Buscar

EXECUÇÃO TÍTULO EXTRAJUDICIAL(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo executivo tem seu nascedouro na petição inicial, observados os requisitos dos arts. 282, 614 e 615 do CPC. Araken de Assis destaca que “um dos requisitos específicos do ‘requerimento’ consiste na indicação de bens (art. 475-J, § 3º; art. 652, § 2º)”
O prazo oferecido ao devedor para o pagamento do débito é de 3 dias.
Se o pagamento não ocorrer no prazo estipulado, de acordo com o § 1º do art. 652, o oficial de justiça munido com a segunda via do mandado de citação (pois a primeira já está juntada aos autos), realizará de imediato a penhora e avaliação dos bens indicados na petição inicial (art. 652, § 2º).
PENHORA: O exeqüente, sempre que possível, deve obedecer à ordem convencionada no art. 655, por força da Lei 11.382/06, para a efetivação da penhora. Consta em primeiro lugar na ordem o dinheiro, “em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira”. Como dificilmente o exeqüente disporá dos dados em relação à situação financeira do executado, o art. 655-A, ciente desse obstáculo, regula acerca da quebra do sigilo bancário, que deve ser requerido. 
Uma das inovações da nova redação do art. 656, § 2º, é a possibilidade do devedor postular a substituição da penhora por fiança bancária ou seguro-garantia judicial.
DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS:
Para o executado que pagar o débito no prazo de três dias, o legislador lhe concede uma “premiação”27, que é a redução dos honorários advocatícios pela metade de seu valor, medida já adotada em outros procedimentos judiciais, como por exemplo, nos juizados especiais, assim, evitando procrastinações e resistências injustificadas. Para a aplicação do benefício, o juiz deve estar atento aos critérios dispostos no art. 20, §3º e §4º do CPC. 
O executado tem prazo de quinze dias (não mais dez dias), contados da juntada aos autos do mandado de citação cumprido, para, se o assim desejar, ajuizar os embargos do devedor.
FATOS: O requerente é credora do requerido, da quantia de R$ 8.000,00 (oito mil reais) referente à venda de 25 (vinte e cinco) cabeças de gado, como prova o recibo de pagamento anexo, assinado por duas testemunhas, que constitui título executivo extrajudicial nos termos do inciso II, do artigo 585 do Código de Processo Civil (documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas).
Ocorre que, após a entrega do gado e ultrapassado o dia do vencimento, o requerido não efetuou o pagamento nem demonstrou a intenção de fazê-lo, não restando outra alternativa à requerente, senão a propositura da presente execução de título extrajudicial.

Outros materiais