Buscar

POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS TERCEIRO SETOR

Prévia do material em texto

POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 1; 
1)  O Estado brasileiro adotou um novo modelo gerencial de Administração, assinalar a alternativa que explica qual foi o objetivo da reforma do aparelho do Estado: correta é a: B.
 O objetivo foi tornar mais eficientes as atividades exclusivas do Estado, por meio da transformação de autarquias em agências autônomas e também mais eficientes os serviços sociais competitivos, ao transformá-los em organizações públicas não estatais de um tipo especial, que são as organizações sociais.
2) Qual alternativa abaixo não corresponde a forma de financiamento estatal para as atividades desenvolvidas pelo terceiro setor? correta é a: C.
Somente benefícios previdenciários, mantendo-se a cobrança fiscal.
3) Qual foi o objetivo da criação das organizações sociais? correta é a: E.
instrumento que permitisse a transferência para as mesmas de certas atividades ou serviços, nas áreas de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde, que vinham sendo exercidas pelo Poder Público, como executor direto, e que melhor o seriam pelo setor privado, sem necessidade de concessão ou permissão.
4) Qual disciplina estuda um conjunto de organismos, organizações ou instituições dotadas de autonomia e administração própria que desempenham atividades voluntárias, desenvolvidas por organizações privadas não-governamentais e sem ânimo de lucro (associação ou fundação), realizadas em prol da sociedade, independentemente dos demais setores (Estado e mercado), embora com eles possa firmar parcerias e deles possa receber investimentos (públicos ou privados)? correta é a: B.
direito do terceiro setor.
5) Qual é o conceito de organizações sociais? correta é a: C.
pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, assim qualificadas pelo Poder Público, às quais são outorgados poderes para o exercício de atividades direcionadas ao ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde.
6) Assinale em qual área as organizações sociais não podem atuar. correta é a: D.
cinema e rádio.
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 2;
1) No texto da lei civil anterior, a finalidade da fundação não tinha qualquer limitação, sendo livre ao fundador dispor de seu patrimônio sem limitação alguma de sua finalidade. Embora agora limitada a finalidade da fundação pelo novo Código Civil, podemos notar que ao menos as principais atividades lícitas do relacionamento humano podem ser enquadradas nos fins que a lei tipificou. Assinale a alternativa correta abaixo: correta é a: A.
Uma fundação educacional, por exemplo, pode ser enquadrada no ramo da finalidade cultural, como determina a Constituição Federal, no seu artigo 205, que dispõe “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
2) No que concerne à fundação, assinale a alternativa incorreta: correta é a: C.
A fundação privada é pessoa jurídica com fins lucrativos, constituída a partir de um acervo de bens, que recebe personalidade jurídica para a realização de um fim social e determinado, de interesse público.
3) Considerando a Lei nº 13.019/2014, chamada de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, assinale qual não é requisito para referidas organizações serem contratadas: correta é a: C.
Não há necessidade de comprovação de experiência anterior na área que pretendem atuar, pois basta as organizações demonstrar que têm sede própria e estão devidamente equipadas para a excução das atividades.
4) Considerando a Lei nº 13.019/2014, chamada de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, assinale a alternativa correta abaixo: correta é a: B.
É de responsabilidade exclusiva das parceiras o pagamento de encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais relativos ao funcionamento da instituição, não havendo falar-se em responsabilidade solidária ou subsidiária da administração pública.
5) No tocante ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014), analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I – Esta legislação institui diretrizes mais rígidas para balizar a relação entre o governo e as Organização da Sociedade Civil (OSC).
II – Impõe um processo seletivo, por meio de chamada pública, para firmar contratos com a administração pública, seja na esfera federal, estadual, municipal ou distrital e respectivas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista prestadoras de serviço público e suas subsidiárias.
III - Princípios que pautam essa relação entre o governo e as Organização da Sociedade Civil (OSC) são os princípios da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e demais correlatos.
IV – Um dos requisitos que impõe à celebração do contrato é que os dirigentes Organização da Sociedade Civil (OSC), com poderes de administração, gestão ou controle da organização, devem ser considerados “ficha limpa”. correta é a: E.
Todas as assertivas estão corretas.
6) Considerando o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014), qual não é requisito formal para celebração de contratos com o Estado? correta é a: D.
comprovação de um ano de existência, no mínimo, antes da celebração de parcerias com o poder público.
