Buscar

resumo livro Dos Números

Prévia do material em texto

Ivanderson C. Bordin Souza
Parte 09
Como a matemática pode ajudar você a entrar no Guinness dos recordes?
Existem muitas formas de você entrar no Livro dos Recordes. Por exemplo, o italiano Michele Santelia entrou por escrever 64 livros de trás para frente; Ken Edwards fez o feito de comer 36 batatas em um minuto; e um americano chamado Ashrita Furman, além de ser o maior recordista do livro, conseguiu percorrer 37,18 quilômetros usando um pula-pula.
Um grande desafio que o Guinness acompanha desde 1961, é o Tube Challenge. A ideia é visitar todas as estações do metrô de Londres no menor tempo. O recorde foi realizado por Martin Hazel, Steve Wilson e Andi James em 14 de dezembro de 2009, com apenas 6 horas 44 minutos e 16 segundos. Se você tiver interesse em superar esta conquista, pode utilizar a matemática ao seu favor, estudando o mapa do metrô para que percorra a menor rota atravessando todas as estações.
O Desafio do Tube é simplesmente uma brincadeira mais difícil que já era realizada no século XVIII, em uma cidade de Königsberg. Nesse tempo existiam sete pontes sobre o Rio Preguel, que se tornou uma diversão para os habitantes da região. O objetivo era atravessar todas as pontes uma vez, sem repetir nenhuma. Mas sempre dava errado, pois sempre ficava alguma ponte sem ter passado. Então, finalmente, a brincadeira foi solucionada por Leonhard Euler, um grande matemático suíço. Euler viu que não importava as dimensões físicas da cidade, e sim como as pontes eram interligadas, Nisso, ele descobriu que se um mapa possuir dois pontos, com um número ímpar de linhas, era possível fazer um traçado sem remover a caneta do mapa e sem passar outra vez na mesma linha. Sendo assim, concluiu que era impossível atravessar todas as pontes sem repetir alguma.
Após isso, nasceu o mapa conhecido com Trajeto Euleriano. Nele você pode começar da forma que quiser, pois o percurso deve começar e terminar no mesmo local, fazendo um ciclo fechado. O autor comenta que muitas vezes, a matemática nos diz que algo deve existir sem que você tenha de construí-lo.
A brincadeira das Pontes de Königsberg é de grande importância, pois foi através dela que os matemáticos viram um novo método de ver a geometria e o espaço, trazendo novas maneiras de ver como as formas são conectadas, e nos trouxe o nascimento da Topologia. E finalizando, colaborou extremamente nas ferramentas de pesquisas na internet, melhorando a navegação na rede global.

Continue navegando