Buscar

Trabalho em grupo

Prévia do material em texto

3
UNOPAR UNIVERSIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
GUILHERME COUTO DA SILVA
JECE NORONHA GOMES
JONES FABION SANTOS DE OLIVEIRA
LIVIA MARIA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA NÚBIA MENEZEZ FERREIRA
MARIA OSLANIA DOS ANJOS MELO
MARCELO DE SOUZA BRITO 
APLICANDO A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA JSL
EUNÁPOLIS 
2014
GUILHERME COUTO DA SILVA
JECE NORONHA GOMES
JONES FABION SANTOS DE OLIVEIRA
LIVIA MARIA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA NÚBIA MENEZES FERREIRA
MARIA OSLANIA DOS ANJOS MELO
MARCELO DE SOUZA BRITO
APLICANDO A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA JSL
Trabalho Trabalho apresentado ao Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Teoria organizacional.
 Professores: Karen Manganotti
 Márcia Bastos
 MônicaMaria Silva
 Sebastião de Oliveira
 Wilson Sanches.
EUNÁPOLIS 
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2. CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO............................................................4
3. NÍVEIS HIERÁRQUICOS........................................................................................5
4. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL.................................................5
5. QUAL TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO A JSL SE ASSEMELHA?.......................6
6. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.............................................................6
7. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE CULTURA DE VALORES...........................7
8. COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM..........................................................................7
9. CONCLUSÃO.........................................................................................................9
8. REFERÊNCIAS.....................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Em toda organização há um conceito de administração, seja ele por meio de métodos, sistemas, ou gestão, para que haja harmonia entre colaboradores e seus lideres, agindo de acordo com a missão e visão da empresa, proporcionando um ambiente saudável, seja ele interno ou externo. 
No mundo de hoje com tecnologia avançada, a industrialização, exige que tudo ocorra com agilidade e eficácia, é nesse momento que o profissional que utiliza da administração como meio de vida age dentro de diversas organizações do nível mais baixo, até o nível hierárquico de supervisão. Mas não basta apenas fazer acontecer, é preciso que toda organização esteja vinculada com seus recursos, pessoas, maquinas, matérias primas, etc.; otimizando-os, e alcançando objetivos a longos e curtos prazos, sem perder a instabilidade e desenvolvendo novos meios para detectar ameaças e priorizar o desenvolvimento e lucros, de acordo com toda sua estrutura e capacidade de produção, e fazendo o clico organizacional eficiente e sinônimo de sucesso.
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO.
Júlio Simões Logística (JSL)
Localização: Av. Saraiva, 400 - Brás Cubas - Mogi das Cruzes – SP e com uma filial em Eunápolis/BA na zona rural, na fazenda Brazilândia 275
Histórico da Empresa e Setor produtivo: Atuando no mercado desde 1956 e com clientes de diversos setores de economia brasileira, a JSL é a empresa com o mais amplo portfólio de serviços logísticos do Brasil, líder no seguimento em que atua. Operando em todo o território nacional e mais quatro países do MERCOSUL, a companhia presta serviço de alto valor agregado, que vão desde o transporte de cargas até a terceirização total das cadeias logísticas sempre de forma integrada, flexível, customizada e ágil. A história da JSL foi constituída sob um sólido principio de atender seus clientes e atende-los com qualidade e agilidade. A atuação e liderança do mercado brasileiro se devem a capacidade que a JSL tem de planejar, implantar e operar serviços customizados, acompanhando as necessidades do cliente.
Estrutura organizacional: Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração os níveis hierárquicos são uma importante forma de definição de escopo administrativo, ou seja, os níveis hierárquicos são responsáveis pela definição estratégica do administrador dentro da instituição. Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: Estratégico, tático e operacional. (www.portaldaeducacao.com.br/administracao colunista Portal - Finanças e Áreas afins).