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 3;
1) No que concerne à organização estatutária de uma Organização Não-Governamental (ONG), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A criação de uma ONG se dá através de reunião de pessoas interessadas em constituir uma entidade sem fins lucrativos, com a finalidade desenvolver atividades de interesse público.
II - A constituição de uma ONG se dá pela Assembleia Geral de fundação da entidade, onde se discute e aprova o estatuto.
III - A Assembleia Geral é a reunião obrigatória e periódica dos membros da ONG, para fins de deliberação sobre os objetivos, diretrizes, procedimentos e práticas a serem adotados pela organização.
IV - Para constituir uma ONG (associação ou fundação) são necessários quatro registros obrigatórios: Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Prefeitura e Secretaria da Fazenda Estadual como contribuinte do ICMS. correta é a: E.
Todas as assertivas estão corretas..
2) No que se refere aos benefícios governamentais, assinale a alternativa incorreta abaixo: correta é a: B.
A imunidade ou a isenção tributária abrange também os rendimentos e os ganhos de capital auferidos em aplicações financeiras de renda fixa e variável.
3) As pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à assistência social, têm imunidade tributária concedida sobre quais impostos? correta é a: E.
Imposto sobre a Renda (IR); Imposto sobre Serviços (ISS); e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
4) Considerando que a imunidade tributária é a proibição constitucional propostas às entidades políticas que detêm a competência tributária, de tributar determinadas pessoas, seja pela natureza jurídica que possuem, pelo tipo de atividade que desempenham ou ainda ligadas a determinados fatos, bens ou situações; e que a isenção de tributos, não é a vedação, mais sim a dispensa legal do pagamento do tributo, assinale a alternativa em que consta tributo que entidades beneficentes de assistência social não estão isentas, abaixo: correta é a: D.
Contribuição para a seguridade social da cota da pessoa jurídica.
5) No tocante à imunidade tributária e isenção da contribuição social para as Organizações Não-Governamentais (ONGs), analise as assertivas e assinale a alternativa correta abaixo:
I - Para a manutenção da imunidade, é fundamental que a instituição assistencialou de educação sem fins lucrativos não desvirtue dos requisitos previstos na lei (Lei n. 9.532/97), sob pena da perda do direito à imunidade, sob pena de sanções tributárias.
II - A imunidade ou isenção tributária não abrange os rendimentos e os ganhos de capital auferidos em aplicações financeiras de renda fixa e variável.
III - Para a obtenção da classificação de instituição assistencial e concessão do benefício tributário se faz necessário o registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
IV - A Secretaria da Receita Federal (Super Receita) centraliza as funções de fiscalização e cobrança da Receita Federal e as Contribuições Sociais. correta é a: A.
Todas as assertivas estão corretas.
6) No que concerne aos recursos para as Organizações Não-Governamentais, qual se dá por ato de liberalidade por meio do qual pessoa física ou jurírica transfere à outra pessoa jurídica bens ou vantagens de seu próprio patrimônio, mediante a concordância do beneficiário? correta é a: E.
Doação.
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 4;
1) Qual não é requisito para obtenção do Título de Utilidade Pública Federal à organização? correta é a: D.
repassar os lucros aos seus dirigentes;
2) Qual não é requisito para a obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) à organização? correta é a: D..
aplicar as subvenções e doações recebidas em outras finalidades que não estejam vinculadas, para fins de obtenção de novas receitas;
3) Existem três títulos e qualificações que podem ser requeridos pelas organizações sem fins lucrativos, que exigem o cumprimento de requisitos e possibilitam o gozo de benefícios e incentivos fiscais no âmbito federal. Assinalar a alternativa correta:: correta é a: B.
Título de utilidade pública federal, Certificado de entidade beneficente de assistência social (CEBAS) e Organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP).
4) Qual não é vantagem na qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)? correta é a: E.
impossibilidade de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela Secretaria da Receita Federal.
5) Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A Carta Constitucional estabelece sobre a participação da sociedade na execução da assistência social, através de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis (CF, art. 203 e 204, II).
II - As organizações de utilidade pública envolvem a prestação de serviços de natureza educacional de forma desinteressada à coletividade, suprindo-lhe determinadas necessidades.
III - A certificação de entidades beneficentes é concedida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para entidades que tenham atuação preponderante na área de assistência social e pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, para entidades com atuação preponderante nas áreas de educação e saúde. correta é a: E.
Todas as assertivas estão corretas.
