Buscar

Sócrates e Platão: Os Pais da Filosofia Ocidental

Prévia do material em texto

*Questão Discursiva 
-Sobre Sócrates e Platão 
Esses filósofos foram os inauguradores da filosofia ocidental, como a que concebemos ainda hoje em muitos aspectos. O período em que eles despontaram é considerado como o período áureo da Filosofia, dada a imensa contribuição deles para o avanço do pensamento filosófico. As obras deles, serviram de base para toda a Filosofia na Idade Média, Renascentista, Idade Moderna e Contemporânea.
 Sócrates foi um filósofo grego que viveu na cidade de Atenas entre os anos de 469 e399 a.C. Antes de Sócrates, o papel do filósofo, como educador, era de transmitir o conhecimento apenas para fins superficiais, como faziam os sofistas, que cobravam de seus alunos para ensinar-lhes a arte da retórica. Ele é considerado o pai da filosofia ocidental, pois acreditava e propagava o pensamento de que a verdade, adquirida através da razão, era que tinha real importância, a busca pela verdade que deveria guiar o pensamento do homem, para que através dessa busca, o homem adquirisse e desenvolvesse virtudes como a beleza, a bondade e a justiça. Por sua mãe ser parteira, Sócrates criou uma analogia muito perspicaz para difundir seus ideais: ao vê-la auxiliar na vinda de um ser humano ao mundo através de um parto, Sócrates pensou que ele poderia fazer a mesma coisa com as idéias, trazendo-as para “fora” da mente das pessoas, através do método que chamou de maiêutico o (que quer dizer parteira, em grego). A maiêutica consiste em conduzir um interlocutor a um pensamento através da dialética (discussão lógica), utilizando da ironia e da busca racional pela verdade essencial. Essa foi a maior contribuição de Sócrates para a filosofia, pois através de seus métodos, influenciou muitos outros pensadores a complementar essa idéia. 
Sobre Platão era filósofo e matemático, fundador da Academia de Atenas, que foi a primeira instituição de ensino superior do ocidente. Seu mentor, como relatado em suas obras, era Sócrates e seu sucessor e pupilo era Aristóteles.
Platão nasceu entre 428 e 427 a.C e viveu até 348 ou 347 a.C. É tido por muitos estudiosos como o maior dos filósofos da antiguidade. Inicialmente, Platão teve sua introdução nos pensamentos filosóficos por Crátilo, que era um discípulo do pré-socrático Heráclito; porém, aos 20 anos, conheceu Sócrates e se tornou seu discípulo até a morte do mesmo.

Continue navegando