Buscar

Psicologia Construtivista de Piaget

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia Construtivista
Profa. Dra. Nancy Capretz Batista da Silva
EMENTA
Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Jean Piaget (1896-1980). 
Desdobramentos dessa teoria em relação à construção da inteligência e do juízo moral no desenvolvimento humano.
OBJETIVOS GERAIS
Distinção dos fundamentos epistemológicos e gnosiológicos que definem a concepção de inteligência na teoria piagetiana em comparação com outros pressupostos teóricos (empirismo, inatismo, interacionismo).
Compreensão dos principais conceitos presentes na abordagem piagetiana acerca do desenvolvimento psicológico da inteligência.
Reconhecimento do método clínico piagetiano como uma técnica psicogenética de avaliação psicológica da inteligência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar em situações-problema (casos clínicos e escolares) os principais indicadores piagetianos do pensamento infantil nos diferentes períodos do desenvolvimento cognitivo e moral.
Elaborar procedimentos de intervenção psicoeducativa em situações-problema (casos clínicos e escolares) a partir dos indicadores propostos pela teoria piagetiana nos diferentes períodos do desenvolvimento cognitivo e moral.
Compreender os procedimentos metodológicos de investigação da inteligência estudados por Piaget (abordagem psicogenética) e comparar com procedimentos de pesquisa e intervenção em uma abordagem psicométrica em Psicologia.
...
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar as estruturas do pensamento infantil, em uma perspectiva piagetiana, por meio do estudo das provas operatórias, do grafismo infantil, dos dilemas morais e dos jogos infantis.
Relacionar os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento da inteligência com os processos de aprendizagem de alunos no contexto da educação formal e não formal.
Ler e interpretar textos e comunicações orais através dos meios convencionais e eletrônicos. 
Levantar informação bibliográfica através dos meios convencionais e eletrônicos.
Expressar o pensamento de forma clara, coerente e concisa.
AVALIAÇÃO
1º Bimestre: NP1 Média do 1º bimestre
Atividade individual: prova sem consulta, composta por 60% de questões de múltipla escolha e 40% de questões dissertativas = valor de 0,0 a 9,0 pontos.
Exercício (1) em grupo (valor = zero a 1,0): Em grupos pequenos, reunir desenhos de crianças de 2 a 15 anos, avaliar de acordo com os estágios do desenvolvimento do grafismo (Luquet e Lowenfeld) e relacionar aos estádios do desenvolvimento cognitivo (Piaget) propostos em aula; apresentar os resultados em relatório escrito e em roda de conversa em sala de aula. 
AVALIAÇÃO
2º Bimestre: NP2 Média do 2º bimestre
Atividade individual: prova sem consulta, composta por 60% de questões de múltipla escolha e 40% de questões dissertativas = valor de 0,0 a 9,0 pontos.
Exercício (2) sobre as provas operatórias* (valor = zero a 1,0).
A média final será calculada de acordo com o Regimento da UNIP.
AVALIAÇÃO
Exercício (2) sobre as provas operatórias: Em pequenos grupos participar em sala de aula de uma oficina para a compreensão sobre a aplicação e avaliação das provas operatórias com elaboração de relatório (manual): nome da prova, material utilizado, critério de aplicação, critério de avaliação e objetivo de cada prova. 
Cada grupo irá escolher uma das provas operatórias piagetianas, construir o material utilizando outra estratégia diferente daquela proposta pelo kit, aplicar em no mínimo quatro crianças com idades entre 4 e 10 anos, separadamente, e elaborar relatório sobre o material coletado, avaliar os resultados e apresentar em relatório escrito e roda de conversa em sala de aula articulando com os estádios do desenvolvimento cognitivo e moral estudados no curso.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 27ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.
PIAGET, J. O Juízo Moral na Criança. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MACEDO, L. de Ensaios Construtivistas. 6ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
MEREDIEU, F. de O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2000.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da Criança. 3ª ed. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Difel, 2003.
PIAGET, J. (1964). A Formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos Ed., 2010.
RAPPAPORT, C. R. Teorias do Desenvolvimento. Vol. 1. São Paulo: EPU, 1981.
TEXTOS NA INTERNET
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, 18(1): 43-52, jan./jun. 1993. Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat. Disponível em: http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf. Acesso em: 12/12/2014.
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992. Ensino e construção do conhecimento; Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf. Acesso em: 12/12/2014.
MACEDO, Lino de. A Questão da Inteligência: todos podem aprender? In: OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R. Souza; REGO, Teresa Cristina (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002 (p.117-134). Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br/cea/files/2011/12/LinoMacedo.pdf. Acesso em: 12/12/2014.
AULA 1
Apresentação dos objetivos, Bibliografia, Critério de avaliação (exercícios e provas).
 Apresentação da vida e da obra de Piaget e as implicações de sua teoria para a Psicologia e Educação. 
Leitura:
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. M. R. A construção social do sujeito. In: DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. M. R. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 2010. 3ª Edição.
Jean William Fritz Piaget
1896-1980
Biólogo,  se dedicou à Psicologia, Epistemologia e Educação.
Filosofia e Psicologia: Epistemologia Genética.
>Fundamenta uma Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem de abordagem psicogenética.
http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AJean_Piaget_in_Ann_Arbor.png
INTELIGÊNCIA
“A inteligência só pode se definir pelo seu processo. Ela é um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio, que caminha em direção a certas formas de equilíbrio final”.
“A inteligência ilumina, então, todas as funções cognitivas até a conclusão de uma lógica, mas só podemos definir por sua orientação ou sua direção”.
PIAGET, 1951
Para a PSICOLOGIA...
Papel da Psicologia: investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação do indivíduo com o mundo (cognitivos, emocionais, afetivos, etc.), analisando os seus mecanismos básicos.
Teoria científica do conhecimento que integra os fenômenos cognitivos ao contexto da adaptação do organismo ao meio.
Processo de desenvolvimento humano.
Para a EDUCAÇÃO...
Planejamento de ensino: conhecer o educando.
Compreensão dos processos de aprendizagem escolar - descrições peculiares relativas à atividade cognitiva do aprendiz na sua relação e apreensão dos conteúdos escolares. 
Práticas educativas que respeitem os níveis de desenvolvimento das crianças na escola.
Escola: local fundamental para o desenvolvimento da inteligência e do pensamento humano, sem limites. 
Professor: sujeito principal nesse processo de desenvolvimento, proporcionando trabalhos e situações variadas ao aprendiz, posicionando-se como um orientador, um provedor de desafios cognitivos proporcionando aprendizagens significativas no sentido da compreensão, do domínio do conhecimento e do processo de conhecer, tornando os aprendizes sujeitos da construção do seu conhecimento.
PRÓXIMA AULA – LEITURA PRÉVIA
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre,
18(1): 43-52, jan./jun. 1993. Disponível em: http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf. Acesso em: 04 fev. 2015.
MACEDO, Lino de. A Questão da Inteligência: todos podem aprender? In: OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R. Souza; REGO, Teresa Cristina (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002 (p.117-134). Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br/cea/files/2011/12/LinoMacedo.pdf. Acesso em: 04 fev. 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando