Buscar

avaliação discursiva online educação e os cenários da diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quinta, 6 Set 2018, 11:42
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 6 Set 2018, 11:43
	Nota
	3,5 de um máximo de 3,5(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
Para realizar a avaliação discursiva  leia atentamente as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Segue o link:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192
 
Embora se diga que no Brasil não há racismo, as relações de poder envolvidas no fato de brasileiros negros ou seus descendentes, ainda hoje, mais de cem anos depois da abolição, viverem em uma sociedade assimétrica, violenta e desigual -  desmentem essa afirmação. Assim, apesar de o racismo, a discriminação e o preconceito praticados no Brasil nem sempre serem explícitos, se tornam visíveis nos dados estatísticos  que servem para comprovar a problemática da escolaridade dos negros. (LOPES; FARIAS; RENNER, 2012). Com base nessa afirmação, elabore um texto entre 10 e 15 linhas refletindo sobre a origem do racismo e da discriminação praticados hoje no Brasil contra negros, indígenas, ciganos, homossexuais e tantos outros. Procure enfatizar  o fato de que  essas questões constituem a base de uma estrutura profundamente desigual.
 
Questão B 
A Pedagoga de uma escola rede municipal de ensino de uma cidade do norte do Paraná, selecionou algumas músicas de diferentes gêneros (clássicas, regionais, populares, instrumentais entre outras) e solicitou às professoras que proporcionassem aos alunos de cada turma, momentos de escuta e a apreciação musical. Após esta etapa, cada professora deveria conversar com seus alunos sobre as sensações e sentimentos a partir dessas diferentes músicas, questionar ainda de qual estilo musical gostaram mais dentre outras. As professoras poderiam aproveitar a sugestão dada para conduzir outras atividades. No entanto, Cláudia, uma das professoras da escola, que leciona para o 4º ano, afirma que “a atividade proposta pela Pedagoga não tinha fundamento e que não iria realizá-la com sua turma, pois a mesma não iria chamar a atenção das crianças, já que estes estão acostumados a ouvir e cantar músicas veiculadas na mídia radialística e televisiva”. Diante dessa situação reflita entre 10 e 15 linhas, sobre a atitude de recusa da professora Cláudia. Será que sua maneira de pensar é correta? Se você fosse a Pedagoga da escola, como explicaria à professora a necessidade do trabalho proposto?
Considere para sua resposta, aspectos voltados para a diversidade cultural, direitos humanos, ética, cidadania e sustentabilidade.
Questão A: O racismo e a discriminação no Brasil tem sido problemas de grande dimensão desde a era colonial até os dias atuais. O Brasil, sendo um país que foi colonizado por portugueses e espanhóis, carrega em sua história a exploração de negros e indígenas. Para minimizar os efeitos históricos que o Brasil carrega, foram criadas políticas que visam combater a desigualdade social dos negros e das minorias étnicas, abrangendo o respeito à dignidade humana e os direitos fundamentais. No entanto, nota-se que apenas as leis não são suficientes para extinguir o racismo e a discriminação no país. A escola tem então o desafio de se tornar um espaço de estudo e reflexão de culturas, etnias, gêneros e religião, contribuindo para a promoção da igualdade das relações étnico-raciais e de mulheres, negros, indígenas, ciganos, homossexuais e tantos outros grupos. É preciso que toda a comunidade escolar enfatize o que a Declaração Universal dos Direitos Humanos relata em seu artigo I: “todos nascem livres e iguais em direitos e dignidade e que sendo dotados de consciência e razão devem agir de forma fraterna em relação aos outros”. Trabalhando então a igualdade, a harmonia e a fraternidade em sala de aula, há uma possibilidade maior de conscientização da nova geração em busca de reverter esse quadro de racismo e discriminação no Brasil. 
Questão B: Como pedagoga da escola, explicaria para a professora que o trabalho com músicas de diferentes gêneros é importante no desenvolvimento das crianças, tanto na aprendizagem como no crescimento pessoal e cognitivo, pois através das músicas elas são capazes de compreender ritmos e movimentos, além de interagirem entre si, se manifestarem, criarem e se expressarem de diferentes formas. Enfatizaria que de forma lúdica, sem ainda formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva através da música. Mostraria para a professora a necessidade de abordar conteúdos que se conectam com reflexões sobre diversidade cultural, direitos humanos, éticas, cidadania e sustentabilidade, e a música seria uma ferramenta útil para dar início à essas reflexões, e também poderia se apresentar como um projeto multidisciplinar que chamaria a atenção dos alunos, pois todos já tiveram contato com a música em seu cotidiano e é algo que faz parte da vida deles. Pediria então que a professora repensasse sobre sua decisão e que voltasse e executasse sua aula conforme solicitado, pois o projeto político e pedagógico da escola que está em harmonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica engloba a importância de levar os alunos o conhecimento cultural, reflexões sobre a diversidade brasileira, entre outros. Diria ainda para a professora que ela após ouvir as músicas com seus alunos poderia pedir para eles escolher uma das músicas e fizessem algum trabalho que se conectasse à disciplina que ela lecionasse, como por exemplo, elaborar um desenho que representasse o tema central da música, ou então que escrevessem sobre a origem do gênero musical da música, ou que fizessem uma paródia para que utilizassem a criatividade e o conceito de rimas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando