Buscar

currilulo e pratica a escola

Prévia do material em texto

.
Questão 1/5 - Currículo Escolar
Leia o seguinte extrato de texto:
“A inclusão na escola regular implica na adaptação curricular e na revisão da metodologia de ensino, o que se trata de um benefício não apenas para a criança ‘deficiente’ e sim para os alunos como um todo, uma vez que o sistema de aulas eminentemente expositoras não contempla as necessidades dos alunos do ensino regular. [...] Para a concretização das adaptações curriculares que se fizerem necessárias no sistema educacional, o Projeto Escola Viva, de 2000, elaborado pelo Ministério da Educação, divide as adaptações curriculares em dois níveis: adaptação de grande porte [...] e adaptação curricular de pequeno porte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAINIERI, Cláudia Mara Padilha. Desenvolvimento e aprendizagem de alunos surdos: Cognitivo, Afetivo e Social. Curitiba: IESDE, 2012. p. 141.
Conforme os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre as adaptações curriculares de grande e de pequeno porte, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  (  ) As adaptações de grande porte exigem ações de natureza política, administrativa, financeira e burocrática.
II. (  ) As adaptações de pequeno porte cabem ao professor, a fim de realizar e favorecer a aprendizagem dos alunos.III.( ) As adaptações de grande porte são de responsabilidade do professor juntamente com as instâncias político-administrativas superiores.
IV. ( ) As adaptações de pequeno porte se referem à colocação de rampas na escola, à compra de materiais específicos para determinado tipo de deficiência, à procura por cursos para o ensino de Libras, por exemplo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	C
	V – V – F – F
As afirmativas I e II estão corretas. A afirmativa I está correta, pois as
 adaptações de grande porte exigem ações de natureza política, 
administrativa, financeira e burocrática e são de reponsabilidade dos órgãos superiores da política e da administração pública bem como da administração educacional, p
or isso a Afirmativa III está incorreta. A afirmativa II está correta, 
pois as adaptações de pequeno porte cabem ao professor a fim de 
realizar e favorecer a aprendizagem dos alunos. São adaptações de
 pequeno porte: objetivos de ensino, conteúdos, métodos, nas
 avaliações, entre outras, e não de ordem material-financeira, como 
as elencadas na afirmativa IV, que está incorreta (livro-base, p. 131-133).
Questão 2/5 - Currículo Escolar
No Capítulo II, intitulado “Os princípios do conhecimento pertinente”, do livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Edgar Morin pontua que:
“- Existe um problema capital, sempre ignorado, que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais.
- A supremacia do conhecimento fragmentado de acordo com as disciplinas impede frequentemente de operar o vínculo entre as partes e a totalidade, e deve ser substituída por um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto.
- É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto. É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo”.
Morin faz uma crítica pontual à educação fragmentada, que ainda é muito presente nos contextos educativos mundiais. Levando isso em consideração e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a educação fragmentada, analise as afirmativas a seguir:
I. Nesse modelo educacional, a educação é tida como um processo de busca, e o professor está sempre atento às demandas dos alunos.II, O processo de seleção e organização dos conteúdos de cada área são o centro da prática pedagógica.III. O modelo curricular que mantém as disciplinas de forma isolada reitera a ideia do aprendizado por padronização: todos os alunos “engolindo” os mesmos conhecimentos ao mesmo tempo.
IV. Nesse modelo, temos um olhar pedagógico atento às necessidades do educando e às especificidades de sua realidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	D
	II e III
Você acertou!
As afirmativas II e III são verdadeiras. No modelo de educação
 fragmentado, o centro da prática pedagógica está no processo de 
seleção e organização dos conteúdos de cada área e o seu modelo
 curricular mantém as disciplinas de forma isolada, reiterando a ideia 
de padronização. A afirmativa I e IV são falsas, pois o aluno não é 
ouvido nesse modelo de ensino, e suas necessidades e especificidades
 são ignoradas (Livro-base, p. 108-110).
Questão 3/5 - Currículo Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. [...] As estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. [...] Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar [...], é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Neste sentido, o currículo refere-se à organização do conhecimento escola
Tendo em vista o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a estrutura organizacional escolar, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I.  ( ) Os aspectos estruturais, eixo central da instituição, revelam como a escola se organiza ou pode se organizar para viabilizar as condições de atuação pedagógica, a partir desse, surgem três outros eixos: dimensão funcional, dimensão organizacional e o campo curricular.
II. ( ) A dimensão funcional expõe qual a compreensão de sua função social e cultural que a escola tem. Entretanto, a explanação dessa dimensão nada influencia na forma de se elaborar o currículo.
III. (  ) O aspecto estrutural é composto de quatro subestruturas: física, material, ideológica e pedagógica.
IV. ( ) A dimensão organizacional tem a ver com a forma como a escola deve ser organizada para atender aos interesses políticos e educacionais da secretaria de educação. Deve-se pensar na ordem da secretaria e na forma como os professores podem melhor organizar seus materiais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	D
	V – F – V – F
As afirmativas I e III são verdadeiras. A afirmativa I está correta, pois 
os aspectos estruturais, eixo central da instituição, revelam como esta
