Buscar

Comunicação e linguagem Flex prova I

Prévia do material em texto

Para que o processo de comunicação seja eficiente, é de grande valia que os interlocutores tentem proceder de maneira que as barreiras, a exemplo do ruído e da redundância, entre outras que poderiam ocorrer, sejam minimizadas. Para que ocorra o processo mais eficazmente, e com o mínimo de barreiras, faz-se necessária, da parte dos falantes (interlocutores), constante avaliação, o que poderia ser efetuado via autoanálise. A respeito da minimização das barreiras, prejudiciais ao processo comunicativo, e à tentativa de se evitar escassa compreensão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se fornecer informações vagas e pouco completas, pois cabe ao receptor interpretá-las.
(    ) O ato de ouvir um ao outro é pouco exigido da parte dos interlocutores.
(    ) É importante, no ato comunicativo, fornecer informações claras e completas.
(    ) É importante que os interlocutores ouçam um ao outro.
(    ) Vale, no ato de comunicação, o uso de uma linguagem clara e completa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	2.
	No ato comunicativo, o ser humano vale-se da linguagem, aplicando-a de modos diferentes, a saber: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. Assim, para estabelecer comunicação, os indivíduos podem valer-se da palavra, esta de modo escrito ou falado. Do mesmo modo, no ato comunicativo, poderiam ser utilizados símbolos, cores, sons diferentes, gestos. Na comunidade, é possível estabelecer comunicação através da indumentária, a exemplo de um grupo que combina o uso de roupas de determinada cor, ou de determinado formato. Tome-se também como exemplo um determinado som, combinando-se para isto um significado para este. Tudo isto constitui linguagem, aplicada esta nas suas variadas formas e com variados significados. Sobre as diferentes formas de linguagem, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Linguagem verbal.
II- Linguagem não verbal.
(    ) Caracteriza-se pelo uso de símbolos, cores, sons, gestos.
(    ) Caracteriza-se pelo uso da palavra falada e escrita.
(    ) Um exemplo de linguagem é o e-mail com uma mensagem escrita.
(    ) Um exemplo de linguagem é o semáforo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	II - II - I - I.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	I - I - II - II.
	3.
	A comunicação é indispensável nos relacionarmos, tanto pessoal quanto profissionalmente. Existem duas maneiras de comunicar: podemos utilizar a linguagem verbal ou a não verbal. Sobre as características da linguagem não verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É aquela que não se utiliza de palavras para comunicar.
(    ) É estabelecida por meio de gestos e imagens. 
(    ) É um exemplo de linguagem não verbal a Libras. 
(    ) É aquela que utiliza a língua falada ou escrita. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	O uso da língua, via fala, apresenta diferentes tipos de variações, seja por uma questão geográfica, por questões culturais, por questões sociais, por questões de uso da língua de modo diferenciado, a exemplo da literatura, ou ainda por uma questão contextual, esta considerando-se a situação em que se encontram os falantes. Tomando-se por base a situação dos interlocutores, poder-se-ia dizer que, em dado momento, estes podem necessitar valer-se de um registro mais formal, a exemplo de uma entrevista de emprego. Considerando-se uma situação de formalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O nível formal é próprio de uma situação de formalidade.
(    ) Na formalidade, utiliza-se uma linguagem mais simplificada.
(    ) Na formalidade, utiliza-se uma linguagem dita mais culta.
(    ) O nível culto vale-se de um vocabulário mais apurado.
(    ) O nível culto da língua utiliza um registro menos apurado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F - F.
	5.
	A linguagem verbal utiliza a escrita e/ou a fala como meio de comunicação. Já a linguagem não verbal utiliza imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. Sobre as linguagens verbal e não verbal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tanto uma como outra utilizam a língua escrita como um dos códigos para se expressar.
	 b)
	Quando a linguagem verbal e não verbal são utilizadas simultaneamente, não colaboram para o entendimento do texto.
	 c)
	A linguagem não verbal é a que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, oral ou escrita, para constituir a comunicação.
	 d)
	São utilizadas para criar atos não comunicativos.
	6.
	Leia a crônica de Vinicius de Moraes:
O exercício da crônica
Escrever crônica é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fica mais fina. Senta-se ele diante de uma máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um assunto qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, resta-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, através de um processo associativo, surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir o inesperado.
