Buscar

Lucas Santos de Oliveira Furadeira

Prévia do material em texto

Laboratório de Processos de Fabricação – 10 de setembro de 2018 – São Luís, MA. 
INFLUÊNCIA DO CICLO DE FURAÇÃO NA USINABILIDADE DO AÇO 1020
Nome do autor: Lucas Santos de Oliveira.	Comment by Amadeu: Retirar item
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão.	Comment by Amadeu: Retirar item
Endereço Completo da Instituição: Cidade Universitária Paulo VI, Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - Bairro: Jardim São Cristovão. CEP 65055-310 – São Luís-MA. 	Comment by Amadeu: Retirar item
E-mail para correspondência: lucassantosdeoliveira2020@gmail.com	Comment by Amadeu: Retirar item
RESUMO: Esse relatório visa descrever o ciclo dos processos desenvolvidos durante a aula prática referente a furação. 
Palavras-Chave: Furação, processos. 	Comment by Amadeu: Dicas para palavras chaves: (Material(Aço), Processo(Furamento simples), Máquina(Furadeira de coluna)
ABSTRACT: This report aims to describe the cycle of the processes developed during the drilling practice.
Keywords: Drilling, processes.
INTRODUÇÃO 	Comment by Amadeu: Porém Usar mais referências para fundamentar mais sua introdução. Não citou nenhuma referência no texto (ultilize a forma numérica ou autor data) pesquise na internet e veja como fazer isso.
Na área de usinagem metal-mecânica existem diversas formas de se obter furos em peças. Pode-se destacar os seguintes meios: puncionamento, fundição, forjamento, Serra copo; eletroerosão, oxiacetileno e por meio de brocas. Será focada a atenção apenas na obtenção de furos através do uso de brocas pois é o meio mais largamente utilizado na indústria, devido à sua versatilidade, baixo custo envolvido e também a simplicidade de operação.
As furadeiras de bancada são utilizadas em pequenos serviços, as furadeiras radiais são empregadas na furação de grandes peças. O braço possui movimento vertical na coluna, normalmente através de um motor. O braço também possuir movimento de giro em torno da coluna, que é feito manualmente na maioria das vezes. Um carro com o sistema de acionamento da árvore principal movimenta-se pelo braço para posicionar a ferramenta.
	O processo de furação é um dos processos de usinagem mais utilizados na indústria manufatureira. A maioria das peças de qualquer tipo de indústria tem pelo menos um furo e somente uma parte muito pequena dessas peças já vem com o furo pronto do processo de obtenção da peça bruta, seja ele fundição, forjamento e etc.
METODOLOGIA 	Comment by Amadeu: Ta legal mas, Use além do texto faça um fluxograma fica mais fácil de entender a metodologia veja modelos na internet. Fale separadamente do material (aço 1020), processo (furo simples) e da máquina(furadeira de coluna)
Os materiais usados para o procedimento foram: Uma furadeira de bancada com sua broca e um metalon de aço 1020.
	 
Procedimento experimental 
Antes de iniciar a utilização de furadeira de bancada, assegurou-se de que o mandril, com a respectiva ferramenta, e o orifício da mesa está bem alinhado para evitar danos à mesa. As peças a serem trabalhadas na mesa de trabalho antes de realizar qualquer operação. Isso irá prevenir acidentes e aumentar a precisão do trabalho. Foi instalada a broca ou a ferramenta selecionada no mandril, apertando-o firmemente com a chave de mandril. Antes de efetuar qualquer tipo de conexão elétrica, verifique se a tensão de alimentação coincide com a indicada na placa de identificação da ferramenta elétrica. Conecte o plugue na tomada e posicione o interruptor na posição ON. Ajuste a mesa na posição desejada. Ajuste a profundidade desejada com auxilio das porcas que se encontram na escala de profundidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO	Comment by Amadeu: Faça gráficos com os resultados, O que você viu acontecer no experimento tente comparar com o que diz nos livros, artigos, revistas e trabalhos para fortalecer a idéia.
Primeira furação: 75 RPM e velocidade de corte de 1,9 m/min com tempo de furação de 20 segundos logramos cavaco fino e longo. Segunda furação: 150 RPM e velocidade de corte de 3,8 m/min com tempo de furação de 12 segundos conseguimos cavaco quebradiço. Terceira furação: 250 RPM e velocidade de corte de 6,3 m/min com tempo de furação de 8 segundos obtivemos um cavaco médio. Quarta furação: 500 RPM e velocidade de 12,6 m/min com tempo de furação de 5 segundos cavaco enrolado e quebradiço. Quinta furação: 630 RPM e velocidade de corte de 15,8 m/min com tempo de furação de 3,5 segundos, obtivemos cavaco enrolado e quebradiço. Sexta furação: 1260 RPM e velocidade de corte de 31,7 m/min com tempo de furação de 3 segundos e a furação teve um melhor acabamento.
 
 Figura 1. Figura 2.
 
CONCLUSÃO
	Após todo o processo estar completo com a orientação do professor pode-se concluir que as furadeiras de bancada são limitadas para certo tipo de furações como exemplo peças pequenas ou furos pequenos limitado também pela capacidade de fixação do mandril é ele quem denomina o tamanho dos diâmetros das brocas a serem fixadas e usadas e pela limitação de rotações sendo que são trocadas através de transmissão de polias acopladas direto no motor e outra no eixo principal e correias com três estágios de velocidades.
REFERÊNCIAS	Comment by Amadeu: Parabéns suas referências estão corretas porém usar mais referências você pesquisou pouco. Usar entre 5 a 10 trabalhos(artigos, livros, monografias, teses e dissertações. Pesquisar no periódico da capes ou Google acadêmicousar norma ABNT 6023 para referenciar seu trabalho.
	 DINIZ, A.E.; MARCONDES, F.C.; COPPINI, N.L. Tecnologia da Usinagem dos Materiais, Ed.Artliber, 2ª ed., 2000
MACHADO A.R., COELHO R.C, ABRÃO AM et al. Teoria da Usinagem dos Materiais, editora: Blucher 1ª edição, 2009 (ISBN: 978-8521204527).

Continue navegando