 se organiza ou pode se organizar para viabilizar as condições de 
atuação pedagógica, a partir desse, surgem três outros eixos
: dimensão funcional, dimensão organizacional e o campo curricular. 
A afirmativa II está incorreta, pois a dimensão funcional expõe qual a 
compreensão de sua função social e cultural que a escola tem, e esta 
compreensão reflete diretamente na forma como o currículo é 
elaborado. A afirmativa III está correta, pois o aspecto estrutural é
 composto de quatro subestruturas: física, material, ideológica e 
pedagógica. A afirmativa IV está incorreta, pois a dimensão 
organizacional tem a ver com a forma como a escola deve ser 
organizada para atender as necessidades reais de um grupo social a 
que atende (livro-base, p. 103-114).
Questão 4/5 - Currículo Escolar
Leia o fragmentode texto a seguir:
“A conformação das políticas educacionais brasileiras ao processo de mundialização da educação envolveu sérios conflitos entre o MEC – associado aos seus parceiros principais, como o CONSED, a UNDIME e CNTE, principalmente nos anos 90 - e a sociedade civil organizada em torno do Fórum em Defesa da Escola Pública na LDB e mobilizada nos Congressos Nacionais de Educação. Esses embates expressaram a direção e o ritmo que tomaram as políticas educacionais no Brasil dos anos 90, no conflito entre o projeto neoliberal de sociedade e de educação – desde os anos 90 com uma face socialdemocrata, na defesa do Programa de Educação para Todos – e o projeto democrático de massas, na defesa da educação pública de qualidade para todos, para todos os níveis”.Considerando os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a direção das políticas educacionais ocorridas no Brasil a partir de 1990, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) Nesse momento histórico, instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público”.
II. (   ) Implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola, objetivando sua melhoria.
III.(  ) O Estado afasta-se da escola, principalmente financeiramente, por compreendê-la como reprodutora da estrutura social, defendendo uma renovação institucional, na qual a comunidade tem papel fundamental.
IV. (  ) Passa-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender ao novo modelo de mercado.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	E
	V – V – F – V  
Você acertou!
As afirmativas I, II e II estão corretas. Nesse momento histórico, instala-se uma postura de afastamento do Estado da educação, principalmente financeiramente, considerando a educação um “bem público” e implanta-se um discurso de apoio e voluntariado da comunidade junto à escola, objetivando a sua melhoria; passando-se a compreender a educação como aquela capaz de transformar a vida dos indivíduos e de formá-lo enquanto cidadão apto a atender ao novo modelo de mercado. A afirmativa III está incorreta, pois o afastamento financeiro não está relacionado às suas ideologias e sim a aspectos econômicos (livro-base, p. 153).
Questão 5/5 - Currículo Escolar
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os chamados ‘profissionais da educação’, influenciados pelas ideias da Escola Nova, deslocam o debate para o âmbito mais restrito do técnico-pedagógico, defendendo reformas educacionais que possibilitem mudanças em nível de qualidade do ensino. Trata-se de reconstruir a escola, instância neutra, dissociada do contexto. Era necessário reconhecer a todos o direito de ser educado, até onde permitissem suas aptidões naturais, independente de razões econômicas e sociais. À escola, caberia preparar as futuras gerações para a vivência democrática na sociedade, por meio da experiência de liberdade vivida na escola. A divulgação das ideias escolanovistas se faz na década de 20, através das reformas educacionais do Ceará (1923), Bahia (1925), Minas Gerais (1927), Distrito Federal e Pernambuco (1928)”.De acordo com os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre as reformas da Educação Nacional, relacione corretamente os reformadores listados a seguir aos locais e reformas empreendidas:
Anísio Teixeira
Francisco Campos e Mário Casassanta
Fernando Azevedo
(  ) Utilizando-se do método de Ovide Decroly, “centro de interesses”, empreendeu reforma na educação de Minas Gerais, sendo que o currículo e os programas eram idealizados a fim de desenvolver no aluno habilidades de observação, julgamento, criação, decisão e ação.
(  ) Empreendeu a reforma da educação do Distrito Federal sob a influência de Durkheim, buscando levar em consideração a interação entre escola e sociedade.
(  ) Reformou a educação pública na Bahia sob a influência do pensamento de John Dewey, do pensamento norte-americano e sob as ideias liberais.
(  ) Compreendeu a educação como o momento de conhecimento do lugar de cada um na sociedade, sendo a escola o lugar onde se fornecem os meios para que o indivíduo possa se encaixar na sociedade de acordo com suas aptidões.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Nota
	C
	2 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
Anísio Teixeira reformou a educação na Bahia, sendo influenciado pelas ideias de John Dewey e do pensamento americano, sendo permeado pelas ideias liberais. Francisco Campos e Mário Casassanta reformaram a educação mineira sob a influência de Ovide Decroly e seu método “centro de interesses”; o currículo era concebido como instrumento para desenvolver na criança as habilidades de observar, pensar, julgar, criar, decidir e agir. Fernando Azevedo reformou a educação no Distrito Federal sob influência teórica de Durkheim; a principal finalidade dessa reforma era levar em consideração a sociedade moderna e a interação entre esta e a escola. Compreendeu a educação como o momento de conhecimento do lugar de cada um na sociedade, sendo a escola o lugar onde se fornecem os meios para que o indivíduo possa se encaixar na sociedade de acordo com suas aptidões (livro-base, p. 55-57).
Questão 1/5
A respeito da concepção racionalista do homem de Descartes, é correto afirmar que:
	
