Buscar

3 Resumo Industria 4.0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Engenharia de Produção
Victor de Oliveira Rodrigues Moreno 
201512236128
Administração e Operação da Cadeia de Suprimentos
 
Indústria 4.0 para o mercado de sorvete
Inovação – Redação Fispal Food Service – 02.03.2018 – 08h00
O conceito de indústria 4.0 surgiu em 2011 durante a Feira de Hannover, na Alemanha. 
A iniciativa foi patrocinada e incentivada pelo governo local com o apoio das empresas de tecnologia, centros de pesquisa e universidades, que fizeram a proposta de mudar o paradigma em relação à forma como as fábricas operam nos dias de hoje. A indústria 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de controle e tecnologia da informação e automação que são aplicadas aos processos de manufatura e que tornam os processos de produção mais eficientes, autônomos e customizáveis. No entanto, você realmente sabe o que é, como funciona e quais as vantagens da indústria 4.0 para o mercado de sorvetes? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
O que é a indústria 4.0?
Segundo o professor e coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, Fernando Madani, a indústria 4.0 é um sistema produtivo automatizado que contempla todos os níveis da automação industrial, desde os dispositivos de campo até o gerenciamento corporativo.
“Além dessa característica, nesse sistema são utilizados e incorporados novos recursos e tecnologias da era digital como internet das coisas, computação em nuvem, aprendizado de máquinas, virtualização, simulação de ambientes, entre outros”, explica.
Como a indústria 4.0 funciona?
De acordo com o professor, todas as máquinas e equipamentos envolvidos na produção de sorvetes devem estar conectados, disponibilizando e recebendo comandos e/ou dados de forma remota.
“As tarefas devem ser realizadas sempre de forma otimizada mesmo com a flexibilidade de personalização em diferentes níveis do produto. Tanto a supervisão do funcionamento dos equipamentos no chão de fábrica, como a gestão em todos os níveis devem ser assistidas por recursos de inteligência de máquinas”, afirma.
Quais são as vantagens?
Na opinião do professor Madani, para o mercado de sorvetes, a indústria 4.0 traz as seguintes vantagens:
•	Flexibilidade para personalizar os produtos “on-demand”;
•	Integração de todo o processo produtivo com os sistemas de planejamento e gestão;
•	Coleta, armazenamento e análise de dados para melhor tomada de decisões;
•	Menor tempo de implantação de novos processos;
•	Rastreabilidade, segurança e operações colaborativas.
Como a indústria de sorvetes pode iniciar a transição do seu maquinário para automatizar a produção?
De acordo com o professor, o primeiro passo para todas as indústrias iniciar a transição do seu maquinário para automatizar a produção é dotar os equipamentos de recursos inteligentes que possibilitem o monitoramento e a comunicação, permitindo assim a integração de todo o processo.
“Em relação a indústria de sorvetes, devido as características do processo, inicialmente poderia ser priorizada a transição nas operações que envolvem o resfriamento, a conservação e a dosagem, melhorando assim, o controle dos custos envolvidos na produção”, ressalta. Viu como a indústria 4.0 é importante para o mercado de sorvetes? Agora que você já sabe de tudo isso, ficará mais atento em relação ao assunto, não é mesmo?
Resumo
A indústria 4.0 promete marcar uma nova geração de serviços e produção através da interconectividade entre máquinas, humanos, processos e usuário final, permitindo tomadas de decisões mais rápidas.
A personalização está em alta no mercado e ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores, alinhado a possibilidade de trabalhar diversos módulos para produção de serviços e produtos que atendam as expectativas e demanda dos consumidores é possível entregar a customização demandada com prazo, custo, bom preço e margem.
Esta visão está avançando na indústria de sorvetes brasileira, que vislumbra o grande potencial deste conceito. A indústria de sorvetes produz mais de 1 bilhoes de litros por ano no brasil e já enxerga entregar otimização e oportunidades de melhoria no processo com aplicação da formulação da Industria 4.0. 
A indústria de alimentos possui alto desperdício com dosagens de insumos e operações nos processos e através de tecnologia é possível otimizar custos promovendo redução de perdas e automação destes processos, implementando, por exemplo, análises químicas através de sensores em tanques de mistura com célula de carga que também identificam a concentração e a quantidade necessária para que não haja excedentes, em tempo real, impactando na margem do produto na ponta, que está inserido dentro do conceito de indústria 4.0.
http://digital.fispalfoodservice.com.br/industria-4-0-para-o-mercado-de-sorvete/ <acessado em 21/03/2018 às 21h12)

Continue navegando

Outros materiais