Buscar

REVISÃO AV1 OPS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OPS
modelos explicativos do processo saúde doença
MODELO MÁGICO, RELIGIOSO OU XAMANISTICO = As causas das doenças podiam ser de origem natural ou sobrenatural. Adoecer era resultado de transgressões de natureza individual ou coletiva. A cura era realizada através de sacerdotes, incas, pajés, benzedeiras
MODELO HOLISTICO = A saúde era entendida como o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano. A doença surgia a partir do desequilíbrio desses elementos, estava relacionada com o ambiente físico como os astros, o clima e etc. 
Modelo Empírico racional (hipocrático) = Observa as funções do organismo com as relações com o meio natural. Como a frequência das chuvas, ventos, calor ou frio com o meio social como o trabalho, moradia e classe social. 
A doença era relacionada com o desequilíbrio de quatro humores fundamentais do organismo, o sangue, fleuma, bila amarelada e bile negra.
OBS: Nesta época surge a teoria dos miamas. 
MODELO SISTEMICO = A noção de sistema incorpora a ideia do todo, de contribuição e distintos elementos de ecossistema no processo saúde doença, fazendo um contraponto à visão unidirecional e fragmentaria do modelo biomédico.
MODELO BIOMÉDICO = Utiliza ótica unicasual também conhecida como logica linear a compreensão da doença estava baseada da existência de apenas uma causa (agente) para agravo da doença. 
INDIVIDUO INFECTADO		AGENTE	INDIVIDUO SUSCETÍVEL 
História natural das doenças, modelo processual = Tríade epidemiológica, hospedeiro (ser vivo que oferece condições naturais, condições de existência ou aumento a um agente infeccioso), agente (fator presente para a ocorrência da doença) e ambiente (ambiente de instancias e processos para que mantem relações interativas com o agente hospedeiro). 
PREVENÇÕES
O período pré patogênico compreende a prevenção primária onde estão contempladas ações de proteção à saúde e proteção específica. O período patogênico compreende a prevenção terciária onde está contemplada ações de reabilitação. A prevenção quaternária visa evitar ou atenuar o excesso de intervencionismo medico associado a atos médicos desnecessários ou injustificados. 
Sobre os agentes causais, estes podem ser divididos em biológicos e não biológicos, sendo os não biológicos subdivididos em químicos e físicos.
PROMOÇÃO A SAÚDE: Significa cultivar e estimular através de medidas gerais a saúde e a qualidade de vida. Requer moradia adequada, escolas com educação em todos os níveis, áreas de lazer, alimentação adequada e etc.
ATENÇÃO Á SAÚDE: Seria o conjunto de atividade intra e extra setor saúde incluindo também assistência individual. 
assistencia a saúde: Seria o conjunto de procedimentos clinico-cirurgico dirigidos a indivíduos, estejam eles doentes ou não.
PREVENÇÃO PRIMÁRIA: Conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença. Tem por objetivo a promoção de saúde e proteção específica.
PREVENÇÃO SEGUNDÁRIA: Conjunto de ações que visam identificar e corrigir o mais precocemente possível qualquer desvio da normalidade, de forma a colocar o indivíduo de imediato na situação saudável, ou seja, têm como objetivo a diminuição da prevalência da doença. Visam ao diagnóstico, ao tratamento e à limitação do dano.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA: Prevenção terciária é o conjunto de ações que visam reduzir a incapacidade de forma a permitir uma rápida e melhor reintegração do indivíduo na sociedade, aproveitando as capacidades remanescentes. Poderia ser encarada como reabilitação do indivíduo.
PREVENÇÃO QUATERNÁRIA: Identificar um paciente sob risco de medicação excessiva para protege-lo das possíveis iatrogênicas clinicas. 
Modelos básicos de saúde
Dahlgreen e Whitehead: O modelo correlaciona as condições socioeconômicas, culturais e ambientais como os determinantes de saúde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando