Buscar

questionario unid 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 1
1) Durante a terceira infância (7-11 anos), a criança está em idade escolar e apresenta um tipo de desenvolvimento cognitivo e afetivo. De acordo com as teorias de Piaget e Freud, quais seriam esses períodos? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		
	a. Pré-operatório e fase fálica.
	
	b. Operatório formal e fase genital.
	
	c. Operatório concreto e período de latência.
	
	d. Sensório-motor e fase oral.
	
	e. Pré-operatório e fase anal.
	
	De acordo com Jean Piaget, a criança de 7 a 11 anos desenvolve o pensamento operatório concreto, pensa antes de agir, possui uma discussão interiorizada, liberta-se do egocentrismo social e intelectual. Com isso ocorre o início da construção lógica, isto é, a capacidade de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes. Para Sigmund Freud, a criança está no período de latência (libido projetada para fora do corpo – atividades escolares e relacionamentos com colegas – Clube do Bolinha e Clube da Luluzinha).
	
	
	
	
	
	
	2) Leia atentamente o texto abaixo. 
Elisa estava no segundo mês de gravidez em seu primeiro exame pré-natal. Enquanto aguardava a consulta, começou a fazer uma lista de perguntas que queria fazer a seu obstetra: “Quando meu marido e eu chegamos em casa do trabalho, tomamos um copo de vinho para ajudar a relaxar. Tudo bem beber assim, moderadamente? Tenho 38 anos e sei que as mulheres mais velhas têm mais probabilidade de dar à luz bebês mentalmente retardados. Há alguma forma de saber se meu bebê terá retardo mental? Sou atleta e faço ginástica diariamente. Devo parar? Minhas atividades podem atrapalhar o desenvolvimento de meu bebê? É verdade que o cigarro pode fazer com que meu filho nasça com peso muito abaixo da média?”
São feitas duas (I e II) afirmações a seguir. Analise-as e na sequência selecione a alternativa correta.
(I) As preocupações de Elisa têm fundamento
PORQUE: 
(II) Desde a concepção, os fatores ambientais (nutrição, idade da mãe, fatores teratogênicos, atividades físicas, uso do cigarro) influenciam o curso do desenvolvimento pré-natal.
	
	
	
	
		
	a. A afirmativa I e a razão (apresentada na afirmativa II) estão corretas, mas a razão não justifica a afirmativa.
	
	b. A afirmativa I e a justificativa (II) estão corretas. 
	
	c. A afirmativa I está correta e a razão (II) errada.
	
	d. A afirmativa I está errada e a razão (II) correta.
	
	e. A afirmativa I e a justificativa (II) estão incorretas.
	
	
	
	
	
	
	3) Leia com atenção a situação abaixo e depois selecione a alternativa correta.
Quando passamos perto de uma escola de Ensino Fundamental e os alunos estão no intervalo, podemos observar uma grande quantidade de crianças, de todas as formas e de diferentes tamanhos. Crianças altas, baixas, fortes e magras. É possível constatar que a criança nessa fase, também chamada de criança escolar, é muito diferente e muitas são as características de seu desenvolvimento físico-motor. A que período do ciclo vital está se referindo o fragmento de texto acima?
	
	
	
	
		
	a. À primeira infância.
	
	b. À segunda infância.
	
	c. À terceira infância.
	
	d. Ao primeiro ano de vida.
	
	e. À idade pré-escolar.
	
	Trata-se da manifestação da criança de 7 a 11 anos (terceira infância). A criança de 7 a 11 anos, também chamada de criança escolar, em relação ao desenvolvimento físico continua a crescer durante os anos escolares e as habilidades motoras melhoram notavelmente, embora isso aconteça de forma menos rápida que nos períodos anteriores. As crianças ficam mais fortes, rápidas, bem coordenadas e se tornam mais autônomas nas tarefas diárias. Os processos biológicos ligados à puberdade (sobretudo o desenvolvimento das características sexuais secundárias) podem aparecer nas meninas a partir dos nove anos e nos meninos a partir dos onze anos.
	
	
	
	
	
	
	4) Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão.
Considerando todo o processo desenvolvimental da criança na terceira infância, é possível afirmar que ela se torna capaz de jogar o jogo _______________, ou seja, consegue compreender e respeitar as regras, como as de um jogo de futebol ou de um jogo de xadrez. A cooperação a leva a abandonar seu egocentrismo e, assim, as regras e as normas são concebidas como válidas e verdadeiras desde que sejam aceitas e respeitadas por todos.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
	
	
	
	
		
	a. Simbólico.
	
	b. de exercícios.
	
	c. de faz de conta.
	
	d. Dramático.
	
	e. de regra.
	
	Considerando, portanto, todo esse processo desenvolvimental, a criança na terceira infância torna-se capaz de jogar os jogos de regra, consegue compreender e respeitar as regras, como as de um jogo de futebol ou de um jogo de xadrez. A cooperação a leva a abandonar seu egocentrismo e, assim, as regras e as normas são concebidas como válidas e verdadeiras desde que sejam aceitas e respeitadas por todos.
	
