa a ebulição do líquido;
Passo 5: Observar o balão de destilação e o Erlenmeyer até que no balão possua somente o sólido e no Erlenmeyer possua só o líquido e o processo seja concluído. 
Passo 6: Desligar a manta e a mangueira.
	Aspectos de impactos ambientais: 
	No Passo 3 a mangueira de resfriamento e a manta elétrica são acionadas e ficam ligadas até o final do processo havendo o desperdício de ambas.
	A água é descartada na pia. 
	
	Meio de diminuir o impacto: 
	A água utilizada para o resfriamento da substância não é contaminada, mas fica ligada durante todo o processo e é descartada na pia havendo muito desperdício. Um meio de melhorar esse aspecto de impacto ambiental é fazer o recolhimento da água utilizada e destiná-la para outros fins.
	Quanto ao excesso de energia utilizada no processo nada ainda pode ser feito, pois para que o processo ocorra é necessário que a manta fique ligada durante todo o aquecimento e destilação da substância. 
POLÍTICA AMBIENTAL BIO EXTRATUS, EMPRESA DE COSMÉTICOS 	
	Pensar verde, responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável são termos comuns no ambiente de trabalho da Bio Extratus. Em abril de 2010, a empresa passou por um processo de auditoria realizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a qual lhe concedeu a Certificação ISO 14001.
	A ISO 14001 é uma norma internacional de padrão de qualidade que garante que a empresa possua um Sistema de Gestão Ambiental atuando corretamente e consequentemente, não prejudicando o meio ambiente em nenhuma etapa do seu processo de fabricação ou em atividades associadas a ele.
	Para conseguir essa Certificação, a Bio Extratus apresentou evidências de todo o cuidado ambiental desempenhado pela empresa ao longo de sua história, o que inclui: não fazer testes em animais, projetos de recuperação de nascentes e preservação da mata nativa, controle de todos os resíduos sólidos, sistema eficiente de tratamento de efluentes, treinamento e capacitação da equipe de colaboradores, atendimento à legislação ambiental e rigorosos procedimentos internos para prevenir a poluição.
	O compromisso de desenvolvimento sustentável, assumido pela empresa, induz os colaboradores a trabalhar em prol da melhoria contínua e a se esforçar cada dia mais para proteger o meio ambiente, fazendo deste um objetivo a ser constantemente perseguido.
	Para a Bio Extratus, obter a Certificação ISO 14001 é o reconhecimento de um trabalho que exigiu muito esforço, investimento e dedicação.
	Nossos clientes podem ter orgulho de apoiar uma indústria ecologicamente correta que se preocupa com o futuro do planeta.
O TRATAMENTO DE EFLUENTES
	Em 2002, a empresa inaugurou um processo de tratamento de todos os resíduos, gerados nos processos e atividades e recebeu o certificado de licença ambiental da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente). Neste processo, todo o sistema de efluentes (industrial e sanitário) é canalizado para tanques apropriados onde recebem um tratamento adequado para devolver à natureza uma água compatível ao meio ambiente.
	A partir do ano 2006, devido o crescimento da empresa, houve a necessidade de ampliação do tratamento de efluentes. Sendo assim, a empresa investiu em um novo tratamento por processo biológico anaeróbico seguido de valas de filtração onde todo o efluente é devolvido à natureza como água reutilizável. A parte sólida do efluente é retirada e transformada em adubo orgânico. Todo processo é monitorado pelo laboratório da própria empresa e de empresas credenciadas pela FEAM.
PAISAGISMO E ARBORIZAÇÃO
	O investimento em paisagismo tornou o parque industrial da empresa uma paisagem bonita de se apreciar: belos gramados (que evitam a erosão), buganvílias coloridas, palmeiras e flores ornamentais. Por possuir uma área bastante extensa, a empresa desenvolve atualmente um projeto de arborização que inclui a plantação de árvores nativas como jacarandás, mulatos, coqueiros e árvores frutíferas, atraindo pássaros de várias espécies, oferecendo à natureza um espaço para a preservação tanto da fauna quanto da flora.
RECUPERAÇÃO DE NASCENTES DE ÁGUA
	Outro investimento da empresa na preservação ambiental é a recuperação de nascentes de água, através da arborização e da construção de um complexo de lagoas. A preservação e os cuidados com a natureza são para a Bio Extratus motivo de orgulho e compromisso com a natureza, com toda a sociedade atual e futura.
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
ENGENHARIA QUÍMICA
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E ISO 14.000
TRABALHO COMPLEMENTAR
OLÍVIA ALMEIDA BRITO TEIXEIRA (201710205)
VASSOURAS, 22 DE NOVEMBRO DE 2017

Continue navegando