6) Qual entidade é definida como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que atua em benefício de outros que não o da própria entidade ou de seus integrantes, podendo ou não estabelecer contrapartida, que tem seu patrimônio e finalidade inteiramente dedicados a interesses altruísticos, visando complementar ou substituir funções próprias do Estado? correta é a: A.
Entidades beneficentes.
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 5;
1) O que significa empresa-cidadã? correta é a: D.
A empresa-cidadã tem agregado valor aos seus produtos ou obtido ganhos com a prática da cidadania empresarial, não se desvinculando da geração de riquezas.
2) No tocante ao terceiro setor, assinale a alternativa incorreta abaixo: correta é a: B.
O papel econômico do Terceiro Setor é desenvolver o capital de mercado, através da atividade comercial.
3) Assinale a alternativa que corresponde as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSIPs): correta é a: C.
OSIPs são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, qualificadas pelo Ministério da Justiça como de interesse público, por meio de certificação.
4) Qual não deve constar como finalidade nos objetivos sociais estatutários das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSIPs)? correta é a: C.
5) Qual empresa é passível de qualificação (certificação) pelo Ministério da Justiça como de interesse público? correta é a: C.
associação, sem fins lucrativos, com objetivos sociais estatutários com finalidade de promoção da assistência social, cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.
6) Analisar as assertivas e assinalar a alternativa correta abaixo:
I - As organizações da sociedade civil de interesse público são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos sociais estatutários tenham por princípio a universalização dos serviços, com a finalidade de comercializar planos de saúde e assemelhados.
II - A associação é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos.
III - A fundação privada é pessoa jurídica sem fins lucrativos, constituída a partir de um acervo de bens, que recebe personalidade jurídica para a realização de um fim social e determinado, de interesse público, que decorre da vontade de uma pessoa, o instituidor (pessoa física ou jurídica), mediante escritura pública ou testamento.
IV - As organizações sociais são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, assim qualificadas pelo Poder Público, às quais são outorgados poderes para o exercício de atividades direcionadas ao ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde. correta é a: B.
Somente a assertiva I está incorreta.
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 6;
1) A gestão das organizações do Terceiro Setor é distinta da de uma empresa privada, podendo contratar trabalhadores de que forma? correta é a: B.
As entidades podem contratar trabalhadores de duas formas: de forma remunerada, com vínculo empregatício, ou não remunerada, correspondente ao trabalho voluntário.
2) Qual a competência para dirimir conflitos surgidos da contratação de trabalhadores voluntários por entidades do terceiro setor? correta é a: D.
A competência é da Justiça do Trabalho julgar ações oriundas da relação de trabalho, incluindo o trabalho voluntário ou gratuito, mesmo quando não invocada a relação de emprego.
3) As entidades sem fins lucrativos ligadas ao Terceiro Setor são hoje grandes geradores de empregos. É incorreto dizer que: correta é a: E.
Entidades beneficentes ou outras instituições sem fins lucrativos não se equiparam a empregador, e seus trabalhadores, são prestadores de serviços, que recebem como contraprestação o preço contratado em contrato.
4) Quais trabalhadores as entidades sem fins lucrativos ligadas ao Terceiro Setor podem contratar? correta é a: B.
empregados e trabalhadores voluntários.
5) Qual a definição de serviço voluntário? correta é a: D.
Serviço voluntário é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.
6) Qual alternativa descaracteriza o trabalho voluntário? correta é a: C.
recebimento de salários, férias, 13º salário e FGTS.
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 7;
1) No processo de execução contra a Fazenda Pública, a mesma: A resposta correta é: D.
será citada para opor embargos
2) Na execução contra a Fazenda Pública: A resposta correta é a: E
todas estão incorretas
3) Na execução contra a Fazenda Pública: A resposta correta é a: D.
o título executivo poderá ser tanto judicial quanto extrajudicial
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 8;
1) Quanto à atuação do Ministério Público nasinstituições de Terceiro Setor, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O Ministério Público do Distrito Federal e os Ministérios Públicos de alguns Estados da Federação podem criar Promotorias especializadas, as quais são  capazes de zelar pela regularidade da aplicação dos recursos públicos, subvenções sociais e doações de particulares recebidas pelas entidades, bem como verificar o real trabalho que elas efetivamente desenvolvem.
II - Cabe ao Ministério Público, de ofício ou por provocação de qualquer interessado, requerer ao juízo competente a dissolução da sociedade civil de fins assistenciais que receba auxílio ou subvenção do Poder Público, ou que se mantenha, no todo ou em parte, com contribuições periódicas de populares.
