Buscar

ludicidade apol 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leia o seguinte extrato de texto:
“Vygotsky [...] também atribui importância à imitação, mas por outras razões. Diferentemente de Piaget, para quem a aprendizagem, em seu sentido restrito, não é fator constitutivo do desenvolvimento, Vygotsky apresenta a hipótese de que uma intensa e dinâmica relação de influência recíproca entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalmente o desenvolvimento, que consiste na interiorização progressiva de instrumentos mediadores e se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS, Adriana F. P. Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas. Estudos de Psicologia, Natal, vol.7, n.2, jul./dez. 2002, p. 208.
Conforme o extrato de texto e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, as situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois:
	
	A
	Ao brincar, as crianças criam novas formas de representação da realidade, para se tornar mais distantes e distintas dos papéis desempenhados pelos adultos.
	
	B
	A imitação é desenvolvida durante as brincadeiras entre as crianças porque elas têm a necessidade imediata de imitar umas às outras.
	
	C
	Em situações de brincadeiras, a criança reproduz papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores, desenvolvendo habilidades de participação social.
	
	D
	A brincadeira de imitação é um processo que começa em casa com a família e sua continuidade deve ser evitada em situações fora de casa, incluindo a sala de aula.
	
	E
	A brincadeira de imitação refere-se à fase de desenvolvimento da primeira infância e logo termina quando a criança atinge a maturidade linguística, aos 3 anos de idade.
Leia a citação:
“O jogo é um meio básico para promover o desenvolvimento físico-motor. O equipamento utilizado e os espaços pensados para o jogo são fundamentais na motivação de diferentes tipos de jogos motores. A introdução de jogos estruturados para o estímulo ao desempenho físico-motor nunca foi tão importante quanto hoje em dia, em que o tempo para o jogo infantil se vê comprometido por atividades sedentárias, como assistir a televisão e a brincar com jogos no computador”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 67.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre a finalidade físico-motora dos jogos,  assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os jogos educativos com finalidade físico-motora promovem o desenvolvimento corporal das crianças, restrito ao objetivo proposto pelo professor.
	
	B
	Os jogos educativos com finalidade físico-motora promovem o conhecimento do corpo, da lateralidade e essas questões estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de outras áreas.
	
	C
	A finalidade físico-motora dos jogos é pedagógica, e estes devem ser desenvolvidos em crianças a partir de 7 anos de idade.
	
	D
	A aplicação de jogos com finalidade físico-motora é feita pelos profissionais da Educação Física, sendo vedada a execução destas atividades por outros profissionais na escola.
	
	E
	Os jogos on-line interativos e os programas infantis televisivos podem ser considerados jogos educativos com finalidade físico-
Leia o extrato de texto:
“Acredito que uma educação voltada para a integração dos vários aspectos do ser humano — corporal, emocional, mental, e espiritual, traga possibilidades a cada educando (e a cada educador) de se conhecer um pouco mais, de se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro, possibilidades de se expressar de forma mais espontânea e criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Lucia Helena Pena. Ludicidade e Arte-Educação: tecendo fios e cores. In: PORTES, Écio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 129.
Apreender os sentidos do Lúdico na escola é tarefa dos professores e pedagogos. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	A
	O lúdico encontra-se em brincadeiras entre crianças que estão entrando na fase de “pré-adolescência”.
	
	B
	Ludicidade e infância são conceitos divergentes e devem ser tratados de forma separada.
	
	C
	A ludicidade na infância, quando estimulada, promove o disciplinamento e a individuação.
	
	D
	A formação lúdica valoriza a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade.
	
	E
	A ludicidade está presente na infância, na convivência com os familiares. A escola deve se resguardar ao papel de ensinar conteúdos.
Leia a seguinte passagem de texto:
“Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 41. 
Considerando a passagem do texto acima e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa que destaca corretamente a relação entre aprendizagem e regras dos jogos.
	
	A
	A aprendizagem das crianças é proporcional ao número de regras criadas em um jogo.
	
	B
	Quanto mais regras existirem em um jogo, maiores são as chances de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
	
	C
	Quando as regras de um jogo são criadas pelas próprias crianças, as possibilidades de aprendizagem se anulam.
	
	D
	Os jogos que possuem regras são essenciais para envolver as crianças no universo da cooperação, da coletividade e do respeito mútuo.
	
	E
	As regras dos jogos são criadas com o objetivo de comparar os níveis de aprendizagem das crianças.
Leia o seguinte extrato de texto:
“Os objetos têm uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito às ações de uma criança muito pequena e determinam tão extensivamente o comportamento da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. p. 110. 
De acordo com o extrato de texto e os conteúdos do livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre o pensamento de Vygotsky sobre o jogo de regras, é correto afirmar que:
	
	A
	toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato.
	
	B
	os jogos de regras aparecem no período descrito por Vygotsky como sensório-motor e depende da maturidade do aparelho motor da criança.
	
	C
	é uma forma de assimilação do real, por meio da imitação da realidade dos adultos.
	
	D
	manifesta-se entre 0 e 2 anos, período em que a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor.
	
	E
	é a forma de reconstrução do real, em que a criança simula situações de trabalho.

Continue navegando