Buscar

Empresarial II Exercicios 2 1aval

Prévia do material em texto

Exercícios Direito Empresarial II 1ª Avaliação
1 – Paulo emitiu em 26/03/2015 uma Nota Promissória com vencimento para o dia 28/03/2015 a favor de João. No dia 02/04/2015 apresenta o titulo a protesto para fins de pagamento e o titulo não e pago. Hoje o credor procura você em seu escritório a fim de propor a ação cambial (execução) contra Paulo. Pergunta-se seria possível ajuizar a desejada ação cambial? Por quê?
( ) não seria possível visto que a nota prescrita.
( x ) sim, seria possível ajuizar a ação cambial pois a nota ainda não foi fulminada pela prescrição.
( ) não seria mais possível propor ação cambial visto que a nota foi apresentada para fins de pagamento fora do prazo legal e, por isso, o credor perdeu o direito de propor a ação cambial contra o emitente.
( ) nenhuma das alternativas está correta.
2 – Viriato emitiu um Letra de Câmbio a favor de Antônio tendo Martha como sacada. Carlos prestou aval em branco. A sacada não aceitou. O titulo também evidentemente, não foi pago. O titulo não está prescrito e foi apresentado em tempo hábil. O credor procura você com a seguinte consulta contra quem ele poderá propor ação cambial?
( ) poderia propor a ação cambial Carlos e Antônio.
( ) Viriato poderia propor a ação cambial contra Martha e Carlos;
( ) Antônio poderia propor a ação cambial contra Martha, Carlos e Viriato;
( x ) Antônio poderia propor a ação cambial contra Carlos e Viriato.
3 – Assinale a alternativa correta:
( ) A Letra de Câmbio é um titulo de credito classificado como de modelo livre e à ordem;
( x ) O Cheque é um titulo de crédito classificado como de modelo livre à ordem;
( ) A Nota Promissória é um titulo de crédito de modelo vinculado.
( ) O Cheque é titulo de crédito classificado como causal e de modelo vinculado;
4 – Assinale a alternativa correta:
( ) Para que vigore o princípio da literalidade, é imprescindível que uma nota promissória circule, pois, se a cártula ficar restrita à posse do credor originário na relação causal, o emitente poderá eximir-se do pagamento, alegando, por exemplo, defeito na mercadoria vendida por aquele.
( ) Está correto afirmar que o titulo de crédito será considerado um contrato, em termos de natureza jurídica, quando se analisar a relação entre aqueles que participam da troca do bem presente pelo bem futuro;
( x ) Se a nota promissória não for apresentada no prazo legal, o portador perde o direito de ação contra o emitente;
( ) Após a concretização do protesto cabe apenas o pedido de sustação de protesto.
5 – No seu entendimento, está correto afirmar que “para que vigore o princípio de inoponibilidade das exceções, é imprescindível que a Nota Promissória circule”? Por quê?
	Sim pois o princípio da inoponibilidade das exceções e pensar a um só tempo, na circulação dos títulos de crédito, porque gozam-se de presunção de liquidez, certeza e exigibilidade.
6 – No seu entendimento, a Letra de Câmbio e classificado como sendo ordem de pagamento de modelo livre e titulo não causal (abstrato)? Por quê?
	A letra de Câmbio e classificado como sendo de modelo livre pois não existe um formulário padrão especifico, porém deve respeitar os preceitos jurídicos, também é considerado um titulo não causal abstrato, pois não precisa mencionar a relação ou causa que deu origem.
7 – Para que o portador de um cheque devolvido pelo banco sacado com declaração de insuficiência de fundos possa demandar ação cambiária executiva contra o emitente, é indispensável o prévio protesto por falta de pagamento a ser efetivado perante o Tabelionato de Protestos.
	Sim, desde que esteja em tempo de até 6 (seis) meses, posterior a sua apresentação, pois depois de decorrido esse tempo ele irá prescrever
8 – Paulo emitiu um cheque para Antônio com data para 13/03/2011, entretanto esse cheque foi apresentado ao banco sacado no dia 30/01/2011 que não o pagou em virtude da ausência de fundos. O lugar de pagamento e de emissão não foram os mesmos. No dia de Hoje, 10/10/2011 o credor Antônio procura você em seu escritório perguntando se ainda poderia ser proposta a Ação Cambial de Execução. Qual seria a sua orientação? Por quê? 
A minha orientação era que não era mais cabível ação cambial de execução pois o titulo já havia prescrito, porque o prazo de prescrição e de 6 (seis) meses após a sua apresentação.
	
9 – Paulo emitiu em 25/03/2006 uma Nota Promissória com vencimento para o dia 30/03/2006 a favor de João. No dia 20/03/2009 João concretiza o protesto para fins de pagamento e hoje procura você em seu escritório a fim de propor a ação cambial (execução) contra Paulo. Pergunta-se seria possível ajuizar a desejada ação cambial? Por quê?
Assinale a correta:
( ) não seria possível propor a ação cambial pois a nota está prescrita.
( X ) sim, seria possível ajuizar ação cambial em razão de o protesto cambial ter interrompido a contagem do prazo prescricional.
( ) não seria mais possível propor a ação cambial em razão de o protesto ter suspendido a contagem do prazo prescricional.
( ) nenhuma das alternativas está correta.
10 – Anacletus emitiu uma Letra de Câmbio a favor de Caius, tendo Danielus como sacado que aceitou o titulo, Caius endossou o titulo para Belarminus e este para Manoelus. Odoricus prestou aval a favor de Belarminus. O titulo foi apresentado em tempo hábil, imaginando que Anacletus tenha feito o pagamento contra quem ele podia buscar a satisfação do seu crédito? Por quê?
	Contra ninguém pois ele era o Devedor e não o credor.

Continue navegando