Nesse texto, o cronista dedica-se a explicar, por meio de uma crônica, algumas dificuldades encontradas por quem escreve a partir desse gênero textual. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Predomina a função da linguagem que se constitui nas diferenças entre o cronista e o ficcionista.
(    ) A função predominante no texto é metalinguagem.
(    ) A função da linguagem que se constitui no papel da vida do cronista no processo de escrita da crônica.
(    ) Predomina nesse texto a função da linguagem que se constitui nas dificuldades de se escrever uma crônica por meio de uma crônica. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia das Letras, 1991.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	No estabelecimento do ato de comunicação, recebe especial destaque a língua, a qual se compõe de todo o conjunto dos signos linguísticos utilizado por um povo, cujo significado é convencionado, arbitrário. Por isso, pode-se dizer que a língua é social, e sua materialização individual compõe a fala. Vê-se, portanto, que a língua compõe um patrimônio social, e suas regras de uso dependem de um contrato social; por isso, conhecer uma língua requer conhecer o significado dos diferentes signos e conhecer as regras de combinação entre estes. Diferentemente da linguagem (qualquer forma de comunicação), a língua se vale de palavras para o estabelecimento da comunicação. Sobre a língua, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A língua refere-se ao conjunto das palavras que um determinado grupo social utiliza.
	 b)
	A língua diz respeito ao uso individual das palavras, na fala e na escrita, observando-se, para isto, a gramática normativa.
	 c)
	A línguafaz referência às regras de uso das palavras.
	 d)
	A língua faz alusão às regras de uso das palavras escritas individualmente, dentro de uma comunidade.
	8.
	A comunicação entre os diferentes indivíduos pode tornar-se ineficiente, em vista de algumas barreiras que podem ocorrer entre o emissor e o receptor. Exemplos de tais obstáculos poderiam ser o ruído e a redundância. Um (o ruído) poderia caracterizar-se com um impedimento da eficaz compreensão da mensagem, ao passo que a redundância poderia constituir-se uma certa ineficácia na correta compreensão, por ser algo repetitivo no que concerne à mensagem que circula entre um emissor e um receptor. Por conseguinte, na presença de ruídos e redundâncias, a mensagem perde objetividade, clareza, significado, além de ficar ineficaz à compreensão. Acerca do ruído e da redundância, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ruído.
II- Redundância.
(    ) Repetição da informação da parte do emissor.
(    ) Interferência que ocorre no canal de comunicação.
(    ) Falar com voz muito baixa é um exemplo desse tipo de problemática.
(    ) Toma por base o princípio da lógica entre as diferentes partes que compõem o texto.
(    ) A expressão ?novidade inédita? poderia ser um exemplo dessa problemática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I - I.
	 b)
	I - II - I - I - II.
	 c)
	II - I - I - II - II.
	 d)
	I - I - II - II - II.
	9.
	Leia o fragmento a seguir:
SOS PORTUGUÊS
"Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa do que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso." O fragmento aborda uma temática que é relativa à língua portuguesa e foi publicado em uma revista direcionada aos professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se algumas marcas de uso da linguagem. Analise as afirmativas a seguir: 
I- Identificam-se as marcas próprias do uso regional, pela presença de léxico de determinada região do Brasil.
II- Identificam-se as marcas próprias do uso literário, pela conformidade com as normas da gramática.
III- Identificam-se as marcas próprias do uso técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
IV- Identificam-se as marcas próprias do uso coloquial, por meio de registro de informalidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOS Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, n. 231, abr. 2010.
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	Podemos dizer que os elementos que compõem o processo de comunicação, em amplas linhas, são o emissor, que emite a mensagem; o receptor que recebe a mensagem; a mensagem que engloba o conjunto de informações transmitidas; o código, que combina os signos utilizados na transmissão de uma mensagem; o canal de comunicação que é por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, etc.; e o contexto que apresenta a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente. Assim, segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa:
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Emissor.
II- Receptor.
III- Mensagem.
IV- Código.
V- Canal.
VI- Contexto.
(    ) "Nós, os portugueses", indicado por meio de verbos e pronomes demarcados na 1.ª pessoa do plural.
(    ) O mar.
(    ) O poema, retratado na íntegra.
(    ) A língua portuguesa.
(    ) A linguagem escrita.
(    ) O mar português.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.grijalvo.com/Citas/b_Pessoa_Mar_portugues.htm>. Acesso em: 3 jul. 2016.
	 a)
	II - I - III - V - IV - VI.
	 b)
	I - II - III - IV - V - VI.
	 c)
	I - III - II - VI - IV - V.
	 d)
	I - III - II - IV - V - VI.

Continue navegando