Buscar

Resolução AP1 Experimental

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL APLICADA À FARMÁCIA
1° AP de Química Orgânica Experimental
Aluno: João Victor de Melo Cândido
Matrícula: 392123
1) 
 
 7 1 3 4
 
 5 2 8 6
2)
 Para o frasco 1, o Teste do Iodofómio pode ser utilizado para identificar a carbonila que caracteriza a função cetona presente na molécula. No frasco 2, a ligação olefínica da estrutura pode ser caracterizada através da utilização do Teste de Bromo e a confirmação ocorre por meio do Teste de Baeyer. A função fenol presente na estrutura da substância do frasco 3 pode ser identificada através do Teste com Cloreto Férrico. A função aldeído presente na molécula da substância do frasco 4 pode ser identificada por meio do Teste de Tollens.
3)
 O fluxograma descreve a separação de moléculas orgânicas presentes numa mistura através das solubilidades em solventes ácidos e básicos e água. Primeiramente, adicionou-se a mistura um solvente orgânico e bicarbonato de sódio, o que tornou possível a separação entre a fase orgânica (solúvel em solvente orgânico) e uma fase iônica (proveniente da reação com NaHCO3). A separação das fases ocorreu através da adição de água na parte que continha o sal, e de solução orgânica na fase solúvel nesse solvente, formando duas soluções. Na solução orgânica foram adicionados um solvente orgânico e uma base forte, isso causou a separação de mais uma das moléculas presentes na mistura, pois ao reagir com a base tornou-se um sal, formando duas soluções. Após a obtenção dessa outra solução aquosa, foi adicionado à solução orgânica um solvente orgânico e água. Através desta última adição obteve-se uma solução que continha um sal e na solução orgânica havia apenas uma molécula orgânica. A vidraria utilizadas foram pipetas de Pasteur e tubo de ensaio.
4) 
 a) Objetivo de condensar (de vapor para líquido) os vapores gerados através do aquecimento das folhas imersas em água.
 b) O sulfato de sódio é utilizado para retirar a água ainda presente no óleo essencial.
5) 
 a) Porque a bixina se encontra na forma de sal quando em solução alcalina e isso diminui a solubilidade em solventes orgânicos.
 b) Porque ela se encontra na forma orgânica, que é solúvel em clorofórmio.
6) 
 No primeiro caso, a solução A dissolvida em diclorometano estaria na fase inferior do funil de separação, pois sua densidade é maior que a da solução de cloreto de sódio. No segundo caso, a solução saturada de cloreto de sódio estaria na fase inferior do funil de separação, porque sua densidade é maior que a da solução B.

Continue navegando