Buscar

forum 1

Prévia do material em texto

O que é visto no texto que mais chama sua atenção para a realidade escolar?
O texto faz com que a gente reflita sobre o papel da escola e do professor na formação do cidadão, a crônica demostra a importância do comprometimento das instituições escolares e os em formar alunos não apenas com conhecimento especifico para atuar no mercado de trabalho, mas com autonomia para a sua devida integração na vida em sociedade. Refletindo com nossa realidade escolar atual anda presenciamos escolas que são “gaiolas” pois anda nos deparamos com modelos de educação que são atrelados a escola antiga com modelos de educação tradicional, onde o professor atua como um o transmissor do conhecimento sendo rígido quanto a normas e conduta disciplinar. E esse modelo educacional acaba por tirar a liberdade do aluno de pensar e interagir com o meio e isso acaba por provocar um desinteresse por parte do aluno de ir para escola e por consequência aprender. 
O que são ferramentas quando pensamos em Educação Física Escolar no Ensino Médio?
Segundo o autor do texto as ferramentas são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia – a – dia. Sendo assim a educação física escolar no ensino médio ajuda despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos. Além disso a educação física contribui para a integração social do adolescente, colabora para que os alunos adquiram autoconfiança, melhora a autoestima, contribui para que o aluno se expresse melhor, ajuda os alunos a conhecer e compreender as mudanças e o limite do próprio corpo e tudo isso favorece as questões e vivencias sobre o mundo ajudando esses alunos a resolverem problemas que surgem durante a vida adulta. 
Quais relações podem ser estabelecidas entre a teoria que estudamos até agora e as aulas de Educação Física no Ensino Médio?
Acredito que devemos quebrar o paradigma de que as aulas de educação física servem só para treinar o corpo e ensinar esporte. Com as teorias estudadas durante o decorrer do curso foi possível associar que o trabalho do professor de Educação Física é de fundamental importância para a construção da cidadania das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, a formação acadêmica possibilita ao estudante a entender que teoria e prática não podem ser desassociada, visto que, o conhecimento que é desenvolvido em sala de aula é teórico-prático e para ensinar o professor estabelece relações entre os conceitos para aplicá-lo na prática pedagógica. Dessa forma, temos que objetivar principalmente agora no ensino médio, a participação, a solidariedade, a cooperação, o diálogo e questionamentos que promovam o desenvolvimento dos jovens na sociedade através da formação de cidadãos conscientes e críticos. Sendo assim, se faz necessário utilização de planejamentos que contextualizem as aulas de educação física, trazendo para sala de aula a interdisciplinaridade.

Continue navegando