Buscar

Aplicabilidade das normas constitucionais

Prévia do material em texto

Aplicabilidade das normas constitucionais.
Aplicabilidade das normas constitucionais é a capacidade das de uma norma da constituição produzir os efeitos jurídicos esperados, ou seja, é a força que a mesma tem em fazer cumprir o que ela diz. A classificação tradicional das normas constitucionais é dada de acordo com José Afonso da Silva, que as classifica com relação a sua aplicabilidade em normas de eficácia plena, contida e limitada.
Normas constitucionais de eficácia pela: são aquelas que são aplicadas direta, integral e de imediato, ou seja, desde a estrada em vigor da constituição já estão aptas a produzir eficácia. São, pois, normas que não dependem e não são limitados por atos normativos de legislação infraconstitucional já contém em si todos os elementos necessários para sua plena aplicação e nem depende de outras normas para produzir seus efeitos. 
Normas constitucionais de eficácia contida: também são normas que possuem aplicabilidade direta, nada impedem de produzir seus efeitos desde logo, independente de regulamentação, podem, por expressa disposição constitucional, ter seus efeitos restringidos por outras normas constitucionais, princípios e legislação infraconstitucional. A restrição da eficácia das normas contidas também pode ser efetivada pela Administração Pública, por motivos de ordem pública. Portanto, a norma tem total eficácia por si, até por 
disposição constitucional sofrer restrições por outras normas, isto é até a ocorrência de qualquer um desses fatores, eficácia dessa norma é plena. 
Normas constitucionais de eficácia limitada: são aquelas que, por si só, não são capazes de produzir todos os seus efeitos, precisam de outras normas para produzir seus efeitos. Possui aplicabilidade mediata e indireta, visto que, necessita da interposição do legislador através de uma norma infraconstitucional. Desta forma, as normas de eficácia limitada não produzem seus efeitos essenciais e é dependente de regulamentação posterior a fim de lhe tornar eficaz. E essas normas constitucionais de eficácia limitada, são divididas pela doutrina em normais constitucionais de princípio institutivo que caracteriza-se por delinear as atribuições e estruturação geral dos órgãos, institutos e entidades, para posterios estrutura definitiva, definida por lei e normas constitucionais de eficácia limitada de princípio pragmático, são aquelas que estabelcem programas a serem executados pelo Estado, objetivando a realização de fins sociais, como o direito à saúde, educação etc.. Exemplos são encontrados nos
ABibliografia: https://jus.com.br/artigos/61087/aplicabilidade-e-eficacia-das-normas-constitucionais
https://www.esquematizarconcursos.com.br/artigo/eficacia-das-normas-constitucionais-eficacia-plena-contida-e-limitada
https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8235/Eficacia-das-normas-constitucionais
http://www.cnj.jus.br/eadcnj/pluginfile.php/136604/mod_resource/content/0/AULA_06.pdf

Continue navegando