III - A atual Constituição Federal veda a existência de associação para fins ilícitos ou imorais e estabelece que a mesma só poderá ser compulsoriamente suspensa por decisão judicial. correta é a: D.
Todas as assertivas estão corretas.
2) Quem tem legitimidade para propor ação de dissolução de associação? correta é a: A.
Ministério Público.
3) Qual a função do Ministério Público (MP) nas Instituições de Terceiro Setor? correta é a: D.
Função extrajudicial, no âmbito estadual e distrital, de fiscalização e acompanhamento das ações contábeis, financeiras e finalísticas das entidades sociais.
4) Qual ação deve ser proposta pelo Ministério Público em caso de comprovado dano resultante de um ato ilícito praticado por dirigente de associação? correta é a: A.
ação de responsabilidade civil em face de dirigente ou terceiro que vier a causar dano a uma associação sujeita a sua fiscalização.
5) Para a defesa do patrimônio público e social e para a defesa de interesses individuais indisponíveis, cabe ao Ministério Público adotar qual medida? correta é a: B.
instaurar inquérito civil público e propor ação civil pública, para apurar irregularidades nas atividades e nas prestações de contas de associações e sociedades civis sem fins lucrativos, mormente quando tenham elas dentro de seus objetivos estatutários fins assistenciais e a permissão de recebimento de recursos públicos.
6) Analise as assertivas e assinale a alternativa correta:é a: D.
I - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, cabendo-lhe defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.
II – Como função institucional, cabe ao Ministério Público a proteção e a defesa do patrimônio público e social.
III - Com atuação extrajudicial do Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal, destaca-se a fiscalização e acompanhamento das ações contábeis, financeiras e finalísticas das entidades sociais. 
Todas as assertivas estão corretas.
POSSIVEIS PERGUNTAS E RESPOSTAS QUESTÃO 9;
1) Que documento é instrumentalizado através de um termo, em livro próprio do órgão público contratante ou escritura pública nos órgãos de controle interno, sendo apenas “a posteriori” submetido a controle dos Tribunais de Contas e, se for o caso, impugnação de suas despesas? correta é a: D.
Contrato administrativo.
2) No tocante a Acordos de Gestão com a Administração Pública, é incorreto dizer que:  correta é a: B.
É possível celebrar contrato de gestão com as entidades que ainda estão requrendo a qualificação de “organização social”.
3) No tocante ao contrato administrativo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta abaixo: correta é a: E.
I - O que diferencia o contrato público do contrato privado é a participação da Administração Pública na relação jurídica com a supremacia de poder para fixar as condições iniciais do ajuste, o que possibilita a imposição das cláusulas exorbitantes do Direito Comum.
II - O contrato administrativo se instrumentaliza através de um termo, em livro próprio do órgão público contratante, ou escritura pública, nos casos exigidos em lei, como os relativos a direitos reais sobre imóveis.
III - O contrato deve ser previamente documentado e registrado nos órgãos de controle interno, sendo apenas “a posteriori” submetido a controle dos Tribunais de Contas e, se for o caso, impugnação de suas despesas.
Todas as assertivas estão corretas.
4) A contratação de uma Organização Social se formaliza por meio da celebração de: correta é a: E.
Contrato de gestão.
5) A contratação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) se formaliza por meio da celebração de: correta é a: A.
Termo de parceria.
6) No tocante às perspectivas para atuação das Instituições Sociais no Século XXI, analise as assertivas e assinale a alternativa correta abaixo: correta é a: B.
I - O desenvolvimento dos direitos humanos somente será alcançado com a ação equilibrada de todos os atores envolvidos: Estado e setor privado.
II - O estímulo estatal ao crescimento do Terceiro Setor objetiva transferir a sua responsabilidade para o referido Terceiro Setor, transformando essa ação em movimento natural e utilitarista, justificada pela sua ineficiência na prestação de serviços públicos.
III - Se deve permitir, em nome do crescimento do Terceiro Setor, a desregulamentação dos direitos trabalhistas, a ocultação do esvaziamento dos direitos democráticos e dos direitos sociais.
IV - Somente um Estado forte no campo das políticas públicas poderá implemantar os direitos humanos e tornar a sociedade civil um agente transformador do Estado e do mercado.
Apenas a assertiva III está incorreta.

Continue navegando