Buscar

ATIVIDADE Lenildes

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
O que é uma cultura forte? Quando mencionamos isso em relação a uma empresa significa que tudo nela parece funcionar de acordo com um mesmo conjunto de valores. As pessoas se comportam de forma muito parecida, as decisões são tomadas por um viés semelhante, os símbolos que essa empresa emite são a “cara” da cultura e os processos expressam os valores.
Análises sobre desempenho organizacional têm demonstrado que um dos fatores determinantes de desempenho é a capacidade de alinhamento interno de uma organização, que garante que todos estão caminhando na mesma direção. Por isso, garantir que essas pessoas compartilhem os mesmos valores tem sido preocupação e foco de atenção crescente de gestores.
Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/a-importancia-de-ter-uma-cultura-organizacional-no-negocio/ - acesso em 14/08/2018.
Sobre os componentes que envolvem a cultura organizacional pode-se afirmar que:
I. os valores afetam as experiências do dia-a-dia.
II. para haver influencia os valores precisam ser demonstrados por meio do comportamento.
III. o compartilhamento desses valores é o que gera uma cultura forte.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	I, II e III estão corretas.
	
	b.
	Somente a I e III estão corretas.
	
	c.
	Somente a I e II está correta.
	
	d.
	Somente a I está correta.
	
	e.
	Somente a II e III está correta.
0,25 pontos   Pergunta 2 
Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid. Após cinco décadas de luta, e vários anos preso, Nelson Mandela (1918 - 2013) foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. A sua força e desejo de ajudar as pessoas que sofriam com o preconceito não repercutiu apenas no continente africano, mas passou a ser um exemplo para todo o mundo! (Fonte: https://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.htm?cmpid=copiaecola)
Qual o tipo de competência, se analisada no campo da psicologia aplicada à administração, resume o texto?
	
	a.
	Organização
	
	b.
	Foco
	
	c.
	Comunicação
	
	d.
	Liderança
	
	e.
	Resiliência
0,25 pontos   Pergunta 3 
O Modelo dos Cinco Fatores de Personalidade (Big Five) é uma construção teórica que busca identificar os traços de personalidade utilizando cinco dimensões. Uma dessas dimensões diz respeito ao grau em que uma pessoa é cooperativa, receptiva, confiante e o quanto valoriza o bom relacionamento. O fator de personalidade descrito é:
	
	a.
	Amabilidade
	
	b.
	Estabilidade Emocional
	
	c.
	Abertura para a experiência.
	
	d.
	Extroversão
	
	e.
	Consciência
0,25 pontos   Pergunta 4 
Analise a segiunte situação,de acordo com os preceitos da inteligência emocional de Daniel Goleman: Sua equipe conseguiu bater todas as metas estipuladas para o mês, com qualidade acima da média. Você como gestor reúne a sua equipe e provavelmente:
	
	a.
	Parabeniza a todos pelo trabalho em equipe, ressalta a participação individual de cada um e termina sugerindo uma salva de palmas a todos.
	
	b.
	Entra com a equipe toda na sala de seu Diretor e solicita um aumento salarial coletivo.
	
	c.
	Sai para beber e comemorar, e no outro dia fica sem condições de trabalhar.
	
	d.
	Reúne a equipe e ressalta que graças a sua liderança, e somente assim, foi possível alcançar esses resultados.
	
