Atividade Semana 4 - Produção de Texto
4 pág.

Atividade Semana 4 - Produção de Texto


DisciplinaProdução de Texa1 materiais1 seguidores
Pré-visualização1 página
1
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - UNIVESP.
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO SEMANA 3
NAS PRIMEIRAS TRÊS SEMANAS DA DISCIPLINA, ESTUDAMOS CONCEITOS RELACIONADOS AO TEMA DA LÍNGUA. COM BASE NO QUE FOI VISTO, EXPLIQUE OS SEGUINTES CONCEITOS:
Letramento:
É um conjunto de práticas sociais que se usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos.
Analfabetismo Funcional:
É a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender testos simples, mesmo que o indivíduo seja tecnicamente alfabetizado. Ele limita a capacidade de compreensão textuais, assim como a realização de operações matemáticas mais complexas, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples.
Gramática Descritiva:
Ela propõe-se a descrever as regras da língua falada, as quais independem do que a gramática normativa prescreve como correto, na gramática descritiva o erro gramatical não existe, ela objetiva estudar a língua em suas diferentes manifestações, rompendo com qualquer tipo de estigma.
Língua Portuguesa De Expressão Brasileira:
É a mutação e variação da língua portuguesa, ou seja, nossa língua portuguesa veio juntamente com Portugal na colonização, já os brasileiros deram com a riqueza cultural dos índios. Porém, Portugal impõe a língua portuguesa no Brasil, e as mesmas consequentemente, sofreram influência indígena e africana. Existe um relação linguística entre as duas línguas, como por exemplo, palavras iguais significam coisas diferentes, expressões iguais significam expressões diferentes.
Possuímos dialetos, sotaques, pronúncia diferentes em cada região do Brasil, porém todos ainda pertencem à língua portuguesa de expressão brasileira.
Concepção Dialógica de Língua:
Tem por base a ideia de que a linguagem é um processo de interação construído através da história por meio de diferentes ideologias. A linguagem reflete a visão de mundo e o contexto no qual os indivíduos são criados. O valor da palavra só existe quando ela é aplicada em um contexto, em um diálogo. Assim, para escrever é necessário compreender para que, quem e o porque estamos escrevendo, ou falando.
ESCREVA UMA FRASE QUE EXEMPLIFIQUE AS SEGUINTES FUNÇÕES DA LINGUA:
Função Conotativa:
Compre aqui e concorra a este lindo carro.
Função Emotiva:
"Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu\u2019inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá." (Trecho da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias)
"E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama" (Trecho do Soneto de Fidelidade, de Vinícius de Moraes)
A LINGUAGEM PODE SE MANIFESTAR SE DIVERSAS FORMAS. EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM SONORA E A LINGUAGEM VERBAL.