Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO PROCESSO PENAL 02

Prévia do material em texto

Com relação ao tema CITAÇÕES, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	No processo penal, o réu que se oculta para não ser citado poderá ser citado por hora certa, na forma estabelecida no Código de Processo Civil;
	
	Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional;
	 
	Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citação far-se-á por carta ou qualquer meio hábil de comunicação;
	
	O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado;
	
	A citação do militar dar-se-á por intermédio do chefe do respectivo serviço, respeitando assim à hierarquia militar bem como a inviolabilidade do quartel.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309228897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No procedimento ordinário, depois da resposta do réu, o juiz o absolverá sumariamente se presente um dos motivos para o julgamento antecipado, nos quais NÃO se inclui:
		
	
	estar extinta a punibilidade do agente.
	 
	denúncia assinada por Promotor de Justiça incompetente.
	
	a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade.
	
	a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato.
	
	o fato narrado evidentemente não constitui crime.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309225537)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ/A=Juiz - Abril/2012) Com base no que dispõe o CPP sobre procedimentos criminais, assinale a opção correta.
		
	 
	É permitido ao MP, ao assistente, ao querelante e ao defensor, nessa ordem, formular perguntas diretamente ao acusado; os jurados, por sua vez, devem formular perguntas por intermédio do juiz.
	
	No processo comum, o acusado pode ser absolvido sumariamente caso haja manifesta causa excludente da culpabilidade, como, por exemplo, a inimputabilidade.
	
	O procedimento de instrução preliminar ou de formação de culpa do tribunal do júri deve, estando o réu preso, ser concluído em até cento e vinte dias.
	
	A denúncia deve ser rejeitada em caso de manifesta causa excludente da ilicitude do fato, como, por exemplo, legítima defesa própria.
	
	Durante os debates, no procedimento do tribunal do júri, as partes podem fazer referência aos fundamentos da decisão de pronúncia, cabendo ao juiz presidente esclarecer aos jurados que eles não estão a ela vinculados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309927947)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UFMT 2014 MPE MT) Em relação à prova no processo penal, analise as assertivas abaixo. I- No ordenamento jurídico em vigor, não remanescem exceções em relação ao sistema do livre convencimento motivado, não se aplicando, em qualquer hipótese, os sistemas da íntima convicção e da prova tarifada. II- O Código de Processo Penal adotou, como regra, o livre convencimento do juiz fundamentado na prova produzida sob o crivo do contraditório. III- Rege a produção probatória no sistema processual penal brasileiro os seguintes princípios: princípio do contraditório, princípio da comunhão da prova, princípio da oralidade, princípio da autorresponsabilidade das partes e princípio da não autoincriminação. IV- o Superior Tribunal de Justiça vem compreendendo que é possível a utilização de prova emprestada no processo penal, desde que ambas as partes dela tenham ciência e que sobre ela seja possibilitado o exercício do contraditório. Estão corretas as assertivas
		
	
	I, II e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas
	
	II e IV, apenas
	 
	II, III e IV, apenas
	
	I e III, apenas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309701349)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A citação pode ser conceituada como sendo o chamamento do réu a juízo, dando-lhe ciência do ajuizamento de uma ação. A respeito da citação no processo penal é possível afirmar que:
		
	
	cabe ao juiz deprecado a citação por hora certa, se o oficial de justiça certificar que o réu se oculta para não ser citado.
	
	a requisição do réu preso supre a ausência de citação, segundo expressa previsão legal.
	
	o processo ficará suspenso se o acusado, citado por edital, não comparecer, embora constitua defensor.
	
	válida a citação por edital de réu preso no mesmo Estado, embora em Comarca diversa.
	 
	não é nula a citação por edital que indica o dispositivo da lei penal, embora não transcreva a denúncia ou queixa, ou não resuma os fatos em que se baseia.

Continue navegando