Buscar

AVALIANDO DE ESPORTIVA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502555033)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com nossos estudos sobre crioterapia detalhamos a importância dos protocolos chamados de PRICE (gelo, elevação, compressão, repouso e proteção).
Conforme  esse protocolo assinale abaixo qual seria a utilidade da elevação e da compressão:
		
	
	Quebra do processo inflamatório
	 
	Redução do edema (derrame articular)
	
	Redução da hipoxia secundária
	
	Redução do metabolismo
	
	Vasoconstricção
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502547222)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O principio SAID (acrônimo para specific adaptation to imposed demand: adaptação específica para demanda imposta) afirma:
		
	
	Que, quando uma estrutura lesada é sujeita a estresse e sobrecarga de varias intensidades, ela não irá adaptar-se as demandas impostas sobre ela,
	
	Que, quando uma estrutura lesada é sujeita a estresse e sobrecarga over traine de intensidades iguais, ela irá adaptar-se rapidamente a novos estresses,
	
	Que, quando uma estrutura lesada é sujeita a estresse e sobrecarga de intensidades iguais, ela não irá adaptar-se rapidamente a novos estresses.
	
	Que, quando uma estrutura lesada é sujeita a estresse e sobrecarga de uma única intensidade, ela irá adaptar-se gradualmente a quaisquer demandas imposta sobre ela,
	 
	Que, quando uma estrutura lesada é sujeita a estresse e sobrecarga de varias intensidades, ela irá adaptar-se gradualmente a quaisquer demandas imposta sobre ela,
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502555016)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões musculares ocorrem em maior freqüência naquelas atividades, onde há um grande número de contrações do tipo:
		
	 
	Anatômicos
	
	Nível de competição
	
	Equipamentos
	
	Regras do esporte
	
	Campo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502984582)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os estágios de angústia, negação e enfrentamento estão presentes em qual modelo teórico de interpretação psicológica da lesão?
		
	
	as lestras C e D estão corretas.
	
	Teoria da valorização cognitiva de respostas frente a lesões esportivas.
	
	Modelo teórico de estresse e lelsão esportiva
	
	Modelo integral da resposta à lesão esportiva.
	 
	Teoria cíclica afetiva
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502552210)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente de 29 anos, sexo masculino, atleta de futebol (meio campo) profissional, sofreu lesão do joelho esquerdo após entrada violenta de um zagueiro do time adversário durante partida realizada pelo campeonato Brasileiro, após avaliação foi diagnosticada lesão do ligamento cruzado anterior, com presença de derrame intra-articular, falseio, grande impotência funcional e dor anterior do joelho. Qual a principal função do LCA?
		
	
	Limitar o estresse em varo da articulação do joelho.
	
	Limitar o estresse em valgo da articulação do joelho.
	
	Limitar o deslocamento posterior da tíbia em relação ao fêmur.
	 
	Limitar o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur.
	
	Limitar o estresse em varo e valgo articular simultâneamente
	
	1a Questão (Ref.:201502664340)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Jornal da Pituba - Domingo 17/03/2013) "Jogador Souza lesiona o músculo adutor da coxa direita e é dúvida para o próximo jogo." A Crioterapia tem uma grande influência na redução da dor local e na melhora do processo inflamatório. De acordo com as afirmações acima, marque a afirmativa que condiz com o uso da Crioterapia, nas primeiras horas pós-lesão muscular.
		
	
	Aumenta o extravasamento de líquido intersticial, reduzindo assim o edema local.
	
	Não é aconselhável o uso da Crioterapia nas primeiras horas pós-lesão muscular, por favorecer o aumento do processo inflamatório.
	 
	Diminui o metabolismo local e a velocidade de condução dos impulsos nervosos, melhorando o quadro doloroso.
	
	Aumenta o metabolismo local, diminuindo o edema.
	
	Aumenta o metabolismo basal, proporcionando melhora do processo inflamatório.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502555053)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você trabalha em uma clínica e vem a sua procura um atleta de jiu-jitsu para realizar recuperação do seu ombro que teve uma luxação. Em uma faze posterior da reabilitação você resolve que tem que acrescentar um trabalho de força para o ombro desse atleta, e segundo seu raciocínio decide por um trabalho de resistência muscular localizada por ser esse mais ideal nessa fase do tratamento.
Segundo o conhecimento adquirido durante a disciplina de esportes assinale a alternativa que corresponda às características do trabalho de resistência muscular localizada:
		
