Buscar

O QUE É MORAL E ÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O QUE É MORAL E ÉTICA, SUAS DIFERENÇAS E APLICAÇÕES PARA O HUMANO E A SOCIEDADE.
Ética: A palavra vem do grego "ethos" e se refere às condutas, ao modo de ser. Universal, permanente de uso teórico, sempre aplicada no nosso dia a dia, no trabalho, na escola, na família e etc, ligada diretamente ao caráter, à liberdade humana, teoricamente é o estudo das ações e dos costumes ou própria realização, sendo reflexão da moralidade, ajudando a responder perguntas do tipo eu quero? eu posso? ou então eu devo? 
Ex: Uma pessoa furar a fila do banco (isso é uma atitude antiética). 
Moral: A palavra vem do latim "moralis" referindo se aos costumes. É um conjunto de regras que orientam o comportamento do individuo dentro da sociedade. Cultural, temporal de uso prático, adquirida através da cultura, da educação, da tradição e cotidiano, para se definir o certo do errado depende onde você se encontra, a moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua com um valor, aquilo que se aprendeu como certo. Uma sociedade se torna mais rica moralmente quando há consciência, liberdade e responsabilidade no que tange às decisões individuais e coletivas dos seus atos.
Ex: Era imoral mulher usar calça, hoje é moralmente aceito.
Moral e ética são complementares, fazem parte da conduta humana constantemente para se viver bem. Sun, J.M; Silva (2007, ed.14) "Só é possível entender a moral e desenvolver uma reflexão ética quando se tem uma percepção de mundo, é o primeiro passo para se viver melhor".
Diferença entre moral e ética: Sendo assim, podemos perceber que a ética (pensar em viver bem) tem mais a ver com a questão individual podendo ser questionada, enquanto a moral (prática do viver) trabalha com o processo coletivo. 
Conclusão: 
Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Isto quer dizer que agimos conforme regras impostas, sendo recompensados quando seguimos as regras e castigados quando as infringimos. Mesmos assim, somos livres para agirmos dentro dos limites impostos pela ética e pela moral. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios.
Entretanto, na vida prática não existe o respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é o respeito a si mesmo, a busca constante para si próprio; não nos faltam exemplos em nossa vida cotidiana; todos nos deparamos e ouvimos por noticiários comportamentos reprováveis, e ai pensamos, será que ainda há uma sociedade que valoriza princípios éticos e morais? Se estes valores se perdem que tipo de sociedade teremos ou o que podemos esperar das futuras gerações, já que a relação de ambas (moral e ética) indica evolução da história da humanidade.
Referências: www.stoodi.com.br/blog/2016/07/08/qual-diferenca-entre-etica-e-moral - VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. -https://www.diferenca.com/etica-e-moral-https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/o-que-e-etica-resenha-, Sun, J.M; Silva (2007, ed.14), https://jus.com.br/artigos/34855/etica-e-moral-e-sua-influencia-na-sociedade.

Outros materiais