	
	
	
	
5) Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão.
Os ___________________ (brinquedo, cobertor, fralda, chupeta) são utilizados com frequência pela criança na segunda infância, eles substituem a figura materna nos momentos de sua ausência, dando-lhe segurança. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
	
	
	
	
		
	a. Objetos de apoio.
	
	b. Animais.
	
	c. Pais.
	
	d. Amigos da escola.
	
	e. Objetos em geral.
	
	Os objetos de apoio (brinquedo, cobertor, fralda, chupeta) são utilizados com frequência pela criança na segunda infância. Eles substituem a figura materna nos momentos de sua ausência, dando-lhe segurança.
	
	
	
	
	
	
	6) Leia com atenção a situação apresentada abaixo e assinale a alternativa correta.
Lucas tem quatro anos e brinca com seus amiguinhos no quintal de sua casa. Durante a brincadeira ele encontra uma vassoura e diz: “Meu cavalo está correndo e eu vou para São Paulo com ele”. Alex, seu amigo, encontra um rodinho e também sobe nele para brincar. 
A brincadeira de Lucas e Alex é indicativa de que aspecto do desenvolvimento?
	
	
	
	
		
	a. Negativismo.
	
	b. Autonomia moral.
	
	c. Jogo paralelo.  
	
	d. Jogo simbólico.
	
	e. Jogo cooperativo.
	
	Alex e Lucas, de acordo com a teoria de Jean Piaget, encontram-se no estádio pré-operatório (2 a 6 anos). É característico desse período o jogo simbólico e a brincadeira de faz de conta.
	
	
	
	
	
	
	7) O que significa animismo? Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
	
	
	
	
		
	
	
	a. Devido ao seu egocentrismo, a criança estende suas vivências pessoais a brinquedos, animais ou objetos. É como se ela atribuísse uma alma humana a todas as coisas.
	
	b. Significa que a criança é incapaz de chegar a sínteses.
	
	c. Devido ao seu animismo, a criança entende que todas as coisas ou objetos são fabricados.
	
	d. É a capacidade de fazer uso de sistemas logicamente organizados.
	
	e. A reversibilidade própria dessa fase de desenvolvimento permite tal pensamento.
	
	Devido ao seu egocentrismo, a criança estende suas vivências pessoais a brinquedos, animais ou objetos. É como se ela atribuísse uma alma humana a todas as coisas. Raciocínio animista é a tendência que as crianças têm de conceber as “coisas” como vivas e dotadas de intenção. Por exemplo, uma criança diz: “O sol se põe porque foi dormir” ou “Mãe, por que é que a vela sempre fica com medo quando eu sopro?”. Observe, nos dois exemplos, que a criança descreveu os fenômenos a partir do próprio referencial, usando atributos humanos para explicá-los: humanos dormem – sol dorme; humanos tremem quando têm medo – vela tem medo.
	
	
	
	
	
	
	8) Os autores discorrem sobre as influências pré-natais que ocorrem no desenvolvimento fetal. Analisando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
I - Aingestão de drogas na gravidez pode provocar no bebê deformações físicas e mentais diversas, variando em gravidade conforme o tempo de uso, o momento da gravidez e a quantidade ingerida pela mãe.
II - Uma dieta pobre da mãe durante a gravidez predispõe o bebê a maiores complicações no parto e a maior vulnerabilidade a certas doenças, bem como a atraso no desenvolvimento físico e mental.
III - Os efeitos das radiações na gravidez não provocam deformações cerebrais nem anomalias de qualquer tipo.
	
	
	
	
		
	a. Apenas a afirmativa I está correta.
	
	b. Apenas a afirmativa II está correta.
	
	c. Apenas a afirmativa III está correta.
	
	d. As afirmativas I e II estão corretas.
	
	e. As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas porque ambas abordam os efeitos dos fatores teratógenos (externos) durante a gestação, os quais prejudicam o desenvolvimento do bebê. Os efeitos das radiações na gravidez também podem provocar deformações cerebrais e anomalias de todos os tipos no bebê.
	
	
	
	
	
	
	9) São feitas duas (I e II) afirmações abaixo. Analise-as e assinale a alternativa correta. 
I - Resultados de pesquisas, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido.
PORQUE: 
II - Este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e a interação social, o que evidencia na imitação de expressões faciais.
 Pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	a. As duas afirmações são verdadeiras e que a segunda justifica a primeira.
	
	b. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	c. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	d. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	e. As duas afirmações são falsas.
	
	Resultados de pesquisas, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido. Este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e a interação social, o que evidencia ao imitar expressões faciais das pessoas que o cercam. Assim, as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
	
	
	
	10) Um minuto após o nascimento e novamente cinco minutos após o parto, os bebês são avaliados usando-se a escala de ______________________. Ele é um exame rápido, barato e fácil e está dividido em cinco subtestes: ritmo cardíaco, ritmo respiratório, tônus muscular, reação à estimulação dos pés e cor. Os pontos avaliados recebem nota que vai de 0 a 10. Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença do enunciado.
	
	
	
	
		
	a. Exame do pezinho.
	
	b. Fenilcetonúria.
	
	c. Anoxia de parto.
	
	d. Apgar.
	
	e. Fenilalanina.
	
	Virginia Apgar foi a primeira médica a criar um método padronizado de avaliação do recém-nascido, o qual se baseia em cinco critérios que recebem nota de 0 a 10.

Outros materiais