	e.
	Tira um “self” ao lado da planilha com os resultados positivos e envia um e-mail para toda a equipe com a frase: Eu sou o melhor!!!
0,25 pontos   Pergunta 5 
Leia o trecho a seguir e responda a questão:
Eu tenho acompanhado alguns casos de transformação cultural e o que percebo é que a maioria dos colaboradores entendem que a cultura da sua empresa precisa ser modificada, principalmente porque a forma de comunicação e relacionamento não geram a conexão necessária para que o trabalho tenha força e aconteça de maneira significativa.
Fonte: https://exame.abril.com.br/blog/gestao-fora-da-caixa/cultura-organizacional-colaborativa/ -acesso em 14/08/2018.
A cultura organizacional acontece por meio do comportamento das pessoas, considerando essa afirmação analise as sentenças abaixo e posteriormente selecione a alternativa correta:
I. A ação de um indivíduo se refere a um conjunto de atitudes observáveis em um meio social.
II. A pesquisa de comportamento organizacional investiga o impacto dessas pessoas dentro da organização.
III. a forma de ser de uma organização não sofre interferências das atitudes das pessoas que trabalham nela.
	
	a.
	Somente a III está correta.
	
	b.
	Somente a II está correta.
	
	c.
	Somente a I e III estão corretas.
	
	d.
	Somente a I e II estão corretas.
	
	e.
	Somente a I está correta.
0,25 pontos   Pergunta 6 
Finalmente é sexta-feira e Maria está ansiosa, pois irá ao shopping comprar um par de sapatos para usar em uma festa e estava só aguardando um pagamento, que tinha acabado de ser feito. Na loja XYZ, é atendida por João, que trabalhou a semana inteira fazendo horas adicionais, pois é véspera de Natal. Indecisa, Maria pede para ver vários modelos. João vai e volta do estoque, subindo e descendo escadas e, sem perceber, Maria tem ao seu redor mais de 20 pares.  Ao seu lado, Joana, outra compradora que João já estava atendendo, também está indecisa e com mais de 25 modelos para escolher. Depois de 1h, Maria e Joana pensam em ver opções em outras lojas antes de decidir, Maria, então, diz a João: “obrigada, João, mas vou ver outras opções em outra loja e qualquer coisa volto e procuro você”. João junta todos os pares e comenta que ela consumiu mais de uma hora de seu trabalho, que poderia ter vendido para outra cliente e que, na visão dele, isso não é respeitoso. Joana escuta. Fica na dúvida se toma a mesma decisão de Maria e acaba ficando com um par para reconhecer o trabalho e esforço de João e evitar maiores problemas.   Agora, analise a situação e responda quais tipos de comportamentos foram envolvidos, respectivamente, nas ações de Maria, João e Joana. 
	
	a.
	Agressivo; agressivo; assertivo.
	
	b.
	Agressivo; assertivo; passivo.
	
	c.
	Assertivo; assertivo; assertivo.
	
	d.
	Assertivo; agressivo; passivo.  
	
	e.
	Agressivo; assertivo; assertivo.
0,25 pontos   Pergunta 7 
Cultura organizacional é entendida como o conjunto de valores e crenças que define uma organização, orienta o comportamento das pessoas, é expressa em símbolos e se desdobra em seus sistemas. Cultura é o que determina as ações e decisões de uma empresa. E como nasce uma cultura? Ela surge com o próprio fundador, a partir de seus valores e o que o levou a criar determinado negócio. Por isso, não há como uma empresa não ter uma cultura desde o começo. Na verdade poderíamos até dizer que toda empresa nasce de uma cultura, já que nasce a partir dos valores de alguém.
Ao longo do tempo, com a evolução do negócio, das ideias e estratégias do fundador, outras pessoas vão se incorporando à empresa, processos vão sendo implementados para garantir a execução da estratégia e a continuidade do negócio. Por isso, é importante ter formas da empresa garantir os valores que formam a cultura. Vale ressaltar que como a cultura é fundamentada em um conjunto de valores, sua evolução tem se mostrado sempre complexa e, muitas vezes, mais lenta do que evoluções estratégicas possam demandar.
Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/a-importancia-de-ter-uma-cultura-organizacional-no-negocio/ - acesso em 14/08/2018.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. missão, visão e valores inicialmente contribuem para a consolidação da cultura. organizacional.
PORQUE
II. fica claro o tipo de comportamento que se espera da pessoa que irá trabalhar na organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposiçãofalsa.
	
