Buscar

O BIOLOGO E A QUIMICA

Prévia do material em texto

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LÍDIA DOS SANTOS SOUSA CARVALHO
JULIANNE LOPES MACHADO
GESSICA LORRANE LIMA DA COSTA
A QUIMICA NO MUNDO DO BIÓLOGO 
BELÉM - PA
2018
LÍDIA DOS SANTOS SOUSA CARVALHO
JULIANNE LOPES MACHADO
GESSICA LORRANE LIMA DA COSTA
A QUIMICA NO MUNDO DO BIÓLOGO
Trabalho do Curso de Graduação em Ciências Biológicas apresentado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade da Amazônia, disciplina Fundamentos de química orgânica e inorgânica, como requisito para a obtenção da nota de 2ª NI.
Orientadora: Profª.Dr. Mariana Sarkis Muller. 
BELÉM - PA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia. É muito fácil perceber as diversas contribuições proporcionadas pela Química ao longo de toda a história da humanidade. Entre elas, podemos destacar:
O desenvolvimento dos alimentos industrializados; O aumento do prazo de validade dos produtos; O aumento da eficácia e ação dos cosméticos; Desenvolvimento de medicações para combate às mais variadas doenças; Desenvolvimento de fontes alternativas de combustíveis; Produção de substâncias em laboratório; Desenvolvimento de técnicas e soluções para problemas ambientais. A Biologia esta ligada diretamente a química, uma vez que para que haja vida, há a necessidades de vários componentes químicos, tanto para serem ingeridos em forma de calorias, produzidos em forma de hormônios, secretados na forma de urina, por exemplo. O açúcar que é a principal fonte de energia para os seres vivos é sintetizado pelas plantas através de fotossíntese e metabolizada pelo organismo humano em forme de pentose, uma molécula orgânica, a Bioquimica estuda essa relação bastante estreita dessas duas áreas, tão importante para um desenvolvimento saudável da vida. Nos mais variados ramos da Biologia existem algumas profissões que lidam diretamente com a química, dentre as quais serão mostradas, nas paginas seguintes. 
2. DESENVOLVIMENTO
Nicho de mercado: Agricultura.
Formação: Bióloga, Especialista em Entomologia.
Empresa: ESALQ/USP.
Cargo: Técnica de pesquisa do laboratório
Objetivo principal: Soluções mais sustentáveis para o manejo de pragas agrícolas.
Sou técnica de pesquisa do laboratório de Entomologia, onde trabalho em especial com comportamento animal e ecologia química na ESALQ/USP. 
Conhecimentos básicos de química, cromatografia, capacidade de observação detalhada do comportamento animal foram algumas das habilidades que precisei desenvolver para exercer minha função. Estou envolvida no desenvolvimento de projetos de pesquisa, treinamento de pessoal (estágio, pós-graduação), suporte técnico de aulas práticas e administração de verbas por 40 horas semanais, 8h/dia.
Embora não tenha pós, precisei me especializar. Não tive preparo na área de cromatografia (A cromatografia é uma técnica analítica que tem por finalidade geral a separação e/ou purificação de misturas, quando acoplados com detectores de massas ou UV/Vis fornecem também informações acerca da identidade da molécula) na faculdade. Precisei fazer cursos para aprender seu uso e aplicação, no trabalho hoje uso, sem dúvida, Química Analítica, Inorgânica e Química Orgânica.
Nicho de mercado: Criminal Investigativo
Formação: Biólogo Forense
Empresa: Polícias civis de todos os estados brasileiros e Polícia Federal.
Cargo: Perito Criminal
Objetivo principal: Desvendar as circunstâncias de um crime.
Os biólogos forenses examinam o sangue e outros fluidos corporais, cabelos, ossos, insetos, plantas e animais para ajudar a identificar vítimas e apoiar as investigações criminais. Usando a tecnologia no laboratório e no campo, biólogos forenses coletam e analisam evidências biológicas encontradas em roupas, armas e outras superfícies, para determinar o tempo e a causa da morte.
Biólogos forenses podem se tornar especialistas em diversas áreas, como:
Análise de DNA ou Genética forense; Antropologia forense; Patologia forense; Ornitologia forense; Palinologia forense; Entomologia forense; Botânica Forense; Química forense engloba análises orgânicas e inorgânicas; Toxicologia forense (ramo da medicina que estuda a composição química e os efeitos das substâncias tóxicas e dos venenos, bem como o diagnóstico e o tratamento das intoxicações e dos envenenamentos.); sorologia (parte da imunologia que faz o estudo in vitro das reações que ocorrem entre antígeno e anticorpo no soro), Técnicas sofisticadas como cromatografia, espectroscopia, espectrometria de massa, calorimetria, papiloscopia e termogravimetria são capazes de identificar a substância utilizada em um envenenamento, as impressões digitais de envolvidos em crimes, manchas orgânicas, como sangue, esperma, fezes e vômito, manchas inorgânicas, como lama, tinta, ferrugem e pólvora. 
3. CONCLUSÃO
A biologia tem sua a ênfase caracterizada na observação, na análise sucinta, nas conclusões, composta de adjacências nas experimentações e uma delas é a química, que é um ramo das Ciências da Natureza que estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos, e é inquestionável que sem a fundamentação do ramo a grade de aprendizado, o biólogo provavelmente estaria envolvido por dúvidas e questionamentos levando em consideração que a biologia e a química são envolvidas na estruturação acadêmica e profissional do biólogo.
Dessa forma a junção com a química é de fundamental importância ao crescimento acadêmico e profissional do biólogo, a química desempenha um papel crescente no estudo do mundo natural, na preservação, e no progresso material da humanidade, contudo, seria impossível o biólogo deter o conhecimento na sua área sem agregar os eixos de ensino do ramo da química.

Continue navegando