A Gestão de pessoas se dá a um programa de treinamento continuado que oferece a todos os motoristas da JSL centros de treinamento próprios, equipes multifuncionais e especializadas. Promove o desenvolvimento e estimula a visão empreendedora de quem faz a empresa. O resultado de uma equipe coesa, motivada e preparada para novos e constantes desafios.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS
Estratégico: Nível mais elevado da hierarquia compreende presidentes (Fernando Simões), diretores (Valmir Filho) e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.
Tático: Nesse nível estão inclusos os chefes de cada sessão e gerentes. Tendo como o gerente da área o Sr. Marcelo Ribeiro Neiva.
Operacional: Nesse nível os administradores devem extrair o máximo das potencialidades do colaborador através das ferramentas administrativas que lhe são concedidas, seu papel é aperfeiçoar a produção de bens e serviços de maneiras satisfatórias em curto prazo. Sempre seguindo as diretrizes estabelecidas no nível tático. Tendo um coordenador (Fábio Santos), supervisores (Pablo Nicoli) e controladores de tráfego.
FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Na JSL escolhemos a área de manutenção que por sua vez possui mecanismos para monitoramento efetivo a fim de buscar melhorias em relação à produção. Esses métodos ajudam a identificar problemas para poder tomar a ação necessária. Todos ficam responsáveis pela organização de sua área. A ferramenta muito usada para a organização é a metodologia dos 5 “S” “A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, como consequente melhoria da competitividade organizacional”.
Os propósitos da metodologia 5 “S” são eles:
1º Senso de utilização: Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.
2º Senso de arrumação: Identificar e arrumar tudo para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
3º Senso de limpeza: Manter o ambiente sempre limpo eliminando a causa da sujeira e aprendendo a não sujar.
4º Senso de saúde e higiene: Manter o ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e o higiene. 
5º Senso de autodisciplina: Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, transformando os 5 “S” num modo de vida. (http://pt.wikipedia.org/wiki/5S)
QUAL TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO A JSL SE ASSEMELHA?
 Semelhante ao da administração Científica e a Teoria Clássica tendo como fundador o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915).
Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Taylor propôs a ORT (organização racional do trabalho), que propõe buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levava a diversas formas de execução.
A JSL busca sempre efetivar a sua produtividade controlando os tempos e movimentos, com a ajuda de suas ferramentas. “Buscamos sempre uma melhor eficiência por parte de nossos colaboradores” disseo gerente Marcelo Neiva.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Atualmente a organização vem enfatizando cada vez mais o assunto sobre a motivação pessoal. Em razão do destaque deste assunto na literatura administrativa, temos as mais diversas conceituações e aplicações da motivação no ambiente de trabalho, porém o sentido da palavra motivação provém do latim é o que afirma Maximiliano, (2004 p.14) “A palavra motivação deriva do latim motivos, muvere que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão”.
A motivação é um aspecto intrínseco às pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de autoestima e auto-identidade (BERGAMINI, 1997, p.54).
Segundo a Psicóloga Rayna Fernandes a JSL busca sempre as informações sobre o clima organizacional a cada seis meses ou em períodos de integração ou reintegração dos colaboradores levantando questões que ajudem a melhorar o clima da empresa. “Nos ajuda muito a entender os problemas e agir sempre na busca de melhorias para nossos colaboradores e conseqüentemente aumentar a produtividade da empresa, pois, um funcionário feliz produz com qualidade e eficiência” disse Rayna. Há ainda inúmeros fatores motivacionais como os diversos benefícios, o ambiente físico da organização, a representação social do colaborador quanto ao seu trabalho, plano de carreira, bem como as demais necessidades já estudadas na “pirâmide” Maslow.
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADECULTURA DE VALORES.
Os valores organizacionais podem ser definidos como aqueles percebidos pelos empregados como característicos da organização, ou seja, princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a tipos de estrutura ou modelos de comportamento desejáveis que orientassem a vida da empresa e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou mistos (TAMAYO; GONDIM, 1996, p. 63).
