Buscar

A Administração Aduaneira, o Alfandegamento e os Recintos Alfandegados 2


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	
	Quando se trata da importação de softwares, os impostos incidentes de acordo com a Receita Federal são aqueles mencionados nas opções sugeridas. Sinalize a opção que NÃO está de acordo com a legislação em vigor.
		
	
	Imposto de Renda Retido na Fonte
	
	Imposto de Importação
	
	Cofins-Importação
	
	CIDE ou Royalties
	
	PIS - Importação
	
Explicação: 
Segundo a Solução de Divergência nº 18 Cosit, de 27 de março de 2017, emitida pela Receita Federal do Brasil, a importação de softwares não é tributada com o Imposto de Importação porque este tipo de produto é considerado um bem intangível. O Imposto de Importação é substituído pelo IRRF.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	No comércio internacional muito se fala em incentivos fiscais, subsídios e dumping. Marque a única opção correta como conceito de incentivo fiscal: 
		
	
	Os incentivos fiscais facilitam o aporte de capitais em uma determinada área através da isenção, suspensão ou redução de impostos. 
	
	Os incentivos fiscais visam o desaquecimento econômico de um determinado segmento da economia. 
	
	Os incentivos fiscais funcionam exclusivamente com capitais exógenos (vindos do exterior). 
	
	Os incentivos fiscais fazem parte de um conjunto de políticas econômicas com vista à desacelaração da economia de um determinado país. 
	
	Os incentivos fiscais dificultam o aporte de capitais em um determinado país através da suspensão ou redução de impostos.
	
Explicação: 
Incentivos fiscais ajudam a aquecer a economia através do fomento de determinadas áreas de nossa economia. Há que se tomar cuidado para não desrespeitar os acordos estabelecidos junto à OMC - Organização Mundial do Comércio, no que tange às deslealdades do comércio internacional.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Segundo o Regulamento Aduaneiro, o Imposto de Importação incide sobre os seguintes bens: (Sinalize a opção que Não corresponde à lista de bens sobre os quais incide o II.)
		
	
	Mercadoria devolvida ao Brasil por motivo de defeito técnico, para reparo ou para substituição.
	
	Amostras, mesmo a título gratuito.
	
	Bagagem de Viajante
	
	Mercadorias estrangeiras importadas ou nacionalizadas e exportadas, que retornem ao país.
	
	Bens enviados como Presente (gifts)
	
Explicação: 
Mercadorias exportadas que voltem ao País por apresentarem defeito técnico, para reparo ou para substituição, não têm incidência de Imposto de Importação. Trata-se de uma operação temporária para reparo ou conserto e posterior reexportação, ou seja, não estamos adquirindo o bem. Desta forma não cabe a cobrança da tributação incidente na operação de importação. 
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A Exportação é uma das operações de comércio internacional que recebe incentivos tributários da parte do governo federal e dos governos estaduais. Na relação abaixo encontram-se os tributos que normalmente são isentos, reduzidos ou suspensos nas operações de exportação. Sinalize a única opção fora deste contexto: 
		
	
	TUP - Taxa de Utilização Portuária 
	
	ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços 
	
	COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social 
	
	IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados 
	
	PIS - Programa de Integração Social 
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O Imposto de Exportação obedece aos princípios estipulados pelo GATT e pela legislação brasileira. Sinalize, nas opções sugeridas, a opção que NÃO está de acordo com os estes princípios.
		
	
	Princípio da Legalidade - somente pode ser alterado o imposto através de uma Lei que revogue a anterior. 
	
	Princípio do Destino ¿ onerar as importações, de modo que os produtos importados não levem vantagem sobre os produtos nacionais pagando menos impostos.
	
	Princípio da Não Discriminação - não onerar produtos estrangeiros com alíquotas superiores às dos produtos nacionais.
	
	Princípio da Anterioridade ¿ veda a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que a Lei foi publicada.
	
	Princípio da Similaridade ¿ torna o imposto de exportação similar ao imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços.
	
Explicação: O imposto de exportação, tal como o imposto de importação, estão sujeitos aos quatro princípios básicos: anterioridade, legalidade, não discriminação e destino. A similaridade não é exatamente um princípio, embora a legislação aduaneira brasileira aplique a similaridade na importação de produtos.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A alíquota de qualquer imposto é o percentual sobre a base de cálculo, que deve ser pago ao Estado. No Imposto de Importação, é o percentual a ser pago ao Estado, tendo como base o Valor Aduaneiro (acrescido do valor do frete e seguro internacionais) e são classificadas como:
I - alíquotas simplificadas e uniformes
II - alíquotas específicas e simplificadas
III - alíquotas ad valorem e simplificadas
IV - alíquotas específicas e ad valorem
V - alíquotas uniformes e ad valorem
Está correta somente:
		
	
	A opção IV
	
	A opção V
	
	A opção II e V
	
	A opção IV e I
	
	A opção I e II
	
Explicação: As alíquotas do Imposto de Importação podem ser classificadas como específicas, quando correspondem a uma quantia, em moeda nacional ou estrangeira, a ser aplicada em função de uma unidade estabelecida de determinado produto. E Ad valorem quando representadas por um percentual aplicável sobre o Valor Aduaneiro (e acréscimos legais), que, como já foi mencionado, representa a base de cálculo do Imposto de Importação.
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O imposto de importação não incide sobre:
		
	
	Mercadoria estrangeira, apreendida e posteriormente leiloada
	
	Mercadoria arrematada por arrematante pessoa física ou jurídica
	
	Mercadoria nacional ou nacionalizada, reimportada, findo o prazo de regime de exportação temporária
	
	Mercadoria estrangeira, importada em caráter definitivo
	
	Mercadoria nacionalizada para consumo
	
Explicação: A mercadoria reimportada já era mercadoria do país, e quando do seu retorno não cabe cobrança de tributos inerentes à importação, uma vez que os mesmos já foram pagos no caso da importação. No caso da mercadoria nacional a mesma não foi vendida e sim exportada em caráter temporário.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a incidência de tributos na exportação indique a afirmativa que se acha INCORRETA
		
	
	d) O governo pode aumentar a alíquota do imposto de exportação para evitar um desabastecimento interno
	
	b) Os tributos incidentes sobre as exportações tem função fiscal e de regulação
	
	e) O governo pode aumentar a alíquota do imposto de exportação, somente em condições especiais de calamidade pública
	
	c) O Estado utiliza o imposto sobre a exportação com o intuito de executar a política econômica no comércio internacional
	
	a) O sistema tributário prevê a incidência de tributos de exportação de produtos nacionais e nacionalizados
	
Explicação: 
As alíquotas dos impostos de exportação e de importação possuem caráter extrafiscal, ou seja, não visam apenas a arrecadação do estado.
Trata-se de impostos que visam a manutenção do ambiente econômico, regular mercados, proteger contra deslealdades do comércio internacional, controlar desabastecimento interno e ainda fomentar as empresas exportadoras.