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será rápida, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 8 a 10, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 70% a 90% da máxima, o número de repetições de 30 a 40, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	A carga será de 90% a 100% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	 
	A carga será de 40% a 60% da máxima, o número de repetições de 13 a 20, o intervalo de 1 a 2 minutos, a velocidade de execução será média, e o número de série de 2 a 4.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503174049)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após 30 dias de inatividade e suspensão dos treinamentos, após lesão na musculatura da panturrilha, um maratonista apresenta diminuição da resistência muscular. Para uma reabilitação adequada desse atleta e recuperação do seu desempenho, o fisioterapeuta esportivo deve trabalhar:
		
	
	fibras I e II, ambas correlacionadas com a capacidade aeróbia.
	
	fibras anaeróbias, que geram a potência necessária para o treino de maratona.
	
	fibras musculares tipo I, que tem a capacidade de gerar contração sem a demanda de oxigênio.
	
	fibras musculares tipo II, vermelhas, que são responsáveis pelas atividades aeróbias.
	 
	fibras musculares tipo I, com alto número de mitocôndrias.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502583781)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A crioterapia imediata é um excelente recurso para amenizar os efeitos da hipóxia secundária a lesão devido à seus efeitos vasodilatadores que permitem a analgesia instantânea
		
	 
	ERRADO
	
	CERTO
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503175257)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O estiramento muscular é uma lesão que apresenta alta incidência na prática esportiva em diversos esportes. Com relação a esse tipo de lesão, assinale a alternativa correta
		
	 
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau II caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau III caracterizado por lesão acima de 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	
	O estiramento muscular é comum em músculos biarticulares, como por exemplo no quadríceps.
	
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau I caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional parcial do músculo lesionado.
	 
	A lesão muscular é classifica em 3 graus (I, II e III), sendo o grau II caracterizado por lesão de até 50% das fibras e pelo seguinte quadro clínico: dor, hematoma, edema e limitação funcional total do músculo lesionado.1a Questão (Ref.:201502539610)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As lesões musculares ocorrem por variados mecanismos, trauma direto, laceração ou isquemia. Após a lesão, inicia-se a fase de regeneração muscular, com uma reação inflamatória que dura entre 6 e 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de três dias após a lesão, com estabilização em duas semanas. A restauração completa pode levar de 15 a 60 dias para se concretizar. As principais causas de lesão são os treinamentos físicos feitos de forma inadequada, retração muscular acentuada, desidratação, nutrição inadequada e temperatura do ambiente desfavorável. As lesões musculares podem ser classificadas em: Grau I, Grau II e Grau III. Levando em consideração as de grau II. Podemos dizer que:
		
	
	Dor somente ao movimento ativo ¿ geralmente o arco de movimento é completo e não rompe fibras musculares.
	
	Grande impotência funcional, presença de edema, hematoma, equimose e GAP muscular. Lesão grave podendo corresponder à 100% de rompimento das fibras.
	
	Ausência ou presença de pequena impotência funcional e edema, com comprometimento de até 10% das fibras. Tempo de recuperação: 07 à 10 dias.
	 
	Presença de impotência funcional, edema, hematoma, lesão moderada podendo romper até 50% das fibras. Tempo de recuperação: 30 à 40 dias.
	
	Dor ao movimento passivo e rompimento total das fibras musculares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502982841)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um jogador de futebol, 23 anos, é submetido a uma cirurgia de reconstrução do LCA com implantação de parafuso metálico. Após um mês da operação, o mesmo comparece à fisioterapia apresentando pequeno edema residual no joelho, limitação nos últimos graus de extensão e 120º de flexão por rigidez articular. Hipotrofia da musculatura extensora do joelho e encurtamento de isquiotibiais. Não tem queixas álgicas e os pontos já estão todos cicatrizados. Qual dos seguintes recursos é contra-indicado de se aplicar nesse paciente?
		
	 
	Ondas Curtas
	
	Massoterapia
	
	Ultrassom contínuo
	
	Hidroterapia
	
	FES no quadríceps
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502539609)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na reabilitação das lesões esportivas, na fase supervisionada de exercícios progressivos, o programa de alongamento será mais efetivo se for feito.
		
	 
	somente no período de desaquecimento.
	
	precedido de exercícios de mobilização articular e massoterapia.
	
	sem aquecimento prévio e repetido no período de desaquecimento.
	
	somente se precedido de um período de aquecimento.
	
	precedido de um período de aquecimento e se for realizado também no período de desaquecimento.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503004317)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Identifique abaixo formas de avaliar o equilíbrio/controle postural de um atleta em sua avaliação, sinalizando com (V) as afirmativas corretas:
		
	 
	Banco de Wells
	 
	BESS Test
	 
	Star Excursion Balance Test (SEBT Test)
	 
	Estabilometria
	 
	Single Hop Test
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503171254)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No alongamento estático move-se o grupo muscular lentamente até uma amplitude de movimento com tensão (desconforto) e permanece por alguns segundos. Das opções abaixo qual NÃO corresponde a uma das vantagens desse alongamento?
		