“Entendemos que a desempenho dos serviços está diretamente atrelada à qualidade das pessoas envolvidas em sua gestão e operação. Por isso investimos no desenvolvimento de nossa gente através de programas contínuos de treinamento, valorizando as competências individuais e os valores organizacionais. O jeito de ser JSL é algo que nos orgulha e motiva e que procuramos compartilhar com toda a empresa”.
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
A comunicação é um processo complexo e contínuo que implica a transferência de informação de uma pessoa para a outra. Muitas pessoas não são capazes de comunicar através da fala, o que nos leva necessariamente à questão: como é que alguém que não fala pode comunicar? 
A linguagem refere-se ao conjunto de sinais com os quais os humanos comunicam e expressam os seus sentimentos e idéias. No caso da linguagem oral, é necessário conhecer palavras cujo significado seja percebido, sendo necessária a articulação dos músculos da laringe, da língua, entre outros. Tal como referem Franco, Reis & Gil (2003).
“Assertividade é ir direto ao ponto sem embromar nem deixar espaço para a dúvida, que gera insegurança e aumenta a chance para enganos e falhas. Ter comunicação assertiva é virtude, mesmo que isso signifique dizer não e desagradar ao outro.”
Chefes assertivos também podem ser duros por dizer coisas "na lata" - embora não latam. Eles são rígidos e não cães ferozes prontos a te tragar, por isso podem chocar os que preferem enrolar, estes têm medo de magoar e preferem dar uma de subentendido, em vez de dar informações na "lata da assertividade". (Eugenio, Seção: Geral 11:51:03). Os chefes da JSL são claros quanto à informação em suas reuniões extraordinárias feitas todo final de dia. Discutindo os pontos que necessitam ser melhorados. “Geralmente gera desconforto por parte de alguns colaboradores que não estão acostumados com a forma que nos expressamos diante da pressão que sofremos por parte dos nossos superiores, mas no fim entendem que é necessário para o aprendizado” disse o Pablo Nicole (supervisor de operações). A comunicação tem de ser curta e direta para não perdermos tempo é que se prega nos corredores da JSL. Na organização existem níveis hierárquicos e a formalidade é indispensável, para um bom entendimento, não se pode em nenhum momento a informalidade com os diretores e clientes. Segundo Kunsch (2003, p.153), “a comunicação administrativa relaciona-se com os fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela”.
A comunicação integrada compreende então o processo global de comunicação da organização, possibilitando a comunhão de atos e ações entre as diferentes áreas hierárquicas.
CONLCUSÃO
Determinar o melhor para empresa é um trabalho de todos os dias, identificando ameaças, direcionando decisões, buscando meios cabíveis ao alcance dos objetivos da empresa. A JSL como referência em Portfólio de Logístico, com seus colaboradores preparados e prontos a servir seus clientes, junto à seus fornecedores, servidores públicos, mídia e comunidades, mantendo respeito, confiança e preservação de sua melhor imagem, pois uma organização busca sucesso e credibilidade, mas é preciso que todos possam estar de acordo com o que a empresa fornece, e proporciona aos seus próprios colaboradores, e aos que estão interados ao funcionamento da mesma, como motivar um colaborador, melhorar o ambiente interno, focando na eficiência da produtividade por meio da otimização dos recursos, é preciso esforço de todos para alcançar objetivos e definir estratégias, uma organização é símbolo de vinculo, tudo estando de acordo é sinônimo de sucesso garantido.
REFERÊNCIAS
ELGENNENI, Sara Maria de Melo. Psicologia Organizacional. Administração/ São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
ALBIAZZETTI, Giane.; ALMEIDA Marcia Bastos de. Homem, Cultura e Sociedade. Okçana Battini. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2013.
EMPRESA JLS, Nossa História. Mogi das Cruzes –SP. 2012 Disponivel em: http://www.jsl.com.br/paginas/pt-BR/nossa-historia.aspx.

Continue navegando