	b.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	d.
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	e.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
0,25 pontos   Pergunta 8 
Observe a charge abaixo:
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-AJnZrTtpgdI/UUeLYJ31VZI/AAAAAAAAAzU/BP6c3p6inOA/s1600/Novos_Movimentos.jpg
Pensando sobre o Modelo Big Five de personalidade e traçando um paralelo com a charge, o personagem que aparece apenas a fala, dizendo que o movimento dos jovens é vazio e que tudo deve ficar como está, provavelmente deve apresentar baixa pontuação em qual das cinco dimensões do Modelo Big Five?
	
	a.
	Extroversão
	
	b.
	Consciência
	
	c.
	Automotivação
	
	d.
	Autoconsciência
	
	e.
	Abertura para experiência
0,25 pontos   Pergunta 9 
Pense na situação em que o Diretor de uma empresa lança um novo projeto, e solicita que os gerentes façam um levantamento para avaliar o que seria necessário para sua implementação.
Você faz parte desse time, e no dia da primeira reunião, você e todos os outros gerentes apontam que o projeto será de difícil execução, necessitando de mais recursos, pessoal e equipamentos. De acordo com os preceitos da inteligência emocional de Daniel Goleman, qual seria o mais apropriado comportamento do Diretor da empresa?
	
	a.
	Ser imperativo e declarar que o projeto será feito de qualquer maneira.
	
	b.
	Culpar os gerentes pelo levantamento que aponta dificuldades na execução do projeto.
	
	c.
	Definir os próximos passos, responsabilidades e objetivos de cada um e marcar a data da próxima reunião, afim de ter um quadro mais preciso, e tomar a decisão de continuidade ou cancelamento do projeto com mais segurança e mais livre de emoção.
	
	d.
	Definir os próximos passos, responsabilidades e objetivos de cada um e dizer vai marcar uma nova reunião para o mês que vem, mas que possivelmente nunca acontecerá.
	
	e.
	 Lamentar profundamente, balançar a cabeça e anunciar que o projeto está oficialmente cancelado.
0,25 pontos   Pergunta 10 
Imagine que João, empreiteiro, contrate Marcos, um pedreiro, para trabalhar em um novo edifício. Ocorre que em determinado momento da obra, João percebe uma série de falhas. Fica irritado, com raiva e discute com o Marcos. Em situações parecidas, as pessoas, como João, demonstram tipos de sentimentos com algo (pessoa ou objeto). Este é um exemplo do sentimento que chamamos de “emoção”. Já o humor é um tipo de sentimento que não tem o direcionamento para algo, mas sim à própria pessoa, que fica bem ou mau humorada com ela mesma.  Voltando ao exemplo, qual seria a posição de Marcos diante da “bronca”? Provavelmente gostaria de expressar um sentimento de revolta, mas, para manter seu emprego, “segura” essa emoção e a expressa de uma forma que não gostaria, com neutralidade e cortesia. Estamos diante de uma incompatibilidade de emoções, muito comum nos profissionais prestadores de serviços. 
( ROBBINS, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014/ _______. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006./ SOTO, E. Comportamento Organizacional. O Impacto das Emoções. São Paulo: Thomson Editora, 2005.)
Considerando esse contexto e seu conhecimento sobre emoções, avalie as afirmativas. 
I – Humor e emoção compõem sentimentos, todavia, humor é um sentimento menos intenso do que as emoções. Podemos afirmar que, no exemplo, João demonstrou emoção.
II – A dissonância emocional ocorre quando não existe compatibilidade e sinergia entre o sentimento expressado e o que a pessoa gostaria de expressar em determinada situação. Podemos afirmar que, no exemplo, não presenciamos em nenhuma passagem a dissonância emocional. 
III – Foi possível perceber no caso a existência do conceito do “esforço emocional” em um dos personagens.
Agora, escolha a alternativa corretas:
Somente I e III estão corretas.

Continue navegando