	
	Pode ser inserido como parte do aquecimento;
	
	Pouco risco de lesão;
	
	Fácil aprendizagem;
	
	Independe da presença de companheiro;
	 
	Não reflete a prática de algumas atividades esportivas;
	
	1a Questão (Ref.:201502664340)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Jornal da Pituba - Domingo 17/03/2013) "Jogador Souza lesiona o músculo adutor da coxa direita e é dúvida para o próximo jogo." A Crioterapia tem uma grande influência na redução da dor local e na melhora do processo inflamatório. De acordo com as afirmações acima, marque a afirmativa que condiz com o uso da Crioterapia, nas primeiras horas pós-lesão muscular.
		
	
	Aumenta o metabolismo local, diminuindo o edema.
	 
	Diminui o metabolismo local e a velocidade de condução dos impulsos nervosos, melhorando o quadro doloroso.
	
	Aumenta o metabolismo basal, proporcionando melhora do processo inflamatório.
	
	Aumenta o extravasamento de líquido intersticial, reduzindo assim o edema local.
	
	Não é aconselhável o uso da Crioterapia nas primeiras horas pós-lesão muscular, por favorecer o aumento do processo inflamatório.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502583775)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A síndrome do golfista acomete o complexo do cotovelo gerando um desequilíbrio entre flexores e extensores de punho e dedos. A esta síndrome também podemos denominar:
		
	 
	EPICONDILITE MEDIAL
	
	EPICONDILITE LATERAL
	
	SÍNDROME DO TENISTA
	
	SÍNDROME DO IMPACTO
	
	SÍNDROME DA PATA-DE-GANSO
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502539602)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Resolução de n.º ______ de 08 de novembro de 2007) a especialidade de Fisioterapia Esportiva foi reconhecida: § 1º. A Atuação do Fisioterapeuta na Especialidade em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este, observando os seguintes aspectos relacionados à prática esportiva: O âmbito preventivo no tratamento das lesões decorrentes de esportes mostra muita importância no que se discute a atividade física de alto rendimento. Visando o aumento da longevidade dos atletas, a indicação terapêutica de atividade física e o aumento da quantidade de pessoas que querem usufruir de seus benefícios fazem com que a prevenção a lesões deva ser encarada com prioridade cada vez maior pelos profissionais da área de saúde. A ocorrência de lesões no esporte varia conforme a condição do atleta e o esporte praticado. ¿ O trecho acima se refere à resolução que reconhece a Fisioterapia Esportiva. A esta resolução recebe o número de:
		
	
	270
	
	310
	
	422
	 
	337
	
	320
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502547266)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, um jovem com 21 anos de idade, procurou o serviço de Fisioterapia duas semanas após ter-se submetido a uma cirurgia de substituição de ligamento cruzado anterior (LCA) por feixe de tendão patelar. Pelo fato de o joelho estar imobilizado por uma semana, o paciente apresentava redução importante da força muscular para flexão e extensão e encontrava-se com 33°. Alem disso faltavam apenas 3° para extensão total dessa articulação. Considerando a abordagem terapêutica para o caso clínico acima descrito, assinale a opção que apresenta uma conduta INADEQUADA:
		
	 
	A estimulação elétrica é um recurso valioso para o caso de João, pois contribui para a facilitação precoce do recrutamento quadriciptal e ajuda a promover maior mobilidade patelar e a prevenir a síndrome infrapatelar.
	 
	João precisa ser orientado a utilizar órtese bloqueadora em extensão para aliviar os movimentos em flexão
	 
	Durante as contrações isométricas em extensão ativa do joelho, o uso de um manguito de esfigmomanômetro colocado na região posterior do joelho de João proporcionará feedback importante.
	 
	Há necessidade de João ser orientado a realizar exercícios em cadeia cinética aberta para favorecer o estresse ligamentar durante o período de quadro a seis semanas após a operação, e, com isso, estimular-se o reparo tendineo
	 
	Os exercícios de cadeia cinética fechada permitem progressão do fortalecimento muscular, sem prejuízo do enxerto, graças às forças de compressão da articulação tibiofemoral e a co-contração de outros músculos que irão ajudar a controlar omovimento no quadril, no joelho e no tornozelo de João.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502547256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um atleta sofreu uma fratura da tíbia direita após um choque com o seu oponente. Pergunta: em que fase da reparação óssea um atleta está especialmente vulnerável a uma nova lesão?
		
	 
	Remodelagem
	
	Calo mole
	
	Calo duro
	
	Maturação
	
	Inflamação,

Continue navegando