	D
	Para Descartes, a razão é inerente ao gênero humano.
Questão 2/5
A carta comercial é um tipo de comunicação impressa, acondicionada em envelope e endereçada a uma ou mais pessoas. Ela é um documento utilizado pelo comércio, pela indústria, por bancos, empresas prestadoras de serviços, profissionais liberais, entre pessoas físicas, jurídicas que têm interesses em comum (p. 196). 
Assinale a alternativa que está correta em relação à carta comercial.
	
	D
	Não se usa mais colocar o endereço do destinatário logo após a
designação deste.
Questão 3/5
Clichê, chavão ou lugar-comum são expressões idiomáticas que, de tão usadas, desgastaram-se ou perderam o sentido. Seu uso empobrece o texto e demonstra falta de criatividade ao redigir (p. 181). 
Assinale a alternativa que apresenta clichê.
	
	C
	O jogo foi uma caixinha de surpresas.
m. Questão 5/
Sob a concepção de homem renascentista, assinale a alternativa correta.
	
	D
	A antropologia filosófica  comparece com grande força a 
esse primeiro movimento  cultural da era moderna.
Questão 1/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para o excerto de texto a seguir:
“[...] A escola apresenta-se como uma proposta que pretende assumir e legitimar as práticas decorrentes dos movimentos de renovação pedagógica, reconhecendo os agentes educativos como sujeitos socioculturais que pensam e fazem a ação educativa a partir de sua inserção social, de sua história de vida, de seus valores, de sua cultura”...Discutir o papel de cada um no espaço escolar é pressuposto para sua organização, pois é incentivada, assim, a corresponsabilidade de todos que ali estão, levando-os a engajar-se em busca da melhoria da educação. Considerando os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da organização escolar devem ter claro para exercer a função em seu dia a dia?
Analise as proposições abaixo e, em seguida, selecione a alternativa correta.
	
	D
	A reflexão sobre a maneira como suas relações promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização da instituição escolar.
Você acertou!
Segundo o Livro-base, é importante “refletir sobre como as relações
 entre os agentes educativos de dentro e fora dos espaços da escola
 promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização
 da instituição escolar” (livro-base, p. 8). Além disso, é necessário 
“entender que a organização do trabalho pedagógico também 
acontece mediante a discussão,a construção e a efetivação do 
projeto político-pedagógico de escola, com uma proposta 
democrática e participativa em que todos se sintam corresponsáveis 
pelo ato educativo” (p. 9).
Questão 2/5 - Prática Profissional: A Escola
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] A nomenclatura utilizada para denominar o gestor da escola é a de diretor. Ficou também evidenciado que as atribuições do cotidiano de trabalho desses diretores exigem competências e habilidades necessárias para atender aspectos políticos, administrativos, pedagógicos e sociais”.
Considerando os conteúdos estudados no livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas quanto às características específicas para a formação profissional do gestor de educação.
I. ( ) Caráter estritamente administrativo.
II. ( ) Condições de problematização do trabalho pedagógico;
III. (  ) Adoção de uma postura investigativa;
IV. ( ) Entendimento de gestão, com caráter coletivo e interdisciplinar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:: 
	
