Buscar

Aula 8 Ventos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Ventos
Aula 8
*
*
*
 Ar está em deslocamento horizontal sobre a superfície da Terra podemos afirmar que o mesmo está submetido a valores diferentes de temperatura e de pressão (pontos ≠) responsáveis por este movimento. 
 Porém, o atrito com a superfície, aliado ao movimento de rotação do planeta causam interferência neste deslocamento modificando a direção e a velocidade. Este movimento do ar é denominado “Vento”.
Introdução
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Localidade
 (Variação de temperatura)
Mudança na pressão atmosférica
Fazer com que o ar se desloque horizontalmente para um outro local (menor pressão)
Buscar o equilíbrio, iniciando e mantendo assim o vento.
*
*
*
 Quanto menor for a altura da massa de ar em deslocamento, maior será a influência do atrito com a superfície, que se dá sempre no sentido contrário da velocidade do vento. 
 Próximo ao solo a velocidade do vento é igual a zero.
Movimentação
*
*
*
*
*
*
MEDIÇÃO DO VENTO
 A medição do vento envolve a leitura e o registro dos seguintes parâmetros: direção, velocidade e força da rajada de vento. 
 Diversos aparelhos são empregados para tal, sendo os mais comuns o anemógrafo (Figura 1), o anemômetro (Figura 2), o cata-vento e a biruta.
*
*
*
Figura 1. Anemógrafo.
*
*
*
Figura 2. Anemógrafo. 
*
*
*
Cata-vento
*
*
*
Biruta
Este instrumento é muito usado em aeroportos, onde orienta a decolagem e a aterrissagem dos aviões. Essas manobras só podem ser feitas em sentido contrário ao vento, cujo sentido indica. 
*
*
*
 O anemômetro é utilizado para se determinar a velocidade média do vento. Sua instalação deve ser realizada na parte sul da área da estação meteorológica, a uma altura de dois metros. 
Anemômetro
*
*
*
 O anemógrafo mede e registra as diferentes velocidades do vento durante o dia, devendo ser instalado no mesmo local do anemômetro (Altura de dez metros) 
 O cata-vento é utilizado para se medir a direção e a força do vento; deve ser instalado também na parte sul da estação meteorológica, a uma altura de seis metros. 
 
De todos os aparelhos a biruta é o mais simples, e tem por função apenas indicar a direção e o sentido do vento.
*
*
*
 Devido a velocidade do vento ser diretamente proporcional aos valores do balanço de radiação, a mesma é maior durante o dia. 
 Com o início da noite a velocidade do vento começa a diminuir. 
 Ao nascer do sol, aonde o balanço de radiação passa de negativo para positivo, ocorre um período de baixas velocidades do vento (Figura 3).
Variação da velocidade do vento
*
*
*
Figura 3. Variação da velocidade do vento medida no dia 14/07/2006 no
Município de Cassilândia-MS.
*
*
*
 Em um local específico que esteja sobre a influência de uma massa de ar, podemos analisar a velocidade do vento de acordo com a distância deste local em relação ao centro dessa massa. A medida em que o centro da massa de ar se aproxima, a velocidade do vento diminui.
 Durante o ano a velocidade do vento também irá variar de acordo com a região do país e com a estação do ano. De maneira geral, no Brasil, os ventos mais fortes ocorrem no início da primavera e os mais fracos no início do verão.
 Chamamos de direção predominante do vento a direção em que o mesmo ocorre com maior freqüência, sendo que o relevo da região influi diretamente nesta direção.
*
*
*
Fim.....

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais