Buscar

Prova Filosofia I Psicologia NOITE

Prévia do material em texto

CURSO DE PSICOLOGIA
PROVA DE FILOSOFIA: Razão e Modernidade
Prof. Sérgio Murilo - 06/09/2018 - 20 pontos
Nome: Virgínia Ferreira Fernandes - 644000
Responda todas as perguntas de forma filosófica de acordo com os textos das aulas.
1. O homem é um produto do meio? Responda de acordo com a estória da águia e das galinhas.
Não. A estoria da águia e da galinha nos mostra a importância/necessidade de conhecermos a nos mesmos e de irmos em busca dos nossos maiores limites, da nossa identidade e realidade. Por mais que estejamos inseridos em uma determinada sociedade e dentro de um contexto, não podemos viver a vida de outra pessoa, seguir padrões ou vivermos acomodados, muitas vezes tomando características de outras pessoas como nossas. É necessário ter coragem, autodeterminzação, autocontrole para assumir os riscos do desconhecido e voar alto.
2. Segundo Tim Maia, na vida a gente tem que entender, que um nasce para sofrer enquanto o outro nasce para sorrir. O que ele quis dizer com isso? Você concorda? Relacione com o texto: O surgimento da filosofia na Grécia Antiga.
Dentro dos contextos já estudados, o trecho "um nasce para sofrer enquanto o outro nasce para sorrir" me remete a ideia de pre-destinação, que sugere que as coisas são inevitáveis e são explicadas através de algo sobrenatural e divino. Não concordo pois nossa única certeza (pre-destinação) e o único fator que não depende de nossas próprias escolhas é que vamos enfrentar momentos de dor/sofrimento e que a morte chegará. 
A filosofia nasce pela insatisfação de explicar as coisas pelo sobrenatural e com a defesa de qua natureza das coisas está na própria natureza, que tudo se fundamenta e se explica e pode construído. Além de que tudo deve ser questionado/críticado.
3. Desde que o mundo é mundo, sempre existiram crianças e a infância, então não é uma bobagem falar que a distinção entre criança normal e anormal (deficientes intelectuais) foi uma invenção do Kant no séc. XVIII? Justifique. Relacione com a instituição escolar.
A ideia de normalidade de Kant vem de uma construção puramente das instituições e a anormalidade baseava-se apenas pela diferença, pela dificuldade em acompanhar o modelo e raciocínio do cidadão ideal (com capacidade de concentração, produtivos e com conhecimentos matemáticos). A anormalidade e a deficiência não tinham carater biológico. As instituições e a sociedade ditam os comportamentos que devem ser valorizados e aceitos (tal como o fator que vai determinar a inteligência ou não da criança: neste caso, a matemática). Neste contexto, não importava o qual genial o sujeito fosse em outras áreas, se este não se enquadrasse dentro dos padrões deveria ser consertado, caso houvesse possibilidade, e/ou se não, isolado para que não atrapalhasse/pertubasse os outros. 
4. Apesar de ser um mito, Édipo, o desvendador de enigmas, possui características filosóficas também. Quais são? Explique-as.
Édipo se contrapôs às caracteristicas míticas quando foi em busca do seu próprio ser. Ele não se conformou com uma explicação sobrenatural, não teve medo do que era desconhecido, buscou respostas e fez escolhas que o levassem ao seu próprio "destino". Ele era apenas um homem diante da natureza, mas que com sua lucidez e determinazação trilhou o seu próprio caminho. 
O mito nos mostra que não podemos fugir do sofrimento e da morte mas é possível aprender a viver melhor quando tomamos consciência disso.

Continue navegando