	B
	F – V – V – V
Você acertou!
“A formação do gestor escolar é algo complexo, que prevê o 
entendimento da escola como um todo, levando-se em conta, 
simultaneamente, as especificidades das partes” (livro-base, p. 32),
 o que, por si, já torna falsa a afirmativa I. Segundo o livro-base, 
“Aguiar [...] sugere, ainda, como características específicas para a 
formação do profissional gestor da educação: condições de
 problematização do trabalho pedagógico; entendimento da
 gestão com caráter coletivo e interdisciplinar; adoção de uma 
postura investigativa” (p. 32), o que confirma a veracidade das 
afirmações II, III, e IV.
Questão 3/5 - Prática Profissional: A Escola
Leia a passagem de texto a seguir:
“Na prática, poderíamos mesmo dizer que um diretor será tanto mais educador quanto maior o grau de autonomia que mantém em relação às exigências do ‘sistema’, subordinando suas formas aos conteúdos educativos; e será tanto mais administrador quanto menor o grau de autonomia [...]”.Tendo em conta o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, considerando os princípios orientadores de práticas de autonomia na gestão escolar, relacione os conceitos às suas respectivas definições:
I. Liderança
II.Iniciativa
III. Transparência
IV. Competência
(   ) Trata-se do contínuo aperfeiçoamento da capacidade profissional e pessoal.
(   ) Trata-se da divulgação, do modo de agir aos resultados pretendidos, de cada ação, visando o apoio da comunidade escolar.
(   ) Trata-se da busca de soluções diante das dificuldades observadas, evitando a transferência de sua responsabilidade no processo para outros.
(   ) Trata-se da contribuição para o bem-estar geral, propondo sugestões, orientações e atuando em conjunto.
	
	D
	IV – III – II – I
Você acertou!
Os conceitos de liderança, iniciativa, transparência e competência
 são: “Liderança – iniciativa que busca contribuir para o bem-estar g
eral, propondo sugestões, orientações e atuando em conjunto” 
(livro-base, p. 99); “Iniciativa – Capacidade de buscar e envolver-se 
em soluções diante das dificuldades observadas, não transferindo 
sua responsabilidade no processo para outros” (p, 100).
 “Transparência – Para que todos os membros escolares apoiem 
determinadas ações, estas devem ser divulgadas, desde o modo de 
agir, as ideias que sustentam as ações e os resultados pretendidos”
 (p 99); “Competência – Contínuo aperfeiçoamento da capacidade 
profissional e pessoal” (p 99).
Questão 4/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para a passagem de texto a seguir:
“A educação, em nosso país, vem desenvolvendo-se segundo diretrizes e características gerais que têm sido destacadas nos estudos disponíveis de história da educação brasileira. Mas esses traços comuns permanecem ainda num nível abstrato se não for considerado o modo específico como se realizam nas diversas regiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCORUGLIA, A. C.; Tendo em conta o resgate histórico realizado no livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, sobre o início da educação no Brasil, qual é o problema que, até hoje, é responsável por interferir na compreensão de qual é a função da escola? Analise as proposições abaixo e, em seguida, selecione a alternativa corret
	
	D
	O descomprometimento com a educação das camadas populares
 é resquícios dos períodos colonial e jesuítico.
Você acertou!
“Nosso país não teve grandes avanços relacionados à educação
, pois os resquícios dos períodos colonial e jesuítico e 
descomprometimento com a educação para as camadas populares 
deixaram um legado que até hoje interfere nos processos de 
compreensão da função da escola” (livro-base, p. 20).
Questão 5/5 - Prática Profissional: A EscolaLeia o fragmento de texto a seguir:“O Sistema Provinha Brasil funciona como ferramenta oferecida pelo Inep às escolas e redes de ensino que desejem visualizar e analisar os resultados da Provinha Brasil em forma de relatórios eletrônicos”.Considerando os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, sobre a Provinha Brasil, analise as proposições abaixo.
I. O objetivo da Provinha Brasil é fornecer aos gestores dos sistemas de ensino e às escolas um instrumento de diagnóstico referente ao nível de alfabetização dos alunos.
II. A partir de seus resultados, são encaminhadas as ações preventivas diretamente ao professor, com o intuito de sanar as dificuldades.
III. Essa avaliação é obrigatória e tem caráter classificatório.
IV. Tem como foco a escrita e o cálculo.
Estão corretas apenas as proposições:
	
	D
	I e II.
Você acertou!
“Ao contrário de outras estratégias de avaliação realizadas
 pelo Instituto Anísio Teixeira (Inep), a Provinha Brasil não possui 
caráter classificatório; é apenas um instrumento que oferece um 
diagnóstico à equipe de ensino da escola e do sistema de ensino” 
(livro-base, p. 80), o que torna incorreta a proposição III e correta, 
a I. As ações preventivas são encaminhadas diretamente ao professor
 (p. 80), como afirma a proposição II, correta. A afirmação IV é
 incorreta, pois o diagnóstico da Provinha Brasil se refere à 
alfabetização – o foco, portanto, é “[...] em escrita e leitura” (p. 80), e 
não em cálculo.

Continue navegando