Buscar

Analise do filme A Laranja Mecânica

Prévia do material em texto

O filme: A Laranja Mecânica, foi produzido em 1971, ficou proibido em vários países. No Brasil, só foi liberado pela Censura em 1978. O filme nos mostra um ambiente caótico e sombrio em que Alex, um jovem inglês que lidera um grupo de delinquentes, sai pelas madrugadas usando alucinógenos, espancando mendigos idosos e violentando mulheres, entre outras insanidades. Tudo em clima de pura diversão e sarcasmo.
Em um dos seus ataques, o bando comete um homicídio, o que leva o líder Alex para uma casa de detenção, onde ele é condenado a catorze anos de prisão pela morte de uma mulher. Alex esquiva-se do assédio de homossexuais e da violência dos outros prisioneiros. E para conseguir um melhor tratamento, auxilia o capelão do presídio nas atividades religiosas. Ao saber que está sendo utilizado um novo método “Método Ludovico”, de recuperação de prisioneiros que garante a liberdade imediata, Alex candidata-se de imediato, mesmo contra a vontade do capelão e do diretor do presídio. O tratamento era o mais puro behaviorismo, que consiste em “condicionar” o paciente a rejeitar todo comportamento “anormal”.
 Alex era obrigado a assistir filmes com cenas de violência estrema. Sendo que antes de assistir aos filmes, injetavam-lhe um medicamento que lhe provocava insuportáveis náuseas. Onde Alex associava as cenas do filme ao mal-estar físico, neutralizando sua agressividade natural e se transformando em um “cidadão modelo”, pois quando o mesmo pensava ou tentava algum ato de violência, o seu organismo reagia com crises de pânico, vômito, tontura. Esse tipo de condicionamento ou técnica behaviorista, relacionando um efeito (seu mal-estar) a uma causa (violência), se faz presente através da teoria comportamental.
Quando houve o seu retorno à sociedade, Alex encontra todas as suas vítimas, que se vingam dele, porém Alex não consegue reagir devido o seu condicionamento. É espancado por um de seus ex-colegas que se tornou policial e, em seu caminho, cruza com um senhor que ficou paralítico e que teve a esposa estuprada e morta ao serem agredidos por ele. Esse senhor o reconhece somente quando ele está na banheira e canta uma música, a mesma que ele cantou quando o estava agredindo. Como as outras vítimas, vinga-se, mandando um empregado agredi-lo.
Após passar por todos os obstáculos, Alex volta ao seu estado normal através de uma cirurgia no cérebro, pelas mãos de um congressista que quer utilizá-lo como vítima do sistema para sua campanha eleitoral. Tem então, “lindas visões”, recheadas de violência e morte.
O fundamento desse programa, a teoria do condicionamento, foi gerado pelo fisiologista russo I. Pavlov no início do século XX e desenvolvida mais tarde por J. B. Watson e B. F. Skinner, psicólogos norte-americanos que criaram o paradigma comportamentalista na Psicologia.
No filme  A Laranja Mecânica temos um exemplo de como utilizar certos conhecimentos da Psicologia para o exercício